Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CAMARÃO COM BACALHAU

Um bom vinho é fundamental. Ok, alguém vai dizer: mas devia ser branco pra acompanhar o peixe. Tá, mas eu prefiro vinho tinto.
Olha como fica lindo.







Mais um prato que não foi feito por mim, mas se serve de consolo, foi muito apreciado. Meu cunhado, Murilo, fez um jantarzinho pra mim e pra minha irmã quando eu estava lá no Pará. Faz tempo que é pra eu postar essa receita, mas sempre esqueço e hoje, procurando fotos, achei estas e resolvi postar antes que fizessem aniversário e antes que eu me esqueça a receita.
É muito simples a elaboração. Primeiro ele deu uma fritada rápida nos camarões temperados com sal e limão e reservou. Desfiou o bacalhau, colocou na frigideira com alho e cebola e adicionou o arroz já cozido. Adicionou açafrão, temperou a gosto e adicionou os camarões. Pronto.


Acho que é só isso. Pelo menos, eu não me lembro de nenhum outro passo. Gentem, ficou muito muito muito bom. Palmas pro cunhado.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Natal
















domingo, 23 de novembro de 2008

Pão de mel


Preciso aprender a banhar os pães de mel, que ficaram meio feinhos !!!


Veja como age muito rápido o bicarbonato de sódio

olha só a quantidade de ingredientes pra essa receita. E eu nem fiz o recheio sugerido, usei um pronto de ótima qualidade e de um sabor ímpar.


Esse definitivamnete não foi o melhor pão de mel que já fiz na vida, mas vou postar porque também não ficou ruim. Quem provou, aprovou !!! Essa é uma das receitas que estou testando para o final do ano, que tenho aniversário da Kiara, Natal, Ano novo, aniver'sario do marido, final das aulas da Kiara (posso dar de lembrança pras professoras) enfim, muitas ocasioes pra estar preparando algo gostoso.

PÃO DE MEL NATALINO - Chef Alvaro Rodrigues



Ingredientes



120 g de açúcar mascavo peneirado



120 g de açúcar refinado



300 g de mel de boa qualidade



20 g de manteiga extra sem sal, macia



1 colher (sobremesa) de cacau em pó



2 colheres (sopa) de conhaque ou uísque (usei conhaque)



120 ml de cerveja branca em temperatura ambiente (o resto você pode beber rs)



120 ml de leite integral frio



1 colher (sobremesa) rasa de canela em pó



1 colher (café) de cravo-da-Índia em pó



1 colher (café) de gengibre em pó



1 colher (café) de noz-moscada ralada



1 colher (café) de cardamomo em pó (eu só tinha em sementes e coloquei mesmo assim)



1 pitada de sal



50 ml de suco de limão espremido e coado na hora



400g de farinha de trigo especial



1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio peneirado
Modo de Fazer
Em uma tigela grande peneire os açúcares.
Junte o mel, a manteiga, o cacau em pó e bata com auxílio de um fouet até ficar homogêneo.
Junte o conhaque, a cerveja, o leite, as especiarias, o sal e misture bem. Em seguida, agregue o suco de limão, a farinha de trigo, o bicarbonato peneirado e continue batendo delicadamente com auxílio do fouet até obter uma massa bem homogênea.
Distribua a massa em uma fôrma retangular de 38 x 28, untada e forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido à 180ºC até que esteja dourado.
Deixe esfriar, corte ao meio, espalhe o recheio e cubra com a outra parte do bolo.
Leve à geladeira por algumas horas ou até que esteja firme, corte no tamanho desejado e banhe os pães de mel nos chocolates derretidos e resfriados, decorando a gosto. São deliciosos!!!
Creme Alpino (não fiz, usei um recheio de doce de bombom comprado na Argentina)
400 g de doce de leite cremoso
300 g de chocolate meio-amargo bem picado
150 g de creme de leite UHT (de caixinha)
2 colheres (sopa) de licor de cacau
Modo de Fazer
Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes e derreta em banho-maria ou no forno microondas até obter um creme brilhante e homogêneo.
Deixe esfriar em temperatura ambiente até que esteja firme e empregue.
Banho de Chocolate
400 g de chocolate cobertura ao leite, picado
200 g de chocolate meio-amargo, bem picado
60 g de manteiga de cacau (própria para chocolate)
Modo de Fazer
Em uma panela banho-maria (própria para derretimento de chocolate) coloque a manteiga de cacau picada e deixe-a derreter completamente. Junte os chocolates picados, tampe a panela e mantenha em fogo desligado por aproximadamente cinco minutos, mexendo ocasionalmente, até que o chocolate esteja completamente derretido e homogêneo. Por último, dê o choque térmico em pedra mármore e empregue no banho dos pães de mel. Deixe secar e decore com motivos natalinos.

sábado, 22 de novembro de 2008

Mais Natal

Esse papai noel fica na cozinha

algumas bolas dentro da fruteira só pra dar um charme a mais ao ambiente


Arrumei esse arranjo no aparador que fica na entrada da cozinha e esta meio sem graça, precisando de um colorido especial
Papai Noel que fica na passagem da cozinha, garagem e salão de festas




Escada do salão de festas. Coloquei algumas bolas vermelhas nos degraus.
São pequenos toques que fazem toda a diferença. Sempre estou acrescentando algo à decoração. Ainda faltam alguns itens que com a reforma foram tão bem guardados que agora não estamos achando nem com reza. Essa semana ainda vou terminar de decorar a sala e a escada, daí mostro pra vocês.
Bom final de semana ensolarado (pelo menos pra nós o sol resolveu dar o ar da sua graça. Veio todo emponente e super glamouroso !!).





quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NATAL

Oiiiii !!! Por favor, não pensem que estou fugindo das panelas ultimamente, pq ando postando assuntos meio distantes da cozinha, mas é que esse blog é mesmo uma muvuca e não se surpreenda do que encontrar por aqui rs !!!
Faz 2 semanas que comecei a montar a decoração de Natal aqui de casa. Não fiz isso a vida toda, aliás, faço isso a pouco tempo, mais por preguiça do que por qualquer outra coisa, mas quando a gente tem filhos pequenos acabamos fazendo por eles coisas que não faríamos se não os tivéssemos !!! Aqui em casa temos 2 salas que usamos bastante, uma fica no salão de festas (não saímos de lá) e a outra é a sala de tv que anda meio inútil desde que o salão ficou pronto. Hoje vou mostrar as fotos da decoração do salão de festas e durante a semana mostro o restante.

esse é um prato bem grande que pode ser usado pra por o Peru e por enquanto está sobre a mesa e serve pra colocar os pães.
Essa bike fica na mesa do telefone e dentro dessa cestinha costumo por um vasinho de flores naturais, mas como é Natal vai ficar com esse cachepô até janeiro


Esse enfeite nem sei a quantos anos tenho, mas não deve ter mais de 4 anos !!!


A minha árvore "pebinha" como diz Margaret, feita em conjunto com ela via webcam, mas a dela ficou um luxo só, já a minha... bom, ficou quase isso que vocês estão vendo, digo quase porque depois que tirei essa foto já modifiquei a árvore, mas depois tiro outra foto pra postar aqui.




Esse papai noel é muito fofo. Ele toca uma musiquinha de Natal bem meiga. Compramos no Paraguai rs
Por hoje é isso gente. Durante a semana vou mostrando aos poucos as coisinhas que fiz aqui em casa. Adoro essa decoração porque tudo fica mais lindo e as crianças amam ver os papais noéis e as árvores espalhadas pela casa.




quarta-feira, 19 de novembro de 2008

EU ME RENDO AO QUINDIM



Não, eu nunca tinha provado um quindim. Devo admitir, fui preconceituosa. Sempre via esses negócinhos amarelos na vitrine da padaria e só de lembrar que vai um milhão de ovos pra preparar, meu estômago embrulhava. But, porém, contudo, todavia... me rendi. Fazendo supermercado outro dia, dei de cara com essa caixinha e resolvi trazer para casa. Fiz sem nenhuma expectativa, considerando o fato de por fora caso o gosto do ovo prevalecesse. Gentem sem brincadeira, é delicioso. Marido comeu quase todos sozinho !!! Eu nunca comi o quindim feito pelos meios normais, mas esse é ótimo, smples e muito fácil de fazer. Vale a pena !!!!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Presentinho do marido

Tudo bem que já passava das 11 da noite, mas só o fato de ser agraciada por esse prato de espagueti com molho de linguíça me fez ficar radiante. Marido, como vcs sabem, adora ir pra cozinha, e como também já falei por aqui, ele tira água de pedra. As vezes acho que ele tem uma varinha de condão que faz surgir comida. Impressionante a rapidez e a capacidade de "do nada, sair algo gostoso".
Pra fazer esse prato você vai precisar de um espaguete modesto cozido em água, azeite de oliva, um caldo de galinha e sal. Deixe al dente.
Para o molho rale 3 tomates bem maduros, algumas rodelas de linguíça defumada, cebola e temperos a gosto. Primeiro frite bem a linguíça com azeite e cebola. Adicione os tomates ralados e acerte o tempero. Pronto. Facinho facinho !!!
Gostaria de agradecer aos elogios que recebi no post anterior. Quero dizer que essas fotos já tem 1 ano. Estou bem diferente agora, com cabelo curto e tals. Outra coisa, o fotógrafo faz a maior diferença, ele consegue deixar simples mortais em estrelas de cinema. Eu adoro fotos, e recomendo fazer vez ou outra na vida um álbum profissional pra guardar de recordação. Meu primeiro book foi aos 18 anos, depois fiz um pro casamento, outro quando estava prestes a ter a Kiara e esse último entrando numa nova fase de minha vida. Foram álbuns bem distintos, cada um retratando um momento importante pra mim.
Espero poder fazer um novo book a cada 10 anos !!!!

BOOKS














Aqui em Pato Branco temos um fotógrafo fabuloso. Ele já descobriu várias modelos que despontaram no mercado internacional. Mas ele também faz fotos de famílias, casamentos, aniversários de criança, festas de 15 anos !!! Seu nome é Rudi Bodanese, fruto de nossa terra e que resolveu alçar voos maiores. Mudou-se com a cara, a coragem, a família e a competência pra Floripa e lá está desenvolvendo um excelente trabalho de fotografia. Além de fotógrafo Rudi se aventura como escritor, já publicou 2 livros de fotografia que contam a história da nossa cidade. Sempre que solicitado ele vem a Pato Branco. Todos os anos é ele quem faz as fotos das nossas formaturas.
Ano passado, quando entrei na idade de BALZAC, resolvi que era hora de fazer um book (antes que as pelancas começassem a cair, as rugas nao aceitassem mais maquiagem e principalmente, antes que começasse a ficar feio uma mulher posar de modelo). Fomos passar um feriado em Balneário Camboriu, num resort bem gostoso que tem na praia dos Amores chamado Recanto das Águas. Liguei para o Rudi e a Zana - sua esposa - e eles prontamente se dispuseram a despencar de Florianópolis a Balneário pra nos fotografar. Rudi faz você se sentir melhor que Gisele Bunchen rs, ele elogia, diz que a foto ficou linda, que a pose está digna de revista Vogue kkk, é ótimo, faz um bem ao ego, nossa !! Dá vontade de fotografar todos os anos com ele rs.
Se não bastassem as fotos, de presente ele ainda fez uma campanha publicitária com uma foto minha e de Kiara. Aí sim que me senti uma estrela internacional rsrsrs. Afinal, depois dos 30 a gente não faz nem propaganda pra baile de idosos né?!!!!


domingo, 16 de novembro de 2008

LANCHINHO



Às vezes, quando a fominha bate é tão bom fazer um carinho pra si mesmo. Nem sempre, porcausa da correria do dia-a-dia a gente pode se dar ao luxo, mas esse sanduíche natural é muito simples e rápido, não vai demorar 5 minutos pra ficar pronto e o resultado é delicioso. Basta pegar um pão sírio, abrir ao meio, passar maionese DELEITE (que possui poucas calorias) e rechear com o que tiver na geladeira. Eu coloquei alface americana, agrião, tomate e queijo colonial, mas isso vai do gosto.
A batida de banana e morangos eu não fiz pra acompanhar o sanduíche e sim, pro desjejum de um domingo. Bati no liquidificador leite, 5 morangos e 1 banana. Não foi necessário adoçar. Fica hiper cremoso e vale por uma refeição. Pra finalizar e ficar bem saudável, adicionei uma colher de sobremesa de linhaça.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PÃO COM ALHO

Olha quem resolveu dar o ar da graça: Nívea. Minha colaboradora mais que especial, meneirinha diretamente de Bauru SP para o Paraná e o resto do mundo já que tenho pessoas queridas que me visitam com frequência que moram em todos os cantos da Terra !!!!

Será que ainda vai existir uma invenção melhor que a internet? Vejam bem, quando nossos avós poderiam imaginar trocar uma receita com alguém que está lá no Japão? Só por carta mesmo, e muito demorada !!! Agora estamos aqui, todos ao mesmo momento, mesmo com fusos horários conectados a esse mundo fantástico. Obrigada Deus por estar viva pra presenciar isso !!!
E graças a essa tecnologia não preciso esperar as poucas vezes por ano que me encontro com Nívea pra poder saber as coisas boas que ela faz na casa dela ou no sítio na beira do rio Tietê (sem poluição) e melhor ainda, poder postar pra todo mundo ver e copiar e fazer !!!!!










PÃO DE ALHO PARA ACOMPANHAR O CHURRASCO NO SÍTIO

Fazer uma pasta com margarina(usei Qualy) , alho, salsa, cebolinha, queijo ralado no ralo grosso(usei meia cura) e sal.
Besuntar os pães e levar ao forno até dourar.
Fiz alguns no forno e o Ivo fez na churrasqueira tb. Os dois ficaram muito bons.

Obs.: não passei as quantidades dos ingredientes pq fiz no sítio bem rapidinho e não é necessário medidas. Faz no olho mesmo a vontade.


Se ainda não pensaram no almoço do fim de semana, aproveitem e façam esse paozinho que é tudo de bom. E pra quem adora fazer a massa do pão tá aí uma oportunidade pra correr pra cozinha !!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bolo brigadeiro


Esse bolinho fiz por 2 motivos: inaugurar minhas formas de coração e comemorar o Dia das Crianças. É muito simples, faça uma massa básica de bolo de chocolate - caso não tenham podem me pedir - desenforme o bolo, espere esfriar e recheie com uma receita de brigadeiro mole (leite condensado, 1 colher sopa de margarina sem sal e 4 colheres de sopa de chocolate em pó da Nestlé). Pra ficar bem gostoso eu faço uma receita pro recheio e outra pra cobertura. A Kiara amou o bolo de coração !!


domingo, 9 de novembro de 2008

DOMINGO

Outro dia vi uma nutricionista dizendo que quando estamos em TPM nosso organismo pede chocolate, e pra enganá-lo devemos consumir legumes e verduras verde escuros. Aff... passo o mês inteiro enganando meu cérebro que é louco por chocolates aí no período mais crítico do mês vou ter que pastar????????? Me poupe !!! Que venha o chocolate!!!!! Por favor !!!!!


esses são os sequilhos da cunhadinha que fiz no início da semana pra ver se realmente era tudo aquilo que ela dizia e, devo confessar, a Nívea mentiu, são infinitamente melhores do que ela pregou !!!! Thanks cunhada !!!




esses dois fofíssiomos são meus companheirinhos da cozinha. Comprei pra fazer um móbile, mas estou com dó de furá-los rs







Bom gente, domingão só meu, todo mundo saiu de casa e eu fiquei aqui com meu chimarrão, umas sfihas, uma caixa de bombom e 3 filmes deliciosos !!!
Boa semana !!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

ALMOÇO DE DOMINGO















Como já é de praxe, marido arregaça as mangas e pões seus dons culinários em prática aos domingos. Neste último, desistiu de fazer um churrasco (thanks God) e caprichou na taínha. Pra prepará-la basta temperar o peixe com limão, sal e pimenta. Se quiser use algumas ervas pra perfumar. Deixe marinando por 30 minutos e leve para assar. Sirva acompanhado de uma farofinha, arroz branco e saladinha tipo vinagrete.
A tarde, lendo numa revista receitas de sucos, me deparo com um suco anti-celulite. Vi que tinha todos os ingredientes e corri pra cozinha pra fazer. É muito gostoso, não precisei adoçar e caprichei bebendo 2 copos de suco bem geladinho. Corri pra frente do espelho, mas pra minha tristeza, a celulite ainda estava ali. Será que errei na dose?
Brincadeiras a parte, é muito saboroso e o gengibre dá um excelente refrescância à bebida. Para isso você vai precisar de 1 ou 2 fatias de abacaxi, 1 cenoura e um pedacinho de gengibre. Bata tudo no liquidificador, coe e adicione num copo com gelo a gosto e 1 colher de (café) de sementes de linhaça. Agora, fugindo um pouquinho, fiquei imaginando essa mesma receita, mas com uma dose de vodka ou entao misturado a um pouco de espumante !!! Uiiiiii!!! Delícia !!!!!




quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PURÊ DE BATATAS





Vocês devem estar se perguntando: "por que será que a Vivian postou uma receita tão simples?" Bom, tenho certeza de que qualquer pessoa sabe fazer um purê de batatas, mas esse purê é diferente. Eu mesma me surpreendi quando o finalizei. Suspeitava de como ficaria, , só não imaginava que iria superar minhas expectativas. E mais uma vez a receita saiu para aproveitar algumas coisas que estavam na geladeira: um restinho de leite de coco, a raspa do fundo do pote de requeijão, a última batata da fruteira e assim por diante.

Vou confidenciar algo muito sério pra vocês: aqui em casa desperdiçamos muitos alimentos. É impressionante como vai comida pro lixo. Não temos o hábito de jantar. Sempre lá pelas 18h fazemos um bom lanche a base de pães e frios, marido sai pra trabalhar e depois eu faço algo pra Kiara jantar, mas dificilmente requentamos o que sobrou do almoço e quase nunca fazemos um jantar só pra nós, a não ser que tenhamos visitas, por isso que acaba sobrando muita coisa na geladeira. E na busca de tentar minimizar esse crime, eu venho buscando soluções saudáveis para todos - planeta, casa, bolso, família - e estou tentando ao máximo fazer bom uso dos alimentos.

Esse purê saiu de uma dessas tentativas de não jogar fora. Vi que na fruteira tinha 2 batatas graúdas começando a ficar verde, aí resolvi cozinhar. Abri a geladeira pra pegar os ingredientes para preparar o purê e vi um monte de potinhos com restos. Tirei tudo de lá pra ver o que daria pra por no meu prato. Aproveitei muita coisa.

INGREDIENTES:

2 BATATAS

2 COLHERES (SOPA) REQUEIJÃO CREMOSO

1/2 CAIXA DE LEITE DE COCO

1 COLHER (SOPA) CREAM CHEESE

SAL

1 COLHER (SOPA) DE QUEIJO RALADO

MODO DE PREPARO:

Cozinhe a batata e amasse com um garfo, adicione aos poucos todos os ingredientes acima descritos e acerte o sal. Se a família gostar pode usar bastante salsinha sobre o purê.

E pra acompanhar o purê, esquentei um molho de carne moída que tinha sobrado da macarronada do dia anterior. Faça uma saladinha verde e está pronto o almoço.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

TORTA DE PÃO DE FORMA

torta de pao de forma


Essa é muito simples. Pra reaproveitamento de alimentos. Tinha meio pacote de pão de forma envelhecendo na prateleira e antes que fosse fora fiz essa torta. Pra isso, untei um refratário de vidro com margarina. Coloquei uma camada de pão, sobre o pão coloquei molho de frango desfiado - que tinha no freezer -, sobre o molho coloquei requeijão cremoso, uma fatia de quijo e uma fatia de presunto. Repete as camadas finalizando com o molho e sobre ele batata palha. Leve ao forno por uns 15 minutos, só pra gratinar. Sirva quente.
Aqui em casa sobrou, esquentei no jantar e no outro dia no lanche da tarde esquentei de novo. Acho que ficou mais gostoso requentado rs !!!!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

GELÉIA DE JABUTICABA DA SOGRA

GELÉIA DE JABUTICABA DA SOGRA


Hoje serei econômica nas fotos e nas palavras.
Semana passada sogrita mandou um pote de geléia de jabuticaba. Ela adora fazer compotas. Tem de marmelo, de amoras, de laranja, de abóbora, de banana ... enfim, acho que ela faz compota de tudo !!!!! Essa geléia ficou tão perfeita que não resisti e pedi pra ela me explicar direitinho o modo de fazer.
GELÉIA DE JABUTICABA
1 medida de jabuticaba
2 medidas de açúcar
água
Primeiro coloque a jabuticaba numa panela com água e ferva por uns 15 minutos. Desligue o fogo. Com um amassador, colher de pau ou sei lá o quê, amasse as jabuticabas dentro dessa panela onde ela foi fervida. Vai virar uma pasta. Passe essa pasta pela peneira. Refugue o que ficar na peneira. Leve esse líquido que se formou pra ferver com o açúcar que está reservado. Veja bem, a medida de açúcar é de quando as jabuticabas estão ainda in natura e não o que rendeu depois de aferventada. A partir desse ponto, você terá que ter um "tato" pra fazer a geléia. Eu costumo cozinhar bastante, sempre mexendo pra não grudar no fundo da panela. Para guardar, você pode esterilizar vidros de conseva como palmito e azeitonas (lave bem, leve pra ferver com um pouco de vinagre branco). Depois que adicionar a geléia dentro desses vidros, caso queira lacrar pra ser consumido daqui alguns meses, basta tampar bem o pote, e levar ao fogo numa panela larga, forrada com um pano de prato no fundo e com água só até a tampa que deve estar de cabeça para baixo. Pelo menos, é dessa forma que faz a sogrinha. Eu nunca fiz essa etapa em casa porque sempre faço geléia o suficiente pra ser consumida em 1 semana.
Espero que gostem.