Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Hoje, meu sobrinho João Pedro está fazendo aniversário e a minha amigona Marcia de La Cuz também. Quero desejar muitas felicidades aos dois e dizer que posso não estar na festinha, mas eles estão no meu coração e passei o dia todos pensando em como devem estar se divertindo hoje.
E, amanhã, dia 31, quem está de parabéns sou EU !!! Infelizmente, tbem completo anos kkkk !! Mas só a cada 2 ou 3 anos que mudo de idade kk. Como vocès são meus amigos, e a data é muito bonitinha, vou dizer que dia 31 completo 31 !!! Lindo né ! Queria um bolo com esse número desenhado nele.
Hoje a Kiara quis ir comprar velinhas e balões pra "FESTA". Daqui a pouco a gente vai encher. Mas as velhinhas, não comprei 31, não iriam caber no bolo rs.



bolo de chocolate pra inaugurar forminhas de silicone

Comprei uma dúzia dessas forminhas de silicone e devo dizer, foram uma ótima aquisição. Estou usando pra caramba !! Para inaugurá-las resolvi fazer um bolinho de chocolate.

A receita desse bolinho já dei aqui no blog, é a mesma daquele bolo todo cheio de chantilly que publiquei antes de viajar, no mês passado. Mas pras preguiçosas não precisarem procurar, vou postar de novo os ingredientes rsrs.

Ingredientes Para a Massa

2 ovos e 1 gema
1/2 xícara (chá) de leite quente
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
Modo de Preparo do bolo:

Bata as claras em neve. Reserve.
Bata as gemas, acrescente o açúcar aos poucos sem parar de bater até formar um creme fofo.
Junte a farinha aos poucos alternando com o leite quente, sempre batendo.
Acrescente o chocolate e o fermento e bata bem.
Por último misture as claras em neve delicadamente com uma colher.
Despeje em fòrmas individuais de silicone ou numa retàngular média e leve pra assar. Não demora muito no forno, uns 20 ou 30 minutos, dependendo do forno.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

GELÉIA DE MORANGOS



Outro dia estava com alguns morangos passados do ponto na geladeira. Ainda não tinha computador pra pesquisar na net algo a fazer com eles. Então, esmaguei, coloquei numa panela e adicionei açúcar. Pus pra ferver e ... bingo !!! Uma linda, cheirosa e deliciosa geléia de morangos. Assim, simplééééééééééérrima mesmo e sem segredos !!!
Eu não tinha noção que era tão fácil. Sou uma aprendiz na cozinha, e quase todos os pratos que confecciono são novidade.
Servi a geléia pra alguns amigos do maridex que vieram fazer um HAPPY HOUR aqui em casa após o curso, e não houve recalamções. Fiz também um patè de atum com salsinha que ficou de lamber os beiços. Uma torta salgada, um bolinho simples que já dei a receita aqui e torradas. Acho que foi só. Depois posto a receita dos outros pratos, mas acho que não tirei foto do paté.
GELÉIA DE MORANGOS
1 xícara de morangos amassados
1 xícara de açúcar
MODO DE PREPARO:
Lave bem os morangos, retire o cabinho e coloque num prato. Amasse bem e transfira para a panela. Adicione o açúcar, ligue o fogo e comece a cozinhar. Não demora muito pra dar ponto, questão de uns 15 ou 20 minutos. Eu fiz em fogo médio por medo de queimar. Mexa sempre.
Delicie-se !!!


quarta-feira, 28 de maio de 2008

CALOR X FRIO

Sorry, meninas, não consegui achar as fotos das laranjinhas, então postei esse lindo prato que vi no evento que aconteceu no fim de semana Vancouver Eat !! Que falarei em outro momento sobre isso. Mas já adianto que foi ótimo. No estádio aqui da cidade.

Aprendi algo nessa curta estadia por aqui, difinitivamente não dá pra olhar pela janela pra ver como as pessoas estão vestidas antes de pegar o casaco ou não pra sair de casa. As pessoas por aqui parecem não sentir frio. Já quebrei a cara algumas vezes, e agora, antes de sair, olho a previsão do tempo na internet rs. Aliás, aqui tem até canal de tv só pra previsão, eles devem ser meio neuras com isso.
Voltando ao assunto que interessa ao blog, vou dizer que coloquei o pé na cozinha novamente. Palmas !!!!!

Hum, como já disse anteriormente, não tenho muitos apetrechos culinários a minha disposição, nem mesmo o essencial do básico mais básico que são batedeira e liquidificador. Pra isso, istou lançando mão de comida simples, a mais básica e simples possível. Outro dia, andando pelos blogs, vi nuns 3 a receita de casquinha de laranja açucarada. Como ela é simplérrima, barata e rápida, resolvi testar. E não é que deu certo !!! Hahaha !! Maridex adorou!! Levei pro meu curso, os asiáticos amaram, a professora disse que eu devia comercializar isso aaqui. Todos me pediram a receita rs, fiquei me santindo a dona da parada kkkk. Bom, se alguém ainda não conhece a receita, vou postar aqui e ressaltar: FAÇAM !! Ninguém vai se arrepender, eu garanto. Qualquer coisa, se não gostar, basta mandar pra mim, porque aqui em casa está sendo a prata da vez.



CASQUINHA DE LARANJA AÇUCARADA



1 medida de cascas de laranja fatiada em fios

2 medidas de açúcar


MODO DE PREPARO:




Descasque a laranja como voce faria com uma vergamota (tangerina, pocã...). Ah, não esqueça de lavar bem ela antes de descascar, eu uso a buchinha de lavar louças. Depois fatie bem fininho no sentido do comprimento (gosto desse jeito pq elas ficam maiores). Não precisa retirar a parte branca da casca. Ferva água, escalde as cascas, rejeite essa água. Adicione mais água, só que dessa vez fria, até cobrir as cascas. Tampe e leve à geladeira por 8 horas. Depois é só escorrer bem essa água e levar pra uma panela com o açúcar e ficar mexendo em fogo brando até derreter e secar todo o açúcar. Não deixe passar desse ponto de açúcar seco, pois senão irá caramelizar e não é isso que queremos, apesar de que aproveitei o que ficou no fundo da panela e caramelei, virou uma bala de laranja deliciosa. Coloque num pote com tampa e aprecie à vontade. É ótimo pra levar pro trabalho, pra aula, pra ter na bolsa, enfim, pra todos os momnetos.

Tenho que confessar que depois que elas ficaram prontas, senti uma imeeeeeeeensa saudade do meu chimarrão. Nossa, elas iriam muito bem com ele, mas enfim ...

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aleluia !!! Fiz algo pra comer !!!!



Shrimps
Camarões ao molho de iogurte e vinho
meio quilo de camarão limpo
meio copo de iogurte natural
1 cálice (licor) de vinho do porto
cebola ralada
tomate ralado (usei meio)
salsinha 'a gosto
sal e pimenta do reino moída na hora
MODO DE PREPARO:
Comprei camarões já descascados. Ralei cebola e tomate. Coloquei numa frigideira 2 colheres de sopa de margarina, esperei derreter e adicionei a cebola. Deixei dourar, adicionei o camarão e salteei por uns 5 minutos. Adicionei o cálice de vinho e deixei aferventar.
Se não quiser usar tomate, substitua por umas 2 colheres de sopa de molho de tomate. Adicionei os tomates e deixei cozinhar mais um pouco. Baixei o fogo, adicionei o iogurte e a salsinha, dei uma mexida e desliguei. Tampei a frigideira por alguns minutos pra apurar o sabor da salsinha.
Sirva com arroz integral e uma salada ceasar. Hum, e uma taça de vinho tinto. Sei que dizem ser melhor o branco pra peixes, mas eu adoro vinho tinto.
Bom apetite !!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Aquário de Vancouver


Kiara estava admirando as estrelas marinhas que até então, só tinha visto em desenho animado.

O golfinho
Essa foto merece um premio, mas não foi a metida aqui quem tirou, infelizmente. Tenho que dar todos os créditos ao meu maridex, que foi muito feliz ao pegar o momento exato do golfinho pulando
As fotos não ficaram boas. Lá dentro é muito escuro, por isso tive que usar meu mega flash da minha máquina meia boca, já que ainda nao comprei a semi profissional que tanto almejo. Portanto, esses focos de luz no vidro do aquário não é nenhum peixe com faról, é o flash da máquina memso!!!

TUBARÕES !!!!!!!!!!!!!!!!!

Kiara


Assim que chegamos aqui, o nosso passeio número um, após uma estratégica ida ao supermercado, foi ir ao Stanley Park. É a coisa mais linda do mundo. Uma área enorme com muito verde, muita água, muitas flores, um cheiro delicioso no ar, esquilos correndo pra todo o lado e ... O AQUÁRIO.


A Kiara ficou fascinada. Ele é gigantesco. Dá pra ver os golfinhos no fundo da piscina através de vidros. Tem uma seção dedicada ao Brasil, com cobras, aranhas, peixes e até um macaquinho SAGUI, e um belo bicho preguiça que ficava se exibindo pra todos. Nessa parte do aquário, eles tem uma árvore de cacau que chamam de árvora de chocolate, se nao me engano rs.
Ah, tem uma seção que eu adorei, de águas vivas. Elas ficam em aquários parecidos com escotilhas de navio, e em cada aquário tem um grupo de tamanho diferente. Voces não acreditam, mas tem umas águas vivas tão pequenas que nem nós conseguimos enxergar muito bem. As cores são lindas. Ah, não posso me esquecer do áquario que fica dentro de uma base, totalmente escuro, vocè entra lá e só ve o breu e pontinhos luminosos como vagalumes, são os peixinhos. Coisa mais meiga.
And now, good news!! Voltei a cozinhar!! Bom, não é nenhuma BRASTEMP, mas dá pro gasto. O problema aqui do apartamento é que não tenho utensílios suficientes pra poder compor meus pratos. Temos 4 pratos rasos, 4 fundos, algumas xícaras e 3 copos. Algumas bacias e panelas. Só. Nada de uma travessa, ou um prato bonito. Não tenho nem assadeira. E pior ainda, essas coisas aqui não custam muito. Mas não vou comprar pra deixar aqui quando for embora e ficar os próximos 10 anos me lamentando das coisas que não levei pra casa kkkk.
Amanhã eu volto, e com algumas coisas que fiz.
Take care, girls !!!

sábado, 17 de maio de 2008

GRANVILLE MARKET















Bom, creio que as fotos já estão legendadas kkkk

Hoje peguei a Kiara e fomos bater pernas (eu, pq ela anda bem confortável no carrinho). Pela segunda vez, em 8 dias de Van, vou a Granville Island. É um lugar lindo, paradisíaco, tem uma marina maravilhosa, uma orla de tirar o fòlego. Enfim, fomos ao parque onde esta havendo um festival infantil, lá estava ótimo, Kiara brincou bastante. Mas mesmo assim, as brincadeiras são muito diferentes que no Brasil. Depois de brincar em tudo que tinha por lá, saimos em direção á false creek e Granville Island. Tudo sempre a pé.
Granville tem várias lojas e restaurantes hiper charmosos, mas com certeza, o que me chamou a atenção foi a feira que tem lá. E as fotos estão ai encima pra provar o quão lindo é tudo. Ah, achei frango por 12 dólares o quilo, bem mais barato que no mercado aqui perto de casa. Já está melhor o preço. E comprei morangos por 4 dólares 2 bandejas, aqui perto de casa é esse preço por 1 bandeja.
Ah, detalhe: maridex já fez uma caipira de morango pra relaxar rs
Bom, deliciem-se com as fotos.
Take care!! See you !! bye bye !! (só pra não perder o costume kkkk).

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Vancouver das tulipas






Fiquei impressionada ao chegar aqui e ver a cidade tão colorida. Não me lembro quem, mas uma amiga comentou comigo sobre as tulipas em Van e eu ainda disse: vocè deve estar confundindo com a Holanda kkkk.
Agora eu percebo que errada estava eu. Essa cidade prioriza o verde, a água, a vida saudável. No mercado tem muita coisa orgánica, sem aditivos, sem conservantes. Incentivam o uso de sacolas reutilizáveis e assim por diante.
Ainda náo vi gordos pelas ruas. Tem muito parque, muitas pistas e espaços pras pessoas se exercitarem. Aonde estamos, em Coal Harbour, vejo pessoas correndo o tempo todo. Eu mesma, que levo uma vida sedentária, estou caminhando pra caramba. Compramos um carrinho de passeio pra Kiara, porque náo dava pra ficar carregando ela no colo o tempo todo, ai esse é um bom motivo pra ir pra rua, porque ela não cansa nada, e a gente pode ir pra todos os lados sem nos preocupar com ela. E como estamos em downtown, não adianta pegar onibus ou skytrain, tem que andar a pé mesmo, poque quase tudo é muito perto.
Uma coisa que estou sentindo falta aqui é lugar pra Kiara se divertir. Percebo que ela também está muito isolada. Ela precisaria de uma criança que falasse portugues pra poderem brincar um pouco. Mas aonde vou encontrar essa raridade] (desculpem, nao sei aonde esta o ponto de interrogaão)
Bom., por hoje é isso.
Obrigada por voces estarem vindo aqui e dexando lindos recadinhos pra mim. Leio todos e sempre respondo, só estou demorando um pouquinho porcausa da internet.
bjosssssssss

segunda-feira, 12 de maio de 2008

OI GENTEMMMM

I`m here!!!!
haha que metida, so porque estou em Vancouver vou comecar a falar ingles kkkkk
Gente, vcs nao tem nocao, isso aqui eh lindo demaisssssssssss!!!!!!! eu nao quero mais ir embora !!! Sabe o que eh neve, mar e montanha tudo junto? basta vir pra ca que vera. A cidade eh limpa, os carros param pra gente atravessar a rua, as pessoas tem paciencia com o meu embromeichiom, e ainda procuram me ensinar a falar kkkk. Se vcs querem um lugar que tem a maior salada mista de culturas, esse lugar so pode ser aqui. Ah, detalhe: parece que estou na Asia. Nunca vi tantos olhos puxados juntos !!! E ha momentos que parece que estou na India, tem muito indiano e asatico aqui. Me desculpem pela falta de acentos, estou num cyber e nao to com a menor paciencia em decifrar esse teclado, portanto, vai assim mesmo, mas vcs entendem ne!?
Entao, so passei pra agradecer as infinitas visitas que recebi por aqui, os desejos de boa viagem e felicidades, e quero dizer que estamos muito bem. Muito bem hospedados, tenho uma cozinha com microondas e um fogao maravilhoso que eu nem sei como usar de tantas teclas que tem por la, hahaha. Nao tenho btedeira e nem liquidificador, infelizmente.
o curso do Iri ja comecou hoje e o meu vai comecar amanha. A Kiara so pede pra ir pra casa rs, tadinha; eu ainda nao cozinhei nada alem do arroz com salmao, to tentando ir ao supermercado, mas o negocio aqui nao eh tao simples quanto no Brasil. Nao consegui achar leite condensado, farofa nao existe (todos os dia, na hora da refeicao, a Kiara pede farofa, eh o acompanhamento de todos os seus pratos, devia ter trazido do Brasil).
Bom, meu tempo acabou por hoje. Volto ainda essa semana com fotos lindas de comida kkkkk

segunda-feira, 5 de maio de 2008

ULTIMA RECEITA ANTES DA VIAGEM





Bom gentem, amanha estaremos pegando um voo hiper cansativo pro Canada. Eu, maridex e pimpolha vamos passar 60 dias por la, desvendando as belezas de Vancouver e depois de Toronto, Quebec, Otawa etc. Por isso, nao sei quando volto a postar receitas. Mas vou continuar atualizando o blog, nao sei se com a mesma frequencia, mas me aguardem que venho trazer noticias daquele lindo paìs.
Pra fechar com chave de ouro, sabado fiz minha derradeira sobremesa antes de partir. Pra variar, tenho o pessimo habito de mudar as receitas. Vou por aqui do jeito que eu fiz, mas quem conhece essa torta sabe que é bem diferente os ingredientes a serem usados.
Torta de Limao, Chocolate e Chantilly

Massa:
Essa massa é basica, pode usar tanto em doce como em salgado.

2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
100 g de margarina ou gordura vegetal
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento

Se fizer doce:

2 1/2 colheres (sopa) de açúcar
MODO DE PREPARO:


Amassar tudo com as mãos.
Levar à geladeira por uns 30 minutos.
Forre o fundo e laterais de uma forma, faça furos com o garfo para não estufar.
Asse por aproximadamente 12 minutos.
Deixe esfriar para colocar o recheio de sua preferência.

creme de chocolate:
usei 150gr de chocolate meio amargo e
150gr de chocolate ao leite
1 caixa de chantilly Amelia
1 envelope de gelatina sem sabor (usei so a metade)
Derreti o chocolate em banho-maria, bati o chantilly e misturei td e coloquei sobre a massa ja assada. Levei pra geladeira enquanto fazia o mousse de limao.
mousse de limao:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de suco de limao (usei pouco mais de meia lata, com uma inteira fica muito azedo pro meu paladar)
1/2 envelope de gelatina sem sabor
Bata td no liquidificador e coloque sobre o creme de chocolate que ja deve estar sobre a massa.
Chantilly:
Bati mais uma caixa de chantilly Amelia e adicionei um pouco de açucar de baunilha (joguei direto na batedeira sem medir a quantidade). E dispus sobre a torta. Levei à geladeira até a hora de servir.
Experimentem e depois me contem um causo rs !!!!





See you later !!!

domingo, 4 de maio de 2008

BOLO FACIL PRA LANCHE



Esse fiz na sexta-feira. Um frio de lascar. Preguiça de ir na padaria. Reviro meus cadernos de receita e encontro essa, bem facil. Mas resolvo encrementar, coloquei 1 colher de sobremesa de doce de leite em cada bolinho.
Ingredientes:
1/2 xicara de leite
3/4 xicara de oleo
3 ovos
1 1/2 xicara de açucar
2 xicaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em po
Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e por em formas de papel (pra nao sujar louça rs) e em cada forminha colocar um pouco de doce de leite no centro da massa. Leve para assar por uns 30 min.

CANELONE DE RICOTA



VOU CONTAR UM SEGREDO: é a primeira vez que faço canelone.
Gente, é muito facil, nao pensei que fosse tanto. Ainda mais com os recursos que usei: massa pronta e molho pronto kkkk
Serio, tava com a maior preguiça de cozinhar, mas tinha uma ricota enorme na geladeira e como vou viajar, teria que joga-la fora. Ai me lembrei da massa de canelone que comprei na Argentina e ainda nao tinha feito. Ai fazendo faxina no armario de comida, achei uma caixa de molho pronto pra estrogonofe. Pensei: vai esse mesmo.
Ta ai o resultado. Ficou muito saboroso.
Como fiz a ricota:
amassei toda a ricota. Tinha quase 600gr.
Ai dividi em 2 partes. Reservei uma delas. Coloquei creme de leite, sal, molho de pimenta (escondido, pq o povo aqui de casa nao gosta rs), azeite de oliva e oregano. Misturei muito bem, acertei o sal e deixei descansar.
Enquanto isso, colquei uma panela de agua com um fio de oleo, pra ferver. Fui adicionando aos poucos os canelones nessa agua fervente, deixava uns 10 minutos, tirava a massa e colocava sobre um pano de prato seco.
Depois de todas as massas estarem cozidas, comecei a rechear cada uma com cerca de 1 colher de sopa bem cheia de ricota.
Coloquei numa assadeira untada com manteiga. Cobri com o molho pronto (misturei uma caixa de creme de leite e 1 colher de sopa de parmesao ralado a esse molho) e levei ao forno por uns 30 minutos. Ia ralar queijo pra por por cima, mas fiquei com preguiça rsrs
O resultado voces conferiram nas fotos acima.

MOUSSE DE CHANTIMIX COM CHOCOLATE



Entao, esse mousse ai eu fiz com o que sobrou do recheio e da cobertura do bolo mousse de chocolate ai de baixo. Pra aproveitar um suspiro que estava no armario, esmigalhei e coloquei junto. Nao ficou uma graça? E durou muito pouco tempo, atacaram literalmente os copinhos.

sábado, 3 de maio de 2008

mundo em cor de rosa






Pensem, que delicia ter essas graciosidades na cozinha !??
Bom sabado!!
bjos