Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

tortinha de morango









Outro dia eu passei no blog da Fabiana e vi essa receita. Achei tão simples e com ingredientes que eu tinha em casa que resolvi me arriscar. Aproveitei para usar uma farinha de trigo integral que tenho aqui em casa e que não usamos com frequência. A massa ficou muito saborosa, dá pra comer pura, sem recheio algum.



No domingo fizemos um almoço para alguns amigos e as tortinhas foram todas, não sobrou uma para contar história. Sinal de que ficaram boas, né?!!



massa:
100g manteiga sem sal, temperatura ambiente (não muito mole)
1/3 xícara (70g) açúcar
1 gema grande
1 xícara (140g) farinha de trigo
2 ½ colher (sopa) achocolatado


recheio:

½ xícara creme de leite
100g de chocolate bem picadinho

Comece pela massa.

Coloque a manteiga + açúcar numa bacia e misture a massa até ficar homogênea e cremosa. Em seguida coloque a gema, misture bem. Eu fiz isso com as mãos. Numa tigela misture a farinha e cacau em pó. Adicione a mistura de farinha, tudo de uma vez, e mexa até incorporar.

Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30-60min. Passado o tempo, divida a massa em bolinhas de 3cm, e pressione a massa em forminhas de torta, de 6cm* de diâmetro, previamente untadas.

Retire os excessos da massa e retorne a massa moldada à geladeira por 30min. Pré-aqueça o forno a 175ºC , coloque as forminhas numa assadeira e leve ao forno. Deixe assar por uns 30 minutos. Retire do forno e pressione levemente a massa recém-assada com o cabo de uma colher de pau, isso ajudará a abrir espaço para caber mais recheio. Deixe esfriar completamente. Desenforme as tortinhas.

Numa panelinha coloque o creme de leite e leve ao fogo até abrir fervura. Desligue o fogo e despeje o chocolate picadinho, deixe assim por 1 min, depois mexa bem até o chocolate derreter completamente. Se ainda restar pedacinhos de chocolate não derretidos, retorne ao fogo, em banho-maria, até derreter tudo. Espere esfriar e adicione essa ganache nas tortinhas. Leve à geladeira por 1hora, ou até a ganache firmar. As tortinhas podem ser guardadas na geladeira por até 3 dias, mas a massa poderá ficar bem mole.


No blog da Fabi está melhor explicado. Corram lá.


Bjsssssssssss

7 comentários:

Carol disse...

Ainda bem que olhar não engorda kkk.
Beijos

Simone disse...

Eu querooooo!

ameixa seca disse...

Que tortinhas maravilhosas :)

Mayara disse...

Hum... Muito muito muito fácil, e com ingredientes que temos sempre na dispensa. Adorei. Beijos para você!

Fabiana disse...

Vivian,
Adoro voltar, e encontrar essas surpresas maravilhosas.
obrigada por citar o meu blog!
E acho que vai rolar um repeteco aqui em casa...kkkk
estou aproveitando o máximo a epoca dos morangos.
beijos

Mari Hart disse...

Qdi vi o título do post ontem, jurei p/mim mesma que nem viria ver... e cá estou eu! rs... morry.

Claudia Liechavicius disse...

Vivian
Duas coisas que adoro: chocolate e morango. E para completar (e não deixar a consciência pesada) farinha integral. Perfeito.
Beijo
Claudia