Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ICTERÍCIA


Essa aí da foto é a Kiara, com menos de 1 mês de vida e tão amarela que parecia ser laranjada.
Fomos ao pediatra, ele pediu exames e diagnosticou "icterícia neonatal". Tanto o alopata quanto o homeopata me disseram que se ela tivesse nascido há uns 15 anos atrás, provavelmente eles teriam me recomendado tirar a menina do peito e dar mamadeira.


Essa icterícia caracteriza-se pela incompatibilidade ao leite materno. Ou seja, ela só teve amarelão porque mamou no peito. Quando eu ouvi isso, chorei. Ainda bem que os médicos preferiram dar continuidade a amamentação exclusiva no peito e não entraram com nenhum tipo de fórmula. Segundo eles, hoje em dia é comprovado que os benefícios são maiores que os prejuízos, mesmo nesse caso.

Estou falando isso porque algumas mães podem passar pelo mesmo problema que eu e não saber como agir diante da situação. Podem pegar pediatras despreparados e eliminar o leite materno do cardápio do rebento.


No meu caso, o pediatra não quis nem mesmo que ela fosse pro hospital fazer banho de luz. Ele disse que era perigoso e que se fosse mal procedido poderia até causar uma segueira na criança. Como era verão, me pediu pra por a Kiara no sol pela manhã e pela tarde. Demorou uns 2 meses pra ela voltar à cor normal, mas deu certo. Junto com esses exames, fizemos o de anemia, e o resultado não poderia ser pior, os índices estavam muito baixos (acho que é isso, baixo que caracteriza anemia).

Já começamos com medicação e foram 2 anos de tratamento pra menina se curar. A cada 3 meses era necessário fazer exames de sangue pra saber se estava dando certo o remédio.

Depois dos 2 aninhos dela eu só refiz 1 vez o exame, por dó mesmo de tirar sangue do bracinho tão miúdo, mas estou cometando um grande pecado, porque o pediatra já me pediu várias vezes pra repetir e vou adiando pra evitar um sofrimento extra pra ela. Mas como o peso e a altura estão dentro dos padrões, a saúde pode ser considerada boa, a cor está ótima e a alimentação dela é adequada, posso dizer que controlo no "olhômetro" essa anemia.
Agora é a vez do Adriel, é quase 100% de certeza que ele também terá a icterícia, mas estou bem tranquila sobre isso porque hoje saberei como proceder sem me abalar. E a sorte está a nosso favor, mais uma vez terei filho no verão, portanto, abusaremos de banhos de sol as 8 da manhã e as 16h.
Depois volto com notícias do baby, que está nos seus últimos dias dentro da mamãe e bem comportadinho. Já parei de tomar todos os remédios que estava tomando pra segurar ele quietinho por aqui e agora é só deixar a natureza fazer o trabalho dela.
Bjks

27 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Vivian, o L. também teve muita icterícia quando nasceu. Até a parte branca dos seus olhos ficou amarela.

Eu fiquei internada com ele por 4 dias e 4 noites, para ele fazer já não me lembro quantas horas de fototerapia (os tais banhos de luz).

Ele fez, e a icterícia passou.
Agora é assim: os banhos de luz não têm perigo para os bebés desde que os seus olhos estejam protegidos.

Existe uma máscara que tapa os olhos, e que se coloca à volta da cabeça do bebé. É parecida com a máscara do Zorro. kkkkk
Mas costuma ser branca.

Dentro das máquinas de fototerapia faz calor, o que faz com que os bebés se mexam um pouco, e com os movimentos, podem tirar os óculos.

Por isso, é importante que, durante todo o tempo em que eles estão a receber banhos de luz, esteja alguém a vigiar.

Como no Hospital onde nasceu o L. havia poucas máquinas de fototerapia para todos os bebés, tinha que aguardar que uma máquina ficasse livre para que o meu bebé fosse chamado para a terapia. E, às vezes, isso acontecia pelas 3/4 da madrugada.

As enfermeiras vão buscar os bebés, e levam-nos para o berçário onde está a máquina. Muitas mães, ainda exaustas do parto, ficam a dormir, e deixam que sejam as enfermeiras a tomar conta dos bebés, enquanto eles estão na fototerapia.

Eu não consegui afastar-me do meu bebé, e lá fui, exausta, cheia de dores e de gases, corredor fora, até à sala do berçário. Fui a única mãe que se levantou da cama, e não quis deixar o bebé aos cuidados das enfermeiras.

E ainda bem.
Porque aquilo que eu vi é que elas punham-se a conversar umas com as outras, e não estavam a controlar se saía ou não a máscara dos bebés que estavam em fototerapia.

E já havia bebés lá dentro sem máscara.

Por querer estar sempre junto ao L., estive 4 noites seguidas sem dormir.

Quando saí do Hospital, não conseguia lembrar-me da minha morada, do meu número de telefone, de nada. A minha cabeça ficou em branco.
Mas vim de consciência tranquila, pois os olhos do L. ficaram sempre protegidos.

A icterícia desapareceu completamente em 4 ou 5 dias.

Aconselho-te a não receares a fototerapia, pois é muito eficaz, mas a estares sempre junto do teu bebé. Porque ninguém cuidará dele tão bem como tu.
Conselho de mãe...!

Beijos

Elen disse...

Tenho certeza que tudo dara certo...
e achei lindo o banner novo!!

parabéns

abraços cheirosos

Talita disse...

Olá Vivian! Concordo com a colega de cima sobre o banner, está um charme! Tá cada dia mais perto, né?! Conseguiu terminar o quartinho? Se Deus quiser vai dar tudo certo!
Boa sorte!
Beijos

Unknown disse...

Oi Vivian!
Como vc está?

Cada vez que leio seus post, é sempre um aprendizado novo!Coisa boa!!
Tudo d bom!!
Abracos

Unknown disse...

Oi Vivian!
Como vc está?

Cada vez que leio seus post, é sempre um aprendizado novo!Coisa boa!!
Tudo d bom!!
Abracos

Clau disse...

Oiii Vivian vai dar tudo certo!

Uma beijoca

Vívian Freitas disse...

Chará adorei a foto nova do blog, com vc gravidíssima lá em cima. A Mari tbém teve icterícia, mas foi super tranquilo.
Bjos.

Gina disse...

Meu filho também teve icterícia, mas bastaram os banhos de sol e logo ele ficou bonzinho.
Bjs.

disse...

muito importante essa dica.
bjoss

Simone disse...

Que linda essa sua foto de perfil grávida!!! Lindaaaa demais!!!
Meu filho não teve a tal icterícia quando nasceu... mas é muito comum... e hoje o tratamento é bem tranquilo. Vamos torcer para que o Adriel não tenha né? ;) Beijokas.

saltapocinhas disse...

Vai correr tudo bem, vais ver!

O teu cachorro é lindo! é a minha "marca" de cachorro preferida.

Kelly Pereira disse...

Oi Vivian, obrigada pela visita no meu blog. Vim visitar seu cantinho.

Sabe que o Gianluca tambem teve ictericia devido ao excesso de "hormonios" no meu leite e ficou super amarelinho.

Gracas a Deus o pediatra nao suspendeu a amamentacao, essa que lutei com unhas e dentes para ser exclusiva. Mas a icteria permaneceu por 45 dias ate que a vencemos.

Hoje Gianluca esta lindo, saudavel, forte e apaixonado pela sua teta...rs...

Bom, obrigada de novo e felicidades por esse bebe que esta a caminho.

Beijos

O Profeta disse...

Uma jura de amor nasce do peito
O querer vestiu-de de exaltação
Um olhar prende um sorriso sincero
Duas mão procuram a união

Seguem juntos rumo ao infinito
Habitam o Templo da imaculada ternura
Nesta peça ninguém morre, acaba bem
As deixas são engalanadas pela formosura


Queres viajar no para sempre...?

Doce beijo

Cibelle disse...

Que linda esta sua foto do perfil!!! Te desejo tudo de melhor na hora do parto e se Deus quizer ele não terá Ictericia. Muita saúde para você e para seu filho!!! beijos...

florzinha Tá disse...

OI Gravidinha....
Como esta ....
Menina O meu Angelo tbm teve ainda no Hosp. e ele passou pelo mesmo processo da maquinae deu tudo certo... olho no bb e no olho..kkkkkk
E depois o pediatra tbm mandou dar banho de sol... eA Greicy tbm começo a ficar amarelinha ai eu dessidir dar so banho de sol inves de levar ao hosp...
Tudo dara certo.. ñ antecipe as coisas..
Beijkas..

Nela disse...

Olá Vi, vai correr tudo bem amiga, e verá k vai passar depressa a ictericía mesmo, agora cá já há maneiras de curar com mais facilidade, mas seja como fôr vai passar depressa tem k ser positiva mesmo.Beijinhos e tudo de bom lhe desejo minha querida.

Barraco Chic disse...

Vivian, se acalma amiga, isso passa, a gente(mãe) se acaba, eu sei que vai dar tudo certo o meu filho tambem teve e foi aquele auê, mas se estiver tudo controladinho não tem problema, fica com Deus. Bjss.

Odete disse...

Bem legal voce estar divindo suas experiencias.
Pois eh, se virem mesmo aqui pra nossas bandas eh soh avisar que a gente se ve, OK!

Tenho uma amiga em SP que esta assim como voce, ja em contagem regressiva. E vai ser um menino tbem.

Bjs

Nívea disse...

Cu,
Amei o visu do blog. Ficou lindo!!!
Mil beijos

Studio Baunilha disse...

Eita Vivi, reta final heim!
Eu que sou mãe de primeira viagem estou super ansiosa! Aaaaaaaa mas vc deve estar bem tranquila não é? rsrsrs...
Ainda bem, que esta doença não é grave, eu ainda não tinha lido a respeito e adorei as informações que vc passou.
Tenha fé que vai dar tudo certo com o pequeno Adriel!
Eu quero ver o cantinho dele, vc vai postar?
Super beijo

Cris, Yu e Cacá disse...

Ei Vivi ! Meus dois pimpolhos tiveram icterícia...ficaram amarelinhozinhos, mas o receitado pelo pediatra foi: mto peito e sol de manhã...acabou.
Eu nunca tinha ouvido essa história de icterícia com leite materno...e ainda bem q vc continuou firme e forte né, na amamentação.
Vc completou qtas semanas? Mas está td bem né...vc está se sentindo bem? Acho q pelo menos até a 37 semana Adrielzinho fica por aí...rs Bjocas

carmencita disse...

Oi Vivian,fazia um certo tempo que não aparecia por aquí, parabéns belíssima foto, acho que é sua não?
Meu filho também teve icterícia.Ouvia dizer que ela só aparece quando a criança está muito abaixo do peso, mas que não foi o caso dele que nasceu de parto normal pesando 4220 k,ficou 3dias no hospital tomando banho de luz, mas saiu do mesmo jeito, ficou com o branco do olho amarelinho, eu dava banho de sol, e banho de chá de picão, e nada ele já estava com 28 dias e continuava amarelinho, tive que tirar até chapa da cabeça, pois o médico dizia que se até 30 dias não desaparecesse, poderia dar problemas futuros, mas não sabia a causa,nem sonhava que pudesse ser o leite, e foi desaparecendo aos poucos, eu o amamentei no seio até os 6 meses, pois como trabalhava meio período, e ele tomava outro leite, ele mesmo acabou rejeitando o peito, que foi uma pena, pois eu tinha tanto leite.A natureza é sabia.Bjss

Simone disse...

Então está quase heim Vivian,estou aqui escrevendo com a Laura no colinho,uma delícia...daqui a pouco é vc!!!!
Beijos e que corra tudo bem!

Maria Lúcia disse...

Oi
Que lindo o seu bebê,
acho que todas nos passamos,
por isso.
Você faz bem em ajudar as
meninas que não sabem o que fazer
nesta hora.
Parabéns pelo bebê.
Beijos....
Lúcia.

Solange Fernandes disse...

A minha não teve , mas ficou na uti e vi várias crianças que passavam por lá para fazer banho de luz. A inda bem que logo passa, né? Bjs e bom feriado

Studio Cioccolato disse...

Oi Vivian!
Estou passando para avisar que está rolando um sorteio de aniversário do Cioccolato, e ficaria muito feliz com a sua participação! Quem sabe você ganha e coloca no quartinho do Adriel!
Espero por você. Beijos!

Neyma disse...

Vivi amiga querida,
Tem 4 selinhos novos para vc no Vó Mindoca!!
Bjs