Pesquisar este blog

sábado, 25 de abril de 2009

As peças que a vida nos prega


Só pelo desenho já dá pra imaginar o que aconteceu comigo, né? Terça-feira, dia 21 de abril começou uma dor nas minhas costas, bem na linha da cintura. Não dei atenção porque essa dor já é minha perceira. Tenho problemas no ciático e ele começa a me encomodar sempre com essa dorzinha. Mal sabia eu que isso ia me prender a uma cama de hospital por 4 dias !!!. Saí hoje, mas ainda sinto as dores nas costas. Vou explicar direitinho o que houve pra servir de alerta a outras mulheres, que estando ou não grávidas podem apresentar esses mesmo sintomas e como eu, não dar muita atenção.
Como eu disse, tudo começou com uma dorzinha nas costas, bem na linha da cintura, de fora a fora na parte de trás apenas. Não senti dores na frente, na barriga, na bexiga ou pra urinar, que fique bem claro. Isso começou as 11h da manhã. Quando foi 21h horas as dores estavam terríveis e mesmo assim me fiz de forte, tomei um banho quente e deitei. Vocês podem não acreditar, mas de madrugada acordei soluçando de dor. Nunca tinha sentido aquilo em toda a minha vida. Eu estava paralisada na cama. Não podia mexer um dedo sequer. Me sentia como se tivesse sido stropelada e os meus ossos estivessem em farelos, como quebrar um copo, cheia de cacos !! Mesmo assim, apenas chorei e me conformei com a situação. Esperei amanhecer, conseguir sair da cama e só então liguei pra minha médica. Fui ao consultório, fez um ultra, estava tudo bem com o bebê, não viu nenhuma alteração nos rins, mas quando apalpou minha barriga e fez uns testes com minhas pernas eu gritei de dor. Nesse momento ela achou por bem me internar. O diagnóstico: talvez apendicite. Ficamos apavorados com essa possibilidade.
Fui internada, me deram medicação pra dor e começaram a colher material pra exames. Fiz milhares de exames de sangue. Na coleta de urina apareceu uma infecção urinária grave. Meus rins não mostraram nenhum cálculo mas segundo a explicação da médica e do urologista, a mulher grávida tem os ureteres dilatados, o que leva o cálculo para esse canal e ali causa uma mestátase. Com o ultrassom a gente não vê porque todos esses órgãos estão escondidos atás do útero, placenta, bebê... Não posso fazer outro tipo de exame pra constatar o problema. O tratamento é apenas com buscopã e aguentar a dor. Fiz isso durante 4 dias e ainda estou com dor. Estou tomando o antibiótico pra controlar a infecção urinária, tomando paracetamol pra dor e buscopã caso os rins comecem a doer ainda mais.
No segundo dia de internamento urinei sangue. Tive problemas com o buscopã na veia também. Ele me baixou muito a pressão provocando crises de vômito. Passei o dia inteiro sem poder por nada ba boca, nem água. O bebê, graças a Deus não sofreu com tudo isso. Está firme e forte. Com 16 semanas e 11,5 cm. Serelepe demais, pulando e chutando como doido. Pra vocês terem ideia do que é uma infecção urinária grave deem uma olhada nesse site onde fala daquela modelo que teve pés e maos amputados e veio a falecer devido um mal tratamento da infecção. Separei também um trechinho do texto que saiu no site GUIA DO BEBÊ e que explica exatamente o que aconteceu comigo:
"...a mais grave é a pielonefrite, que acomete os rins. A infecção leve pode ser assintomática, mas, na maioria das vezes, a infecção se agrava levando aos sintomas como dor e ardor ao urinar, sensação de desejo de urinar, vontade freqüente de urinar com pouca quantidade de xixi e mudanças no cheiro e na cor da urina.
Nos casos mais graves, os sintomas são náuseas, vômitos, febre, urina turva com odor, calafrios e uma dor intensa na região lombar (rins) - foi o que aconteceu comigo, e nem estou no fim da gestação - ocorrem geralmente no último trimestre da gestação.
As toxinas liberadas pelas bactérias desse tipo mais grave de infecção urinária podem causar contrações do útero, levando ao trabalho de parto prematuro, abortamentos, hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe quando a infecção se torna severa e generalizada.
As pielonefrites ocorrem após as infecções assintomáticas (que não apresentam sinais da infecção). Por isso a importância de se descobrir as infecções urinárias logo no início para que o tratamento seja realizado antes que a situação piore para mamãe e bebê".
Bom, por tudo isso, justifico o meu sumiço. Espero poder ajudar outras pessoas contando como ocorreu comigo. Eu estava ótima. Animada. Voltando de uma viagem deliciosa. Não cometi nenhum abuso. Não fui relapsa com a minha saúde. Mas aconteceu.
Cuidem-se.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

cri-cri

Todos os anos, na Páscoa, a minha pequena leva pra escola ovinhos pra dar de presente aos amiguinhos. Como esse ano ela começou a fazer aula de pinturas, eu achei legal comprar ovos de plástico (similares aos de galinha) pra ela mesma pintar e dar aos amigos.
Mas o que pôr dentro dos ovos? Tinha pensado em algo bem preguiçoso como confetis ou gominhas, mas meu lado "cozinha" soa mais alto nessas horas e arregacei as mangas pra fazer cri cri. Pra quem não conhece, cricri é feito de amendoim, açúcar e chocolate em pó. Fica coisa de outro mundo. Impossível comer só um.

Coloque na panela (tem que ser grande) um pacote de amendoim (500gr), 2 xícaras
de açúcar e 1 xícara de achocolatado. Adicione água até cobrir os ingredientes.
Coloque pra ferver. Não tampe a panela. Enquanto não levantar fervura não há
necessidade de ficar mexendo.

Olha aí quando começar a levantar fervura. A partir desse ponto, é imprescíndivel mexer vigorosamente. Nem pense em atender ao telefone ou dar uma olhada nos filhos, senão ele vai queimar. Mexa, mexa, mexa. Veja na foto abaixo que o amendoim vai perdendo o brilho.


Nesse ponto ele vai ficando opaco e os amendoins vão se soltando na panela, não ficam mais no estilo "unidos venceremos". Mexa um pouco mais, porque é agora nessa etapa que vai dar o ponto. Mas tome cuidado porque qualquer deslize ele pode queimar. Mas não abaixe muito o fogo senão não rola. É o momento que o amendoim está "secando" por isso é importante deixar um pouco mais no fogo.



Pronto. Quando observar que ele já está bem soltinho e "seco", pode desligar o fogo e despejar todo esse amendoim numa forma. Espere esfriar e leve ao forno baixo (150 graus se for a gás ou elétrico) pra dar uma torradinha nele. Coisa de uns 15 ou 20 minutos, dependendo do forno, já pré-aquecido.






Depois dele frio, você pode guardar em pote com tampa que dura um tempão sem murchar. Ah, pra quem não conhece o cri-cri, ele fica bem crocante, sequinho e delicioso. A foto acima são os ovos pintados pela pequena. Eu enchi eles de cri-cri e lacrei com forminhas de brigadeiro. Coloquei numa cesta enfeitada de coelha e ela levou hoje pra escola, toda feliz e com orelhinhas de coelhinha, uma fofa.








quarta-feira, 1 de abril de 2009

Passo a passo do café cremoso

Resolvi fazer um pap do café cremoso porque percebi que gerou muitas dúvidas o modo de preparo. Vou ter que pedir umas aulinhas particulares de produção de texto ao meu marido, pois não estou conseguindo me fazer entender rs.



Primeira pergunta, feita pelas amigas portuguesas, que tem uma pequena mudança na língua de lá com a daqui, por isso, pra não ficar mal entendido, vou postar a foto do "refil". Refil nada mais é do que a embalagem do café instantâneo. Geralmente usado como embalagem econômica por aqui. Tem também a embalagem de lata, me esqueci de por na foto acima. Vejam que a embalagem da esquerda é a que chamamos de refil e a da direita é um vidro. A primeira tem exatamente a quantidade que necessitamos pra receita - 50 gramas - a segunda tem 100 gramas.


Coloque na bacia (bolw pras finas) da batedeira o café, o açúcar e a água fervendo.



Bata até ficar desse jeito aí de cima, em ponto de chantilly. Quanto mais bater, mais firme vai ficar.



Pegue uma pequena quantidade em uma colher (uso uma colher de sopa bem generosa e gravidícia) e adicione ao caneco (as finas usam chávenas rs). Adicione leite quente (desnatado só pra dizer que não engorda e poder tomar de consciência leve rs). E mexa bem até dissolver o creme.




Pronto. Agora, se quiser pode adicionar canela em pó e chocolate.

Tomara que agora eu tenha conseguido explicar bem direitinho o passo a passo do café. Mas caso alguém não tenha entendido, por favor, não se encabule de perguntar.
Agora, com licença, mas vou ali pedir uma aula de redação ao meu marido e tomar esse café que preparei e está quase frio me esperando fazer essa postagem.
Ah, me perguntaram se dá pra tomar ele gelado? claro que dá, e adorei a ideia, porque não havia pensado em prepará-lo com leite frio, e nesses ultimos dias de verão vai cair muito bem essa bebida geladinha.
Ah, de novo rs, não esqueçam de guardar o creme na geladeira ou no frezzer, certo ?