Pesquisar este blog

domingo, 30 de março de 2008

DE VOLTA AOS PROJETOS DA CASA

Tcharan!!! eu nao me esqueci dos meus projetos, alias, penso neles umas 12h por dia, e bem por isso dei um tempo aqui e postei receitinhas so pra nao enlouquecer.
Fazer uma reforma na casa requer muito empenho. Eu adoraria entregar as chaves de casa pra um responsavel e so voltar quando as obras estivessem concluidas. Mas dai o medo é grande tambem, vai que façam as coisas de uma forma que eu nao aprovo? Vai que na falta de um detalhe que eu escolhi substituam por outro que eu nao irei gostar??
Agora estou na fase dos orçamentos. Primeiro peguei os projetos, escolhi qual me agradou mais e fui atras de orçamento de pedreiro, colocador de piso, preço dos pisos, gesso, iluminaçao, eletricista, encanador, sistema de gas, vidraçaria, etc etc etc
Nossa, que bom se no projeto ja constassem todos esses itens. Até mesmo tenho que ver os preços de coifa, cadeiras pra bancada, mesa da cozinha, tvs de lcd, sofa e puf do escritorio, fornos embutidos ... bom, ja deu pra ver o meu drama, né? E pra piorar a situaçao, houve um vasamento dentro do balcao do meu banheiro e pimba, apodreceu inteirinho. O cheiro esta horrivel. Dai tive que mudar um pouco os planos, iriamos arrumar primeiro aqui embaixo, e so depois o nosso quarto, mas me parece que teremos que inverter as prioridades...

O ESCRITORIO


OLHA SO O ESPAçO QUE SOBRA!!! SE EU NAO QUISER POR UM SOFA ALI, POSSO FAZER UM BAILE NESSE SALAO RS

Esse cantinho ai ja pedi pra mudar. Antigamente tinhamos um armario ali, e nao da certo, ele mofa. Apodreceu, tiramos e jogamos fora, e agora nao quero que aconteça o mesmo com esses moveis. Ai so da pra fazer prateleiras abertas e sem estrutura de fundo, pra poder respirar.










COZINHA


Pedi pra mudar essa ilha. Acho que ficou muita coisa acumulada ali no canto da churrasqueira. Sem contar, que nao foi planejada uma cuba com torneira ali.
Vista do lado de dentro da ilha da churrasqueira








Quando recebi este projeto, detectei algumas coisas que ficaram a desejar e pedi uma reformulaçao. Assim que for entregue o novo, coloco as fotos aqui.

sábado, 29 de março de 2008

BEM-CASADOS

Essa receita ja tem algum tempo que fiz, pra ser sincera, foi ano passado. Antes de chegar a que esta ai embaixo, eu fiz inumeras outras receitas que me renderam muito desperdicio de material e fiquei bem frustrada. Eu nao admitia errar algo tao simples. Mas cheguei a conclusao que deve ser por isso que cobram tao caro por esses bolinhos maravilhosos.
Bom, acertando a receita, fiz bem-casados pro noivados do meu cunhado e tambem de lembrança pros adultos no aniversario da minha filha. Posso dizer que todos que comeram elogiaram.

BEM CASADOS QUE DERAM CERTO


peguei 8 ovos separados, bati as claras em neve, bem duras, duras mesmo, juntei o suco de meio limão, aí comecei a colocar 6 colheres de açúcar de confeiteiro peneiradas, e continuei a bater, depois juntei as gemas uma a uma, e bati mais uns 5 min. Desliguei a batedeira e coloquei 6 colheres de farinha de trigo e meia colher de fermento em pó peneirado, uma a uma e fui mexendo de baixo para cima, bem devagar, com muito carinho.
Assim que terminei, levantei a colher e a massa não caiu. Cortei círculos de papel manteiga do tamanho que queria que ficassem os bolinhos e coloquei na forma anti-aderente. Peguei um saco de plástico, e coloquei a massa e fui preenchendo os círculos de papel manteiga fazendo montinhos altos, e coloquei no forno pré aquecido morno. Deixei uns 20 min, tirei do forno, eles não abaixaram e ficaram num tamanho ideal. Usei doce de leite que compro na Argentina, aquele que tem uma vaquinha na frente, para o recheio e depois de recheados passei no açúcar de confeiteiro. Com a umidade da massa, junto com o açúcar de confeiteiro, depois de algumas horas descansando cria-se uma casquinha crocante ao redor, e é essa casquinha que sela o bem casado pra que ele tenha mais durabilidade, e posso afirmar que quanto mais velho ele fica, mais gostoso passa a ser.

quinta-feira, 27 de março de 2008

BATATA SUIçA




Mais uma receita tirada do giga da Vania, daqui a pouco ela vai começar a me cobrar direitos autorais kkkk
Fiz hoje para o almoço. Ficou muito bom, mas pra variar, a jumenta aqui tinha que cometer um deslize. Exagerei no sal. Td bem, comemos com uma jarrona de suco ao lado rs
RECEITA:
- 1kg (mais ou menos) de batata inglesa cozida com casca,na água e sal. Lavar bem as batatas, cozinhar em água fervendo por 8 minutos (só colocar as batatas quando a água estiver fervendo), retirar a pele e levar para gelar no freezer mais ou menos 10 minutos e depois ralar no ralo grosso (tipo batata palha).
Tempere à gosto com sal, pimenta e ervas (eu usei Sazon).Montagem:Em uma frigideira antiaderente, sem gordura, prensar bem a batata com as mãos, até ficar bem firme e uniforme.
Colocar o recheio desejado (mais ou menos 4 colheres de sopa) bem no centro, deixando as bordas livres.
Cobrir com o restante da batata e apertar bem no meio e principalmente nas bordas.
Levar ao fogo baixo e tampar.
Quando estiver douradinho embaixo, virar a batata.
Recheie à gosto.
Opções de Recheios:
Cheddar-Peito de peru defumado ou chester,cheddar,cebola,shoyo e salsa.
Frango com Catupiry-peito de frango cozido e desfiado,creme de leite,ervas frescas e requeijão.
Picante-alho frito,pimenta-dedo-de-moça,lascas de parmesão e salsa.
Napolitano - Presunto picado, muzzarella ralada, orégano a gosto, tomates picados, azeitonas pretas, alho seco ou fresco.
Alho-poró-rodelas de alho-poró, muzzarella, orégano e azeitonas aos 3 queijos-muzzarella ralada, catupiry, provolone ralado e 1 pitada de noz-moscada.
Vegetariano - cenoura ralada, espinafre, cebola e ricota (tudo cru)Calabrês - linguiça calabresa (escaldada sem pele e fatiada) ralada,cebola picada, azeitonas pretas, orégano e parmesão. Bacon - bacon frito, mussarella, alho frito,salsa e cebolinha. Português-muzzarella, cebola,pimentão, tomate, azeitona e ovo cozido picado.

quiche de queijo



Ontem pela manha, navegando pelo blog da Vania, vi essa receita facìlima e nao resisti, resolvi faze-la pro nosso almoço.
A massa é muito facil de trabalhar, o recheio mais facil ainda de fazer. Como eu nao tinha o queijo em formato de ralar, piquei o fatiado mesmo, claro que nao da o mesmo efeito, mas como eu estava atacada, resolvi fazer assim mesmo, porque se tivesse que ir ao mercado antes, tenho certez que nao sairia a quiche.
Quiche de Queijo - Receita da Cris/Felipe

Massa:- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e ½ colher de óleo (uso de canola ou girassol)
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1 ovo inteiro mais 1 gema (reserve a clara)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- sal (usei uma colher de sobremesa rasa)
Amassar tudo e colocar leite até dar ponto de massa maleável, fácil de trabalhar e abrir na forma.
Recheio:
- 200gr de mussarela (ralar no ralo grosso)
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 4 ovos inteiros mais a clara reservada
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de creme de leite (opcional)
- 1 copo de requeijão cremoso
- orégano

Misturar tudo bem e jogar por cima da massa já estendida em forma desmontável. Assar por aproximadamente 40min em forno médio (quando começa a dourar o queijo por cima, desligo). Gosto muito desta massa... O recheio pode ser variável.A forma que usamos foi de 30cm, desmontável... Mas normalmente sobra um pouco de massa. Bom apetite!

O que eu achei da receita:

Bom, facil de fazer a massa e o recheio. A forma nao precisa ser untada porque a massa é bem gordurosa. Demorou muito pra assar, quase que nao fica pronta para o almoço. Nao da pra tirar do forno e servir, porque ficou muito liquida, mas depois de fria o recheio assentou e ficou bem melhor. Nao sei se fiz algo errado, quero perguntar pra Vania, porque ela me disse que na casa dela faz o maior sucesso. Aqui em casa todos adoraram tbem, mas so fiquei com essa pulguinha atras da orelha quanto à consistencia na hora de tirar do forno.
Ah, o resto da massa que sobrou, eu assei sozinha e td mundo adorou comer, fiquei imaginando ela de aperitivo com um pate. Na proxima janta que tiver aqui em casa vou fazer pra servir.

terça-feira, 25 de março de 2008


Bom, aquela historia de que bacalhau so vai bem com vinho é besteira, ele pode até ir bem com vinho, mas num pais como o nosso, hiper tropical, onde a Pascoa é em pleno verao, nada melhor do que saborear um bom bacalhau com um bom copo de cerveja beeeeeeeeeeem geladinha!!!!
Viajamos agora no feriado de Pascoa pra casa dos cunhados em Bauru, mais precisamente, nos instalamos no sitio deles em Tatui, às margens do rio Tiete. Lugar lindo e tranquilo, bem o que estavamos precisando. Mas o que fazer num sitio?? comer, é claro!!! E diga-se de passagem, minha cu...nhada é cozinheira de mao cheia. Ela faz uma farofa que tod vez que meu marido come ele pede pra eu aprender a fazer, mas nao adianta, a minha nunca sai igual.
Bom, mas vamos ao bacalhau. A propria Nivea me passou a receita por email e eu vou tranferir pra ca, com as palavras dela. Muito facil de fazer e delicioso de comer.
Vamos la:
Bacalhau da Nivea
Vivi,
Não tenho receita do bacalhau, faço de cabeça.

Deixar o bacalhau de molho de um dia para o outro. Trocar de água várias vezes nesse período.
Desfiar o bacalhau .
Faça uma salada com tomate, cebola, cheiro verde, alho e azeitonas verdes, tudo picadinho como se fosse um vinagrete.
Regue um marinex com azeite de oliva extra virgem e alho (pode ser aquele que ja vem desidratado e bem picadinho).
Depois forre o marixex com batata cozida(com sal por cima) azeite, bacalhau, azeite, e a salada.Não economize no azeite, eu gosto de colocar bastante.
Se quizer, pode colocar ovos cozidos inteiros no cantinho do marinex, fica muito bom.
Repita as camadas e leve ao forno tampado com papel alumínio até o azeite ficar borbulhando.

Dica: Compro bacalhau sempre q vou ao mercado e deixo de molho no mesmo dia q comprei e desfio no outro dia. Depois congelo
em um pote. Quando quero usá-lo, retiro do freezer e antes de usar jogo água quente por alguns minutos. Depois
aperto para sair a água e monto a bacalhoada normalmente.
O resultado você teve a chance de comprovar...

muitos beijos,
Nívea

segunda-feira, 24 de março de 2008

rosquinhas da minha infancia

Essas rosquinhas me lembram a infancia. Nao, minha mae nao fazia pra nos, mas as vizinhas sim. E tambem na escola em que eu estudava tinha delas pra vender na hora do recreio. Quando a massa começou a assar, e o cheirinho invadiu a cozinha, tive certeza de que eram elas mesmo. Muita coisa de infancia veio à mente. Comprava uma dessas com uma garrafinha de Jaò - um refrigerente fabricado la na minha cidade mesmo, em Redençao.
Essa receita tirei do blog Sabores da Lica, que adoro, e nao passo um dia sequer sem dar uma olhadinhas nas peripecias dela na cozinha.




Receita da Lica: (ela chama de pao de coco e leite condensado)
1 lata de leite condensado
1 lata de água
100g de manteiga sem sal amolecida
5 ovos
2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) rasa de sal
1 kg de farinha de trigo comum peneirada (aproximadamente)
Recheio:
1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara de coco ralado
Modo de preparo:
Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, a água, a manteiga, 4 ovos, o fermento e o sal. Bata até ficar tudo bem misturado. Despeje numa bacia e vá juntando farinha aos poucos.
Vá misturando com o foà.
Quando a massa ficar mais pesada, despeje na mesa enfarinhada e vá sovando até soltar das mãos, juntando mais farinha se preciso.
Devolva a massa na bacia, cubra com filme plástico e deixe crescendo em lugar abafado até que dobre de volume, cerca de uma hora (aqui demorou mais, cerca de 1h30m)
Divida a massa em pedaços pequenos (eu fiz montinhos de mais ou menos o tamanho da minha mao)
Recheie ou apenas modele e disponha numa forma forrada com papel manteiga. Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Pincele levemente com o ovo reservado batido e leve ao forno pré-aquecido a 180 oC até que fique dourado.
Para o recheio, é só misturar o coco com o leite condensado (a mistura deve ficar beeeeem pastosa pra nao escorrer td na hora de assar).
Como eu fiz:
a massa é super facil, gruda bastante nas maos no começo, mas é bem macia e leve. Foi bem mais que 1kg de farinha, portanto, tenha 2 quilos de reserva pra imprevistos.
Abri a massa com o rolo, mais ou menos 5cm de largura por uns 20cm de comprimento, passei o recheio e enrolei no sentido da largura (fica um rolinho com todo o comprimento da massa), depois cortei, media 3 dedos e cortava, nao ficou bem parelho (primeira vez, né?) mas ficou bom. Pincelei o ovo batido e levei pra assar.
Como faltou recheio de coco, improvisei com uma peça de goiabada que tinha na geladeira, ficou otimo.
Untei e enfarinhei muito bem a forma, nao pus papel manteiga. Depois que tirei do forno derramei fios de leite condensado sobre algumas rosquinhas (nao coloquei em todas pq o maridex podia nao gostar), fica melecado, mas ficou muito bom.

domingo, 23 de março de 2008

terça-feira, 18 de março de 2008


Me pediram o desenho das grades da frente da casa que esta postada logo abaixo. Esse muro é muito original e diferente de todos da redondeza. O que da um ar mais contemporaneo pra estrutura, é o recuo feito em perfil de aluminio, trazendo sensaçao de amplitude, muito importante pra uma fachada de dimensoens tao enxutas quanto esta.
O que ser este isto??? bom, to tentando fazer uma planilha de cores pro quarto da minha pequena. Mas ta dificil, td que eu sei mexer no computador é o Paint kkkk. Dai nao consigo acertar as cores pra poder dar pro pintor fazer uma meia parede. Mas seria basicamente isso, com muitas mudanças, claro kkkk. Vou ver se acho uma boa alma que se habilite a fazer listras coloridas pra mim.
E isto!??? Bom, isto aqui é uma homenagem à Revolta dos Posseiros que aconteceu aqui na minha cidade ha muito tempo atras, e fizeram essa escultura, que eu acho linda, e puseram na frente da prefeitura (nao entendi porque ali se temos tantos locais precisando serem enfeitados na city). Até ai td bem, mas o que me indignou é que construiram um ponto de onibus beeeeeem na frente dessa obra, é pra acabar msm!!! Ja andei me informando e fiquei sabendo que vao construir uma praça pra por essa estatua em lugar de destaque. Menos mal. Preciso contar de outra obra que eu amava.
Sabe que outro dia postei uma peça feita em marmore branco que compramos de um artista plastico daqui, né?!! Entao, ele é muito genial, trbalha tbem com sucata, latao, ferro. Ai ele fez um portal na quadra antes de chegar ao teatro, algo muito lindo, o que chamava a atençao de quem passava, e dava a entender que ali tinha algo importante pra cidade (teatro). Ai da noite pro dia, esse portal sumiu. Ninguem sabia o que tinha acontecido. Um belo dia tive coragem e perguntei ao Kalu, sabe o que ele me disse? o portal foi arrancado dali pela antiga gestao municipal e vendido ao ferro velho como sucata!!!!!!! PASMEM!!!!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Fachada com 2 tons de marrons bem suaves. Aonde foi colocado o camurça esta feito um grafiato pra dar mais volume. O restante é textura. As telhas foram lavadas e pintadas no mesmo tom original.
Paver na entrada que da acesso à garagem com grama ao redor pra dar a sensaçao de amplitude do espaço.
Portao de visitas. Parede com Sao Tomé Filetada. Arandela impermeavel e caixa do correio.
Porta de entrada principal. Essa coluna ai nos fez ficar um pouco irritados. Quebramos a cabeça imaginando uma forma de esconde-la, por fim, acabamos aceitando-a como é e a tornamos parte do processo rsrsrs.