Bom, nem sei bem como começar esse texto, mas vamos lá. Desde julho me candidatei para participar do Intercâmbio Culinário, blog criado por 3 food blogueiras muito competentes Nana, Axly e Ameixa Seca, com a intenção de troca de receitas entre brasileiras e portuguesas. Minha parceira é a Guida do blog Bruxinha do Lar.
A princípio devíamos ter postado nossas receitas, em agosto, se não me engano. Mas aconteceram algumas coisas difíceis e pedi pra transferirem a nossa data de postagem. Contei com a colaboração da Guida, que foi muito atenciosa comigo e não pediu pra trocar de parceira (você é muito querida). E a minha primeira receita testada e que era pra ser postada foram as FARÓFIAS. Fiz, ficaram lindas, mas não gostei muito do sabor. Por mais que a gente coloque algumas especiarias o cheiro e o gosto dos ovos se pronunciam e pra mim isso não é bom.
Guida me passou algumas outras sugestões e acabei optando pelos pasteizinhos de nata - o famoso pastel de Belém - esses fizeram o maior sucesso aqui em casa e são muito práticos. Comprei massa folhada pronta, forrei as forminhas de empada e adicionei a parte líquida da receita. Muito simples e desomplicado. Marido já pergunta quando irei fazer de novo. Sinal de que são bons !!!
A experiência de participar de um intercâmbio com uma terra irmã é complicada pois percebemos que as receitas se misturam e chega um momento que não sabemos mais o que é brasileiro e o que é português e isso nos deixa numa sinuca de bico enorme, numa procura na internet de autorias, de propriedades e de esclarecimentos sobre as origens do prato. Achei totalmente enriquecedor pra mim, pois não tenho o costume de fazer isso nos pratos do dia-a-dia.
PASTÉIS DE NATA
ingredientes do creme:
60 g de farinha de trigo
meio litro de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
meio quilo de açúcar
250 ml de água
6 gemas
Reserve 100ml de leite e dissolva toda a farinha.
Ao restante do leite ferver a canela e a casca de limão.
Adicione o leite fervido em fio, sobre a farinha dissolvida mexendo sempre e levar pra ferver em fogo moderado, mexendo sem parar para não grudar no fundo da panela, quando levantar fervura desligue o fogo.
Misturar o açúcar com a água e deixar ferver 3 minutos exatos.
Misturar ao preparado anterior, deixando cair em fio e mexendo bem.
Quando esta mistura estiver quase fria, juntar as gemas, mexer e passar por uma peneira.
Forrar forminhas individuais com massa folhada (unte bem com margarina as forminhas pra poder desenformar sem problemas) e encher de creme as forminhas quase até em cima.
Levar ao forno quente - superior a 200º. O tempo de forno é de 15 minutos. Devem ficar tostadinhos por cima, quase queimados.
Guardei meus pasteizinhos na geladeira, dentro de um pote e fomos comendo durante a semana. Renderam 12 forminhas individuais e mais 2 massas redondas de uns 20cm de diâmetro.
22 comentários:
Vivian, isso está com uma imagem de tão cremoso! deu até água na boca. Parabéns por essa participação, deve ser bem gostos trocas experiências além mar né?!
Bjs
Nossaaaaaa....
amei!Aqui em casa, não duraria 2 dias...
É simples trabalhar com essa massa pronta? Tenho dificuldades com doces...
Parabéns pelo blog!!!
beijocas
Que legal essa troca , adorei !!!
Sobre a filha ir embora , nem me fale , a Marília quer medicina , aqui não tem , então snif ... Se ela passar vai pra Itajaí , se não vai pra Curitiba fazer positivo ... Ela acabou de fazer 17 ,e a Bia (12), essa ainda fica comigo mais um pouquinho , hehehe ...
Bjuss*
Se saiu muito bem, ficaram lindos. Amo esses pasteis.
beijos
Muito bonitos que ficaram os pásteis de nata, experimente pôr um pouco de canela em pó, por cima e vai ver como são bons, e se forem mornos, melhor ainda, Ví parabéns pela participação, eu compreendo que deve ser complicado, cozinhar de outra maneira, mas olhe no fundo vai bater tudo no mesmo, beijinho.
Você intepretou bem a receita e o resultado ficou ótimo.
Quanto a pergunta que você fez lá no Cafezinho (se o lombo não havia ficado seco)...não, ele ficou bem gostoso. Sempre antes de levar o lombo ao forno eu passo ele no óelo, dou uma fritada de todos os lados para corar, só então ponho no forno. Assim diminui o tempo de forno e ele não resseca. Outro detalhe é ir regando a carne com o molho.
Bjs!
Que lindos que ficaram. Um pouquinho de açúcar de confeiteiro e canela em pó por cima e ficam esplêndidos :)
Vivian querida,
Adorei esta receita! Eu adoro pasteis de nata, é o doce portugues que mais gosto!! Esta com certeza vai para o meu caderninho e farei em breve!!
Ficaram lindos, e parecem deliciosos!! Seria uma otima sobremesa para o meu almoço do dia 25! Depois te conto o sucesso!!
Muitos beijinhos
Querida,
delícia de intercâmbio, hein?
By the way, te indiquei para o Best Blogs Brazil 2008 na categoria culinária. Ainda não está aparecendo, porque o dono do concurso não atualizou. Mas confira!
http://bestblogsbrazil.com/2008/
Beijo e obrigada pelos sempre carinhosos comentários.
Sinto você tão pertinho!
oi vivian! vim retribuir a visita... e encontro pastéis de belém! sou apaixonada!!! sempre que vou a lisboa, passo por lá e me delicio!!! bjs e volte sempre - seja super bem-vinda! eu voltarei sempre, pois adoro cozinhar!
Oi Vivian! Bela participação, ficaram lindos! A foto dentro do forno ficou D+ !
Beijinhos
Adoro pasteis de nata e como muitas vezes.Mas nunca
consegui fazer. Tenho que tentar um dia destes.
Bjos
Docestemperos
Gente..se for tão gostoso qto é bonito...jesus..socorre...
to salivando..rs..
beijos
Ei....2 dias sem blogar ??? Cadê vc ???? rs
Espero que esteja bem !!! Só ocupadíssima com as receitas do Natal. Coloca umas de sobremesa tá...mas bem facinhas pq eu sou um brucutu na cozinha !!!
beijim
Ei....2 dias sem blogar ??? Cadê vc ???? rs
Espero que esteja bem !!! Só ocupadíssima com as receitas do Natal. Coloca umas de sobremesa tá...mas bem facinhas pq eu sou um brucutu na cozinha !!!
beijim
OI Vivian, agradeço de coração suas visitinhas e comentários, e quero desejar um Natal de muita paz e que 2009 seja repleto de saúde e alegria! Feliz Natal e Boas festas!! Beijos
Ai, adoro isso, mas nunca tinha pensado em fazer em casa e nem parece tão difícil. Hummm....
Beijos
uauu uau uauu que delícia e lindos eles ficaram!
Huuumm bateu uma vontade...
Bjks
Ficaram lindos seus pasteis...beijinho
Seus pastéis ficaram lindos. Quando fiz esses pastéis, não usei o grill e eles ficaram sem esse queimadinho característico, mas estavam bem gostosos.
Bjs.
Vivian
A sua participação no intercambio não podia ser melhor!Pasteis de nata ou belem,é um doce da minha terra(Lisboa)que adoro.Ficaram lindos!
Bj
Amei a receita e eu amo Pastéis de Belém - os do Habib's eheheh porque os meus, afff!
Pergunta de leigo: já que açúcar, farinha, água e ovo vão tudo prá mesma panela mesmo... não fica mais fácil botar tudo junto? (ai, as portuguesas vão me matar)
Quero entender qual a ciência de fazer o creme todo em etapas. Sério, é pergunta de quem não entende nadica de cozinha, tá? Não me leve a mal...
E mais uma perguntinha: o que vc colocou para que ele ficasse mais escurinho no meio?? Os meus não ficam assim....snif!
Mas anotei tudo direitinho e, como meu gordinho ama esse doce, vou fazer do jeitinho que vc colocou.
Beijocas flor!!!
Postar um comentário