essa de boca aberta sou eu, o Adriel viajou de pijama rs, e minha irmã Gisele tomando o café da manhã rs
essa é a ponte FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, linda, imponente.
olha Palmas aí encima
essa é a ponte FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, linda, imponente.
olha Palmas aí encima
nessa montagem acima, a primeira foto à esquerda é Palmas e as outras são do rio Araguaia
A cidade de Palmas – To, pra mim é um “meio caminho” para chegar à casa de minha família, no sul do Pará. Costumo dizer que é uma “aventura” visitar meus parentes, pois moro no interior do Paraná e eles, no interior do Pará. Atravesso o país de mala, cuia e filhos para mamar um pouco na teta da mãe. E como o Pará é um estado muito grande e a cidade onde mora minha família fica mais pro Tocantins do que pra capital do Pará, é bem mais fácil fazer a conexão por Palmas.
Como ela é uma cidade de passagem, eu nunca dei o devido interesse turístico a ela. Chego de avião, geralmente à noite e no dia seguinte, muito cedo, pego o carro e sigo pro Pará. Mas dessa vez foi um pouco diferente. Fui 1 dia antes embora de Redenção, o que me proporcionou 1 dia de Palmas e houve outra ocasião, que fiquei 4 dias em Palmas na casa de uma amiga muito querida e dessa forma, pude conhecer um pouquinho da cultura e hospitalidade local.
A cidade é linda. Planejada. Aliás, é a mais nova cidade planejada do Brasil, se não me engana ela data de 1989, muito novinha. A principio, ela me causa um certo estranhamento. Parece cidade fantasma, com pouco gatos pingados de um lado ou outro, quase ninguém anda a pé, as ruas dos bairros são desertas, os muros das casas são mais altos que as próprias, existe cerca elétrica das mais humildes às mais requintadas casas. O sol é crucificador. O ar é muito seco. Quase não venta. Mas Palmas é linda, cosmopolita, antenada, moderna. Tem um lago maravilhoso onde se pode apreciar o mais lindo pôr do sol daquelas bandas. Tem gente bonita, feliz, de bem com a vida. Tem cachoeiras, praias (sim, mesmo sem mar, tem praia, de água doce, claro).
Mas para mim, o ponto alto de Palmas é a ponte que liga esta cidade à vizinha Paraíso do Tocantins. Minha amiga me levou pra passear sobre a ponte. Ela é gigante. Tem 8 mil metros de extensão, se chama PONTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e atravessa o rio Araguaia (a praia dos tocantinenses e paraenses). A vista é maravilhosa. E, olha só, essa vez, tive a oportunidade de fotografar a ponte do alto. Sim, fomos de Redenção a Palmas de avião pequeno e pudemos passar sobre a ponte. Fiz muitas fotos, de todos os ângulos e de cima ela consegue ser ainda mais bonita e tão imponente quanto por terra.
Pra quem for a Palmas, existem 2 shoppings, um pequeno, mas que eu adoro, e um grandão novinho em folha que é um espetáculo. Para comer tem ótimos restaurantes e churrascarias (com espaço especial para crianças, interno, seguro e longe do calor) e bons hotéis. Para conhecer a cidade com tranqüilidade um fim de semana é suficiente.
15 comentários:
Olá, Vivian!!!
Tô vendo que não sou só eu que amo a cidade de Palmas, né?
Sou mineira, mas já morei na cidade entre 2004 e 2005, mas como tenho irmãos que ainda moram por lá, sempre volto para matar as saudades.
Inclusive no passamos o carnaval deste ano lá e foi uma farra só, como vc pode conferir neste post aqui:
http://silvinhanovostempos.blogspot.com/2011/03/o-carnaval-com-super-atraso.html
Mas a ponte FHC, na verdade é a maior parte de aterro que fizeram quando represaram o rio para a construção da Hidrelétrica de Lajeado. É linda mesmo!!! A parte mais alta é a ponte de verdade que fica sobre o leito do Rio Tocantins e não do Araguaia. Muita gente confunde mesmo...
E concordo com vc: nesta época do ano, quando o calor é bravo os melhores lugares para ficar são ou dentro d'água ou na climatização dos shoppings e dos restaurantes.
Grande abraço e bom passeio!
Meu pai gosta de Palmas, ele era um viajante, vendedor de roupas e lá fazia dinheiro, só reclamava do calor intenso. kkk Ele tinha algumas namoradas por lá também.
Pelas fotos, dá pra ver que é um lugar bonito, mas ai, de calor, basta aqui, o frio ficou 2 dias, foi embora e o sol está ardido.
Aproveite bastante.
Beijos
Si vinha, obrigada pela informação. Preciso corrigir o nome do rio.
Agora vou ali ler o se blog
Bjssss
Que linda mesmo!
Vivian,
Você realmente atravessa o país para visitar sua família. Eu também não fico muit atrás. Meus pais moram no interior do RS e tenho que fazer uma bela viagem.
Adorei as fotos aéreas.
Aproveite para recarregar as baterias e rever suas raízes.
Beijo
Claudia
Oi Vivian. Não ha nada melhor que o colinho e a comidinha da nossa mãe não é? As fotos ficaram lindas. Bjs
que lugar lindo, ainda quero conhecer esta capital.
Tambem tenho o sonho de conhecer as prais do Tocantins.
Coisa boa e ir dar uma mamadinha nao e?
Tambem faco isso assim que posso.
Bjs....
Oi Vivian,
leio sempre seu blog e gosto demais! Vc é muito divertida e prendada. Além de dar dicas ótimas. Sou do norte da Bahia e este mês vim visitar minha irmã, que mora em Canaã dos Carajás.Vim de carro, cruzando vários estados. Estou encantada com a beleza do nosso país. Ainda estou aqui no Pará e eu queria conhecer Palmas. Vou ver se tem uma rota boa no mapa. Obrigada pela dica.
Oi Vivian,
leio sempre seu blog e gosto demais! Vc é muito divertida e prendada. Além de dar dicas ótimas. Sou do norte da Bahia e este mês vim visitar minha irmã, que mora em Canaã dos Carajás.Vim de carro, cruzando vários estados. Estou encantada com a beleza do nosso país. Ainda estou aqui no Pará e eu queria conhecer Palmas. Vou ver se tem uma rota boa no mapa. Obrigada pela dica
Great site very interesting read thank you…cheers Peter
nossa, que fotos lindas!
bjbjbj
http://maeporacaso.spaceblog.com.br/
Ahhhhhh, q bonitinho tá o Adriel...
Um rapazinho! Que saudade.
Mil beijos
Lindonaaaa....
Parei contigo...como assim visitou minha cidade e não te vi???
Nosinhoraparecidaaaaaaaaaa que delicia que vc gostou daqui...quem é sua amiga? Ela faz scrap tb??? Haaa volta logo volta!!!
No mais suas artinhas são lindas sempre...amo!
Sumemooooo.
Bjotas Sonoras.
Coincidência! Por acaso entrei no seu blog e dei de cara com esse post lindo sobre a cidade onde moro! Adorei sua observação sobre a Palmas!
Bjos!
Andréa.
Postar um comentário