Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

VIAGEM COM CRIANÇAS - PARTE III - AVIÃO

Viajar é muito bom, levar os filhos é maravilhoso porque você sempre sabe o que estão fazendo, comendo, precisando. Viajar sem eles também é muito bom, principalmente pro casamento, mas dá uma peninha de deixar as crianças. Tudo que eu vejo, penso na Kiara hihi, se vou comer algo penso: ela ia adorar isso aqui. Se vejo o cartaz de um filme, fico imaginando que ela poderia estar junto pra assistir e assim por diante. Mãe é uma coisa mesmo. Bem, mas vamos ao assunto de hoje: viajar de avião.
Eu já fui abordada muitas vezes por pessoas que nunca viajaram de avião e vêm me perguntar como fazem isso ou aquilo. Partindo do pressuposto de que todos vocês já viajaram de avião, eu só vou dizer como fazer com as nossas "malinhas", quer dizer, filhos !!
Quando fizer o check-inn, procure chegar com antecedência pra pegar um bom lugar no avião. Aí, você vai pedir à atendente da companhia aérea pra te colocar na primeira fileira pois está sozinha e se precisar de ajuda dos comissários será mais fácil chamar. Eu sempre consegui isso. Mas fique atenta, nessa fileira geralmente sentam as crianças que viajam desacompanhadas dos pais e que estão sob responsabilidade da companhia aérea, então é a maior bagunça, principalmente se for período de férias escolares. Eu já peguei parceirinhos de poltrona muito queridos e bons de papo e ainda por cima me ajudaram na tarefa de entreter a Kiara.
Depois de muito sofrer carregando bebê num braço, mala de bebê no outro, minha bolsa, boneca e etc, descobri que posso ir até a porta do avião com o carrinho do bebê!! Sério gente, queria me matar quando descobri isso. Eu nem pensava que podia porque sempre no check-inn a mocinha pede pra despachar tudo, e eu sempre despachava o carrinho, tonga !! Então, minha primeira dica é essa tá?!! Ah, e quando você chegar à porta da aeronave, peça educadamente pra comissária guardar o seu carrinho no bagageiro de cima, pois está sozinha e tem dificuldades pra andar com seu filho no colo, dessa forma, quando o avião aterrisar, o carrinho do bebê estará na porta da aeronave te esperando.
Se você estiver viajando sozinha e com bebê de colo, reze pra não sentir vontade de ir ao banheiro durante o voo, sério, mas se estiver muito apertada, não se intimide, peça pra comissária segurar seu filho um minutinho, é o jeito.
Dentro do avião faz frio e se for voo internacional, o frio é maior ainda, portanto, nunca esqueça de levar agasalho e uma mantinha pra cobrir seu filho. Algumas vezes precisei de manta e a comissária me deu, mas outras 2 vezes, pedi e náo fui atendida.
Nos voos nacionais você pode entrar com um monte de porcariadas de comida no avião, em viagens pra fora do país eles são extremamente rigorosos e quase nada passa pela alfândega. Vale checar com a companhia aérea sobre isso antes de embarcar. Digo isso de carteirinha, pois a Kiara, com 3 anos só tomava suco de soja e não nos deixaram embarcar com ele, e a menina passou mais de 12 horas sem o mamá dela, maior pecado. Agora me informei sobre a alimentação do Adriel e fiquei sabendo que podemos embarcar, em voos internacionais com as papinhas da Nestlé, mas embaladas individualmente em sacos zip e na quantidade necessária pra viagem. Menos mal, porque fazendo as contas, em 8h, Adriel come pelo menos, 3 papinhas.
Diversão: quando viajo com a Kiara costumo levar uma malinha de coisas pra ela, e faço a própria escolher o que quer pôr perto durante o voo. Geralmente, dvd portátil (se fizer conexão, leve o carregador de dvd, nos saguões dos aeroportos têm tomadas e você pode recarregar), uns 3 filmes bastam. Papéis e lápis de cor pra desenhar,barbies e livrinhos pra eu ler pra ela.
Se seu filho já sabe encher balão, vale a pena levar e deixar essa brincadeira pro momento do pouso. Uns 10 minutos antes do avião pousar a criança começa a sentir pressão nos ouvidos. Nessa hora, mande encher balão que alivia. Outra dica é dar chicletes pra mascar, mas a minha filha não gosta, então uso balões. Se o seu filho for ainda bebê, deixe pra amamentá-lo nesse momento, pois a movimentação de sugar e engolir alivia a pressão nos tímpanos.
Bom, acho que é isso. O essencial eu falei. Se alguém tiver dicas a acrescentar, pode deixar um recadinho, ok?!!!
Não vou falar sobre viagem de ônibus porque ainda não tive essa experiência com as crianças, mas se você viaja de ônibus e quer compartilhar conosco, por favor, não se acanhe, contribuições são sempre bem-vindas.
No mais, aproveitem ao máximo viajar com seus filhos, pois chegará um dia que eles irão querer viajar sozinhos ou com a tribo deles.
bjks

Um comentário:

Soraia Medeiros disse...

Vivian, vc não contou da viagem em si. Que tal a Disney com 2 pimpolhos? Levei o meu quando ele tinha 7 anos e foi uma delícia, mas agora até eu estou querendo ir de novo, ele está com 16, imagine só...
Conte em outro post, ok?
Bjs,

Soraia
www.espacosoraia.blogspot.com