Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Palmas - To

essa de boca aberta sou eu, o Adriel viajou de pijama rs, e minha irmã Gisele tomando o café da manhã rs
essa é a ponte FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, linda, imponente.



olha Palmas aí encima






nessa montagem acima, a primeira foto à esquerda é Palmas e as outras são do rio Araguaia




vejam as ilhas de areia que formam quando o rio está baixo. É isso que chamamos de praia, ´verão vai de meados de junho até agosto, às vezes setembro, mas o auge é julho, depois disso tem muita murissoca (mosquito)






essa foto é ainda sobrevoando nossa cidade. Vejam a camada de fumaça. Os fazendeiros aproveitam a época da seca para queimar a terra, ô pecado !!!













A cidade de Palmas – To, pra mim é um “meio caminho” para chegar à casa de minha família, no sul do Pará. Costumo dizer que é uma “aventura” visitar meus parentes, pois moro no interior do Paraná e eles, no interior do Pará. Atravesso o país de mala, cuia e filhos para mamar um pouco na teta da mãe. E como o Pará é um estado muito grande e a cidade onde mora minha família fica mais pro Tocantins do que pra capital do Pará, é bem mais fácil fazer a conexão por Palmas.
Como ela é uma cidade de passagem, eu nunca dei o devido interesse turístico a ela. Chego de avião, geralmente à noite e no dia seguinte, muito cedo, pego o carro e sigo pro Pará. Mas dessa vez foi um pouco diferente. Fui 1 dia antes embora de Redenção, o que me proporcionou 1 dia de Palmas e houve outra ocasião, que fiquei 4 dias em Palmas na casa de uma amiga muito querida e dessa forma, pude conhecer um pouquinho da cultura e hospitalidade local.
A cidade é linda. Planejada. Aliás, é a mais nova cidade planejada do Brasil, se não me engana ela data de 1989, muito novinha. A principio, ela me causa um certo estranhamento. Parece cidade fantasma, com pouco gatos pingados de um lado ou outro, quase ninguém anda a pé, as ruas dos bairros são desertas, os muros das casas são mais altos que as próprias, existe cerca elétrica das mais humildes às mais requintadas casas. O sol é crucificador. O ar é muito seco. Quase não venta. Mas Palmas é linda, cosmopolita, antenada, moderna. Tem um lago maravilhoso onde se pode apreciar o mais lindo pôr do sol daquelas bandas. Tem gente bonita, feliz, de bem com a vida. Tem cachoeiras, praias (sim, mesmo sem mar, tem praia, de água doce, claro).
Mas para mim, o ponto alto de Palmas é a ponte que liga esta cidade à vizinha Paraíso do Tocantins. Minha amiga me levou pra passear sobre a ponte. Ela é gigante. Tem 8 mil metros de extensão, se chama PONTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e atravessa o rio Araguaia (a praia dos tocantinenses e paraenses). A vista é maravilhosa. E, olha só, essa vez, tive a oportunidade de fotografar a ponte do alto. Sim, fomos de Redenção a Palmas de avião pequeno e pudemos passar sobre a ponte. Fiz muitas fotos, de todos os ângulos e de cima ela consegue ser ainda mais bonita e tão imponente quanto por terra.
Pra quem for a Palmas, existem 2 shoppings, um pequeno, mas que eu adoro, e um grandão novinho em folha que é um espetáculo. Para comer tem ótimos restaurantes e churrascarias (com espaço especial para crianças, interno, seguro e longe do calor) e bons hotéis. Para conhecer a cidade com tranqüilidade um fim de semana é suficiente.

15 comentários:

Silvinha disse...

Olá, Vivian!!!

Tô vendo que não sou só eu que amo a cidade de Palmas, né?
Sou mineira, mas já morei na cidade entre 2004 e 2005, mas como tenho irmãos que ainda moram por lá, sempre volto para matar as saudades.
Inclusive no passamos o carnaval deste ano lá e foi uma farra só, como vc pode conferir neste post aqui:
http://silvinhanovostempos.blogspot.com/2011/03/o-carnaval-com-super-atraso.html

Mas a ponte FHC, na verdade é a maior parte de aterro que fizeram quando represaram o rio para a construção da Hidrelétrica de Lajeado. É linda mesmo!!! A parte mais alta é a ponte de verdade que fica sobre o leito do Rio Tocantins e não do Araguaia. Muita gente confunde mesmo...
E concordo com vc: nesta época do ano, quando o calor é bravo os melhores lugares para ficar são ou dentro d'água ou na climatização dos shoppings e dos restaurantes.

Grande abraço e bom passeio!

Carol disse...

Meu pai gosta de Palmas, ele era um viajante, vendedor de roupas e lá fazia dinheiro, só reclamava do calor intenso. kkk Ele tinha algumas namoradas por lá também.
Pelas fotos, dá pra ver que é um lugar bonito, mas ai, de calor, basta aqui, o frio ficou 2 dias, foi embora e o sol está ardido.
Aproveite bastante.
Beijos

Vivian disse...

Si vinha, obrigada pela informação. Preciso corrigir o nome do rio.
Agora vou ali ler o se blog
Bjssss

Cora disse...

Que linda mesmo!

Claudia Liechavicius disse...

Vivian,
Você realmente atravessa o país para visitar sua família. Eu também não fico muit atrás. Meus pais moram no interior do RS e tenho que fazer uma bela viagem.
Adorei as fotos aéreas.
Aproveite para recarregar as baterias e rever suas raízes.
Beijo
Claudia

Mayara disse...

Oi Vivian. Não ha nada melhor que o colinho e a comidinha da nossa mãe não é? As fotos ficaram lindas. Bjs

Cheiro de Vanilla disse...

que lugar lindo, ainda quero conhecer esta capital.
Tambem tenho o sonho de conhecer as prais do Tocantins.
Coisa boa e ir dar uma mamadinha nao e?
Tambem faco isso assim que posso.
Bjs....

Val disse...

Oi Vivian,
leio sempre seu blog e gosto demais! Vc é muito divertida e prendada. Além de dar dicas ótimas. Sou do norte da Bahia e este mês vim visitar minha irmã, que mora em Canaã dos Carajás.Vim de carro, cruzando vários estados. Estou encantada com a beleza do nosso país. Ainda estou aqui no Pará e eu queria conhecer Palmas. Vou ver se tem uma rota boa no mapa. Obrigada pela dica.

Val disse...

Oi Vivian,
leio sempre seu blog e gosto demais! Vc é muito divertida e prendada. Além de dar dicas ótimas. Sou do norte da Bahia e este mês vim visitar minha irmã, que mora em Canaã dos Carajás.Vim de carro, cruzando vários estados. Estou encantada com a beleza do nosso país. Ainda estou aqui no Pará e eu queria conhecer Palmas. Vou ver se tem uma rota boa no mapa. Obrigada pela dica

peter disse...

Great site very interesting read thank you…cheers Peter

gabriela disse...

nossa, que fotos lindas!

bjbjbj

http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

Anônimo disse...

Ahhhhhh, q bonitinho tá o Adriel...
Um rapazinho! Que saudade.
Mil beijos

Manunamoral disse...

Lindonaaaa....

Parei contigo...como assim visitou minha cidade e não te vi???

Nosinhoraparecidaaaaaaaaaa que delicia que vc gostou daqui...quem é sua amiga? Ela faz scrap tb??? Haaa volta logo volta!!!

No mais suas artinhas são lindas sempre...amo!

Sumemooooo.

Bjotas Sonoras.

NoticiAndo com estilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NoticiAndo com estilo disse...

Coincidência! Por acaso entrei no seu blog e dei de cara com esse post lindo sobre a cidade onde moro! Adorei sua observação sobre a Palmas!

Bjos!

Andréa.