
essa de boca aberta sou eu, o Adriel viajou de pijama rs, e minha irmã Gisele tomando o café da manhã rs

essa é a ponte FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, linda, imponente.

olha Palmas aí encima

nessa montagem acima, a primeira foto à esquerda é Palmas e as outras são do rio Araguaia

vejam as ilhas de areia que formam quando o rio está baixo. É isso que chamamos de praia, ´verão vai de meados de junho até agosto, às vezes setembro, mas o auge é julho, depois disso tem muita murissoca (mosquito)

essa foto é ainda sobrevoando nossa cidade. Vejam a camada de fumaça. Os fazendeiros aproveitam a época da seca para queimar a terra, ô pecado !!!
A cidade de Palmas – To, pra mim é um “meio caminho” para chegar à casa de minha família, no sul do Pará. Costumo dizer que é uma “aventura” visitar meus parentes, pois moro no interior do Paraná e eles, no interior do Pará. Atravesso o país de mala, cuia e filhos para mamar um pouco na teta da mãe. E como o Pará é um estado muito grande e a cidade onde mora minha família fica mais pro Tocantins do que pra capital do Pará, é bem mais fácil fazer a conexão por Palmas.
Como ela é uma cidade de passagem, eu nunca dei o devido interesse turístico a ela. Chego de avião, geralmente à noite e no dia seguinte, muito cedo, pego o carro e sigo pro Pará. Mas dessa vez foi um pouco diferente. Fui 1 dia antes embora de Redenção, o que me proporcionou 1 dia de Palmas e houve outra ocasião, que fiquei 4 dias em Palmas na casa de uma amiga muito querida e dessa forma, pude conhecer um pouquinho da cultura e hospitalidade local.
A cidade é linda. Planejada. Aliás, é a mais nova cidade planejada do Brasil, se não me engana ela data de 1989, muito novinha. A principio, ela me causa um certo estranhamento. Parece cidade fantasma, com pouco gatos pingados de um lado ou outro, quase ninguém anda a pé, as ruas dos bairros são desertas, os muros das casas são mais altos que as próprias, existe cerca elétrica das mais humildes às mais requintadas casas. O sol é crucificador. O ar é muito seco. Quase não venta. Mas Palmas é linda, cosmopolita, antenada, moderna. Tem um lago maravilhoso onde se pode apreciar o mais lindo pôr do sol daquelas bandas. Tem gente bonita, feliz, de bem com a vida. Tem cachoeiras, praias (sim, mesmo sem mar, tem praia, de água doce, claro).
Mas para mim, o ponto alto de Palmas é a ponte que liga esta cidade à vizinha Paraíso do Tocantins. Minha amiga me levou pra passear sobre a ponte. Ela é gigante. Tem 8 mil metros de extensão, se chama
PONTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e atravessa o rio Araguaia (a praia dos tocantinenses e paraenses). A vista é maravilhosa. E, olha só, essa vez, tive a oportunidade de fotografar a ponte do alto. Sim, fomos de Redenção a Palmas de avião pequeno e pudemos passar sobre a ponte. Fiz muitas fotos, de todos os ângulos e de cima ela consegue ser ainda mais bonita e tão imponente quanto por terra.
Pra quem for a Palmas, existem 2 shoppings,
um pequeno, mas que eu adoro, e
um grandão novinho em folha que é um espetáculo. Para comer tem ótimos restaurantes e churrascarias (com espaço especial para crianças, interno, seguro e longe do calor) e bons hotéis. Para conhecer a cidade com tranqüilidade um fim de semana é suficiente.