Pesquisar este blog

sábado, 1 de novembro de 2008

AMORAS EMBEBEDADAS

Eu sou apaixonada por amoras. Na casa de minha sogra tinha uma árvore enooooorme dessa frutinha, mas ela mandou arrancar porque fazia muita sujeira, as pessoas subiam no muro pra pegar e a calçada ficava toda manchada.
Esse ano, vi num monte de blogs receitas com amoras. Mas contando com uma mente de elefante, acabei não anotando as receitas, e agora, com 1kg de amoras em mãos, fiquei quase doida atrás e não achei.


Voltando a história de minha sogra. Bem, eu quase a deixei doida pra arranjar umas amoras pra mim já que por culpa dela eu não tinha esse ano um pezão pra tirar essas iguarias rs. Tadinha dela, agora, já relaxada da busca insessante, percebo que exagerei um pouco no drama rsrs. Ela me disse que tem numa vizinha, aí pedi que fosse lá buscar pra mim. Depois de uns dias me ligou: "Vem buscar o pote de amoras porque elas estão muito maduras e você tem que usar logo". Nem preciso dizer que larguei tudo e fui voando. Gentem, era um pote com 1kg de amoras. Eu mais do que depressa peguei aquele pote e saí correndo antes que ela me pedisse pra deixar umas pra ela rs. Quanto egoísmo de minha parte. Mas tudo bem. Existem momentos na vida que devemos pensar mais em nós rs!!!!!

Só lembrando, antes que alguém diga "por que não foi ao supermercado comprar?!" vou logo avisando que fui, não em 1, mas em todos os supers da city.


com licor de cassis



Bom, com minhas relíquias em mãos, passei a pesquisar em todos os blogs receitas de sobremesas com amoras. Juro que vi um monte, mas não nesse dia. Porque nesse dia, o mundo digital estava conspirando contra mim, só pra eu não usar minhas amorinhas. Juro que fiquei umas 2h pesquisando e não achei nada. A solução foi tentar por as idéias pra funcionar. Dei uma olhada na despensa e na geladeira, separei algumas coisas que poderiam ser usadas num mousse e voilá!!!!!

Essas taças havia comprado pra uma sobremesa especial. E estavam guardadinhas. Achei que o momento fosse o mais apropriado pra essa roupa de gala. E como gosto de agradar a gregos e troianos, fiz alguns mousses embebedados no licor de cassis e outros sem para que as crianças e os idosos também pudessem comer. Só que a minha excelentíssima Kiara torceu o nariz pra iguaria. Azar dela. E idosos, bem esses não teriam o porque de não comer uma taça com licor já que a dose é tão pequena rs. Tá, mas fiz de qualquer forma. E outra coisa, fiz essa sobremesa numa terça-feira, nem tinha pra quem servir rs.
sem licor de cassis







o suco ficou separado do creme



Acho que chega de enrolar, né? Tenho certeza que muita gente nem leu o que eu escrevi rs, afinal, tem que ter tempo porque o texto foi relativamente longo. Agora vou passar a receita e depois falo mais um pouco "rs" sobre minhas impressões da receita. Afinal, errar é humano.




MOUSSE DE AMORAS da Vivi

Ingredientes:

400 g de amoras
1 xícara (chá) de açúcar
100 ml de água
1 colher (sopa) rasa de gelatina em pó incolor e sem sabor
3 claras
3 colheres (sopa) de água e 6 colheres (sopa) açúcar
1 caixa de creme de leite
5 colher (sopa) de licor de cassis
1 pote de iogurte natural (200g)

Modo de Preparo
Coloque 1 xícara de açúcar e a água (100ml) numa panela e leve ao fogo baixo até amornar.
Acrescente as amoras e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Transfira as amoras da panela para um liquidificador. Bata por alguns minutos em velocidade alta até triturar bem.Retire do liqui e passe por uma peneira, jogando no lixo a pasta que ficar nela.
Nesse pondo adicionei a colher de gelatina em pó ao suco de amoras, deixei uns minutinhos pra hidratar e depois misturei bem (acho que foi aqui que errei).
Junte o creme de leite, o iogurte, o licor de Cassis e a mistura de suco de amoras com a gelatina, numa tigela e mexa muito bem . Reserve.
Bata as claras em neve. Enquanto isso, leve uma panela com 6 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres (sopa) de água ao fogo e deixe cozinhar até que a calda fique em ponto de fio (é quando com o auxilio de uma colher você pega um pouco da calda e derrama e ela demora um pouco pra escorrer) .
Em seguida, acrescente a calda às claras em neve e continue batendo por uns 5 minutos. Misture essas claras ao creme de amoras reservado, distribua em taças individuais ou numa travessa e leve pra gelar por no mínimo umas 8h.
RENDIMENTO:
6 taças e uma forma de vidro de buraco no meio que eu não sei dizer o tamanho. Mas se fosse por todos na taça daria tranquilo 12 taças.
Observações:
Então. No desespero e sem achar a receita certa, procurei alguma outra receita de mousse de fruta. Lembrei do mousse de maracujá que vai apenas suco de maracujá, leite condensado e creme de leite. Ok. Quase fiz assim. Mas tinha um iogurte natural na geladeira quase vencendo que precisava ser usado, e também vi em algum blog, que não me lembro de quem é, que se deve cozinhar as amoras antes de bater no liquidificador.
Todas as etapas fluiram legais. Tanto é, que coloquei o mousse numa forma de buraco no meio com a intenção de desenformar. O problema é que não endureceu o suficiente pra isso. Acho que devia ter posto mais gelatina sem sabor. E como podem observar nas fotos, acabou separando o sólido do líquido - o que não perdeu o charme - . Eu queria postar aqui de onde eu copiei os passos da receita, mas na hora estava com pressa e me esqueci de pegar os créditos.
E a sogra? Bem, a forma de buraco no meio eu levei todinha pra ela. E bom coração como é, disse que ia levar um pouco pra vizinha que tão gentilmente nos deu as amoras.
Só pra finalizar, esse mousse ficou DIVINO . Mesmo esse contratempo de não ter endurecido tirou as glórias dele. Ah, e quem tiver uma receita de mousse de amoras bem facinho, por favor, deixe aqui pra nós o endereço da página.


Al revoir !!!!
Bonne fin de la semaine

35 comentários:

Helena disse...

Ficou linda a mousse,essa cor é brutal!As taças sao uma maravilha!
Na sua busca tentou frutos silvestres ou vermelhos,normalmente existem mais receitas e dao na mesma.Bom fim de semana e bj

Rosangela Neri disse...

Adoro essa cor! Dá mais vida aos alimentos, não é a toa que as crianças vibram com pratos coloridos.
Concordo com o comentário a cima, as taças são lindas e o mousse deu água na boca...hummmmm! bjs e bom fds!

ameixa seca disse...

O efeito ficou lindo!!! E a cor é fantástica :)

Carolina Andrade disse...

Ficou tudo perfeito Vi!! Ta lindo!! Que bom que vc gostou da foto do Atalinha como veio ao mundo. rsrs. ele é demais né!! Um grande beijo!!

Karla disse...

Oi Vivian :) Li tudo...e fiquei sem palavras ao longo do texto...por causa das fotos dessa maravilha com uma cor rosa escura...lindasssss
beijinhos

laila radice disse...

apesar dos contratempos, do sacrificio da sogra e tudo amis...parece ser uma deliciosa sobremesa!!!bjs

Chez POPI disse...

Dexa eu falar...aqui em casa tem um pé mas tah tão alto q não conseguimos mais pegar as amoritchas (q feio né?) elas acabam caindo ou são comidas pelos passarinhos(menos mal)
Mas o teu Mousse, menina q coisa mais linda!!!
tudo de bom,
Bjus
Paula

*minha mãe fez os sequilhos, com café ficam perfeitos!
bjus again!

Edna Fadinha disse...

Ainda bem que olhar não engorda rsrsrs.Mas devia estar divino realmente.
Bjs

Janice disse...

Aiii...estou babando...e olha que acabei de chegar da churrascaria...rsrsrs
Beijo.

Andrea Dohashi disse...

Como é que você pôde dizer em um post anterior que você não é criativa? O que me diz desta receita então?
Tá um espetáculo, linda a apresentação, a taça é um luxo só e a mousse então, estou olhando aqui e literalmente babando, rs.
Beijos

Mari disse...

Florzinha, valeu muito a pena hein!! Sua mousse está apetitosíssima... =D
Com certeza vou fazer em casa, tenho umas amorinhas dando pinta por aqui... hehehehe
Beijo grande!!

Glau disse...

Vivi, eu li tudinho e adorei! Nossa, eu ficaria doida da vida com a sogra pq mandou cortar a árvore! Uma vez meu pai, pelos mesmo motivos que sua sogra, cortou uma árvore na frente de casa, até hoje eu falo da bendita árvore.. que ele não deveria ter feito isso! mas cada um com seus motivos, né

Adorei sua receita! Tbém curto uma amora... bem que um sorvetinho tbem cairia bem!

Bjokas, Glau

Os Olhos de Alice disse...

Que loucura de mousse de amora!!!
quero uma!!
bjs

Luciana B. disse...

Oi Vivian, obrigada pela visita ao nosso blog! Adorei conhecer o seu!
Um beijo grande,
Luciana

historias na cozinha disse...

Hummmmm....amiga que coisa boa isso aí viu, vai bem no verão, e primavera, outono....rssss, beijocas a vc. Célia.

A Dona da Cozinha disse...

Vivi,
que tacinhas lindas !! a altura da sobremesa!!
meus sogros tem um pé de amora de onde eu arranco todinhass para fazer geléia.inclusive ontem já ganhei um pote cheio das belezinhas!
ahhh, eu também li tudinho viu??
b-jocas
p.s. obrigada pelo carinho ;o)
paula

Eli disse...

Além de linda essa sobremesa deve ser mesmo uma delícia!! Eu gosto de fazer uma calda com amoras frescas para acompanhar minhas panquecas no café da manhã de sábado. Também postei no blog um bolo de essência da amêndoas e amoras que é um bolo inesquecível.

www.saboresdalica.blogspot.com

O Profeta disse...

A Lua sangra no celeste
Aprisionada está a razão
Olhos sem a virtude da luz
Uma fria pedra no coração

Um banco de jardim
É leito do rei da sarjeta
Almofada de encardido cartão
Acomoda esta carcaça inquieta



Bom domingo



Mágico beijo

Luiza disse...

que lindass as taças e cor do mousse ficou maravilhosa!! agora tens que fazer num dia de visitas porque é um derperdício né? hehehe

parabéns! quero imprimir a receita e anexar no meu livro ;)

beijinhos

Cris disse...

Quanta inspiração para escrever seu post! Também adoro amoras, cresci onde tinha pés de amora, e a gente ficava com a sola do pé toda roxa, hehehe. Adorei as dicas. Bjs!

Adriana disse...

Com estas eu levanto um brinde a você! boa semana!

Isabel (pipoka) disse...

Aqui, infelizmente, é muito difícil encontrar amoras... e quando aparecem custam uma nota. De vez em quando, para matar saudades lá compro amoras congeladas, mas só dá mesmo para muffins e para fazer calda para cheesecake.

A mousse está com aspecto delicioso e se vc achou líquido, basta por um pouquinho mais de gelatina para a próxima.

bjs

Viviany disse...

Vivi queriida , dessa vez vc se superouuuu , que coisa linda !!! Amei a cor , a taça , o capricho ... Hummmm ... Arrasou de novo !!!
Tenho um presente pra vc , passa no meu blog e pega ok ?!?
Bjuss*

Natália Eleutério disse...

Sabes que tenho amoras congeladas, sobraram do doce e congelei para receitas futuras, as fotos e os copos ficaram lindonas, adorei a receita, bjs

EVA CAROLINE | disse...

ô mulher má... rs eu queria essa cor chamou a atenção do meu estomago... rs boa semana p tu linda!

Ana Medeiros disse...

Eu amo AMORAS, concordo com a Evinha, eita muié má!

Faz isso não amiga, assim tu mata a gente afogada de tanta agua na boca!

Axly disse...

Devia ser proibido por decreto cortar amoreiras!
Na casa da minha tia tinha uma também, era lindaaaaaaaaaaaaa, dava muita sombra e deliciosas frutas.
Mas ela cortou, pois atraia passarinhos que por sua vez atraiam serpentes... ela tem medo das pobres e lindas serpentes.
Arrancou e no lugar fez um banheiro... paciência!
Adorei tua mousse, eu ia nas duas, huahuahuahuahua...
Kisss^^

Emília disse...

Vivian! Que maravilha, ficaram lindas, a cor é fantástica! E as taças então!? Arrasou!!
Beijinhos

Unknown disse...

Vivian querida!
Isso mesmo, solte a cozinheira louca que existe dentro de vc kkk
Eu amo inventar coisas na cozinha e ficou lindos os seus!
Ainda sobrou um pouco para sogra e a vizinha uebaaa

hehehe
Bsj

Filipa disse...

Vivian, apesar de todos os contratempos a mousse ficou linda! E o importante mesmo é que tenha ficado boa e isso dá para perceber que ficou!
Lindas as tacinhas!

beijinhos

p.s. nos macarons eu usei amêndoas mesmo. Uso sempre amêndoas em vez da farinha, pois prefiro assim. Leia o tutorial, é a partir da pág.36 que começa a falar dos macarons. Se fizer, espero que tenha sorte!

Claudia disse...

Hummm, que delícia, sou louca pra ter um pé de amora no quintal.
beijão

Laurinha disse...

Adoro amoras... nunca fiz mousse, num dá tempo! :DDD
Ficou lindo o seu!
Beijinhos

Margarida disse...

A mousse ficou linda!! E essas tacinhas deram-lhe um charme e tanto!
Gostei bastante!
bj

disse...

Ai ai...essa receita me levou láaaa pra minha infância no sítio... comia tanta amora, que no final das férias não aguentava nem ver!
Ah! e eu, e meus irmãos tinhamos a camiseta da amora...faziamos uma bolsa na frente com a camiseta, e era lá mesmo que elas eram transportadas até a cozinha!
rsrsrs
Essa mousse ficou com uma cara muito boa, fora essa cor linda de viver, né?!
Bjocas querida!
=D

RENATA FERMAM disse...

Oi Vivian!!!
Vc não vai acreditar no que vou te contar. Na casa do meu vizinho tem um pé de amoras que está carregado, e o melhor, mais da metade dos galhos estão dando para minha casa!!! Já pedi meu marido para pegar uma escada e colher para mim, mas ainda não sabia o que fazer com elas. Agora descobri!!! A receita parece maravilhosa!!! Vou fazer neste final de semana.

Ah! Respondendo sua pergunta sobre as velas, outro dia vi num blog a utilização de embalagem tetra park para fazer as velas. Achei ótima a dica, pois tem de várias formas e tamanho (caixa de leite, de suco, grande, pequena...).

Bjkasss