Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2008

GELÉIA DE JABUTICABA DA SOGRA

GELÉIA DE JABUTICABA DA SOGRA


Hoje serei econômica nas fotos e nas palavras.
Semana passada sogrita mandou um pote de geléia de jabuticaba. Ela adora fazer compotas. Tem de marmelo, de amoras, de laranja, de abóbora, de banana ... enfim, acho que ela faz compota de tudo !!!!! Essa geléia ficou tão perfeita que não resisti e pedi pra ela me explicar direitinho o modo de fazer.
GELÉIA DE JABUTICABA
1 medida de jabuticaba
2 medidas de açúcar
água
Primeiro coloque a jabuticaba numa panela com água e ferva por uns 15 minutos. Desligue o fogo. Com um amassador, colher de pau ou sei lá o quê, amasse as jabuticabas dentro dessa panela onde ela foi fervida. Vai virar uma pasta. Passe essa pasta pela peneira. Refugue o que ficar na peneira. Leve esse líquido que se formou pra ferver com o açúcar que está reservado. Veja bem, a medida de açúcar é de quando as jabuticabas estão ainda in natura e não o que rendeu depois de aferventada. A partir desse ponto, você terá que ter um "tato" pra fazer a geléia. Eu costumo cozinhar bastante, sempre mexendo pra não grudar no fundo da panela. Para guardar, você pode esterilizar vidros de conseva como palmito e azeitonas (lave bem, leve pra ferver com um pouco de vinagre branco). Depois que adicionar a geléia dentro desses vidros, caso queira lacrar pra ser consumido daqui alguns meses, basta tampar bem o pote, e levar ao fogo numa panela larga, forrada com um pano de prato no fundo e com água só até a tampa que deve estar de cabeça para baixo. Pelo menos, é dessa forma que faz a sogrinha. Eu nunca fiz essa etapa em casa porque sempre faço geléia o suficiente pra ser consumida em 1 semana.
Espero que gostem.

31 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Doce Geléia...vi que conseguiu tirar aquele coisa ali a tapar o titulo ...eu tirei a minha eliminando a ultima frase do código html , não sei se dá com o seu...beijinho

Helena disse...

Tenho imensa curiosidade sobre esse fruto,que aqui não há.Tambem faço compota de quase tudo!
Bj

Viviany disse...

Gostar é pouco , ameeeiii !!! Adoro jabuticabas , mais nunca fiz a geléia , só a mami ... Vou tentar ...
Bjuss*

Axly disse...

Uma geléinha dessas é sempre bom, deve mesmo ficar bem gostosa^^
Adorei a cor.
Kisss^^

ameixa seca disse...

Jabuticaba... quem me dera que existissem essas frutas aqui :) Tem uma cor linda!

Zé Roberto disse...

Olá menina, td bem?

Estava viajando pelos blogs de receitas e encontrei essa delícia de página, me desculpe mas estarei sempre por aqui te visitando.

Tenha uma linda tarde, bjus no coração e parabéns pelo blog...

. disse...

Uauuu... simples assim? Vou tentar fazer para nossos cafés da manhã em família. Depois te conto como fucou! Bjos

Rosangela Neri disse...

Quando as jabuticabas aparecerem vou experimentar com certeza! Bjs e boa semana!

Suzana Inglez (Suka) disse...

Hummm...que delícia!

Mari disse...

Vivi eu amo demais da conta jabuticaba in natura, doces, geléias, tudo com ela!!
Uma pena que meu marido nao gosta (chato... kkkk), entao, tenho pouco em casa.. sniff.. mas eu amo demais da conta, hummmmmmmmmmm... essa geleia tá linda, linda, linda... que delicia viu!! Bjão flor.

Glau disse...

nada como uma geleinha caseira! esta sua sogrinha só aparece com coisas boas...

Chris disse...

Carambaaaa!! Fazer geleia de jabuticaba e simples assim?? Quero dizer... precisa do tato , mas mesmo assim, e um conceito simples! Amei a dica!!
Bju bju~~

Luciana Macêdo disse...

Geléia já é gostosa, caseira então nem se fala. Adoro com bolachinhas.
Bjs!

Luciana Macêdo disse...

Voltei, agora é minha vez de pedir ajuda. Como faço para colocar um template no meu blog (como os seus cupcakes, outro é claro). Acho bom variar o visual. Caso possa me ajudar o e-mail é:

luciana.loyola.macedo@gmail.com

Bjs!

Edna Fadinha disse...

Oi querida, tem uma carinho pra vc lá no meu blog.Passa depois e pega.
Tbm adoro geleias e essa huuuummmm.
Bjs

Edna Fadinha disse...

Vivian,me passa seu e-mail ou msn para que eu possa te ajudar com a tal da"etiquetinha".tentei te passar por aqui mas não consigo.
Bjs

saltapocinhas disse...

só me falta saber o que é jabuticaba!!

Natália Eleutério disse...

Nunca comi nem conheço a famosa da jabuticaba a não ser numa novela em que a jabuticaba era o tema central....agora esse docinho da sogra é uma delícia e tem a cor igual ao doce de amora que eu adoro e tb faço todos os anos, doce de vários frutos, bjs

laila radice disse...

depois q proveia geleia de jabuticaba nao quero outra...é minha preferida!!!bjs

Andrea Dohashi disse...

Eu não comi ainda!
Mas a cor, e a consistência estão lindos!
Pena que aqui eu não as encontre!
Vou ter que esperar um pouquinho para provar!
Beijos.

Karla disse...

Estou com a Ameixinha, podiam haver dessas frutas aqui...está linda..

beijinhos =)

Unknown disse...

a sua geléia está com uma cara ótima!
agora é tempo de jabuticaba, comi na semana passada uma que minha amiga fez e ficou demais, vou tentar fazer, a sua receita parece simples, tenho jabuticabas que vieram do sitio, vamos ver no que vai dar!

muito bom seu blog!
bjs
Ju

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Linda e com certeza deliciosa esta geléia.
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Talma disse...

Só passei para de teixar um beijinho e respirar o ar desta cozinha. Beijocas!

Tânia N. disse...

Que delícia, nós queremos, BUÁ!

Carolina Giannini disse...

Oi, Vivi!!! Passei por aqui sim! Aliás, venho todos os dias!!! Mas as vezes é corrido e não deixo recado!!! Queria escrever naquele seu post sobre filhos. Não li as outras opiniões, mas vou te dizer uma coisa: filho é uma delícia, a melhor coisa do mundo, mas exige muito da gente! E eu entendo perfeitamente teus receios e tudo o que vc ponderou... E é uma decisão tão séria, e tão particular, que vc deve seguir o que manda o seu coração sem se preocupar com a opinião dos outros. Não dá pra ter filho pq a sociedade acha que um filho é pouco, por exemplo! Pelo menos, é o que eu acho. E no mais, a decisão acaba sendo mesmo do casal. Só vcs pra avaliarem a situação!
No mais, suas receitas como sempre me dão água na boca!!! Amo amoras, e tenho uma receita de calda de amoras com sorvete (de flocos) que tb é uma maravilha! E semana que vem quero faazer o sequilho de leite condensado! Daí te conto!
bjo gde!!!

Margaretss disse...

passei direto pela foto e vim direto pro comentario...
uma hora dessas se vejo esse negocio docinho ai, se leio a receita, a unica solucao vai ser ir na geladeira e ando fugindo dela...
minhas instrucoes nao deram certo? pra tirar o treco la de cima do titulo da postagem?

Unknown disse...

Oi Vivian, adorei a receita. Lá no meu quintal tem um pé de jaboticaba, e nunca conseguimos consumir tudo. Meu marido faz o licor, que também é muito gostoso. Vou tentar fazer a compota. Beijos querida.

Filipa disse...

Aí está um fruto que não conheço nem faço a mínima ideia de como seja mas tenho muita curiosidade em relação ao seu sabor. A geleia está com um ar delicioso!

beijinhos

Eli disse...

Jaboticaba é um luxo! Está linda, linda essa geléia. Tão simples de fazer que assim que encontrar na feira vou comprar. Delícia!

www.saboresdalica.blogspot.com

Ana Regiane Ivanski disse...

Hummmm... dá até pra sentir o gostinho da geléia....

Ultimamente,depois do puxão de orelha da nutricionista, estou fazendo geléia,composta e doces usando o adoçante em pó próprio para forno e fogão.
Esta semana vou fazer de abóbora.
beijocas
Re