Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PANDEMIA?

Posso ser sincera? Não estava dando muita atenção pra essa H1N1, mas do jeito que as coisas estão se encaminhando não tem como não se preocupar.
Nós, na semana passada, fomos obrigados a fechar as escolas e os cursinhos e dispensar todos os nossos alunos. Ontem, tivemos reunião e entramos em contato com o sindicato das escolas particulares e todos concordam em continuar com a paralisação.

Fui na minha obstetra e ela me pediu pra não sair de casa e também pra não deixar a Kiara ir na casa das amiguinhas. Meu marido conversou com 3 médicos e todos me mandaram o mesmo recado "peça pra Vivian não sair de casa". Ou seja, algum perigo está havendo senão eles não ficariam tão assustados. E na escola, os pais que são médicos ou trabalham na área de saúde já ligaram pra saber se a suspensão de aulas vai continuar porque eles nÃO irão mandar os filhos pra aula caso a gente retome na segunda-feira.

O que também me deixou em estado de alerta é que o posto de saúde da cidade tem apenas 5 caixas de TAMIFLU. Portanto, mesmo que você esteja no grupo de risco eles não te dão o remédio, a não ser que esteja quase batendo as botas. Aqui já houve 1 óbito registrado, mas pelo que sei, não estão divulgando a verdade pra população não entrar em pânico.

Na semana passada o prefeito baixou uma portaria suspendendo qualquer tipo de aglomeração de pessoas: bares, boates, faculdades, escolas, cursinhos, academias de ginástica, até missa, qualquer coisa que gere aglomeração está proibido.

Aí a principal arma de defesa contra o virus está escasso no mercado. O álcool 70% em gel quase não é encontrado e quando achamos o preço é absurdo. Em 1 semana as fábricas inflacionaram o produto em quase 100% !!!! Na semana passada uma embalagem com 20 litros desse álcool custava em torno de 60 reais. Essa semana a mesma quantidade está por 117 reais !!!!! Por quê? Isso só deixa bem evidente aquela máxima que todos conhecemos "pobre tem mesmo é que se f..." Me diz como é que uma família pobre pode comprar uma garrafinha de 200ml de álcool gel por 13 reais? Pois !! Aonde está nosso Presidente da República nessas horas que não baixa um decreto proibindo os preços abusivos desse produto ou até mesmo tirando totalmente o imposto sobre ele pra que todo o tecido social brasileiro tenha condições de andar com a sua garrafinha de gel no bolso e fazer a sua higiene correta?

Amigas, sei que temos força, vamos nos mobilizar, vamos falar a respeito, vamos fazer algo pra mudar isso. O governo brasileiro está se curvando às grandes fabricantes de remédios porque se não fosse isso, nós teríamos aqui mesmo condições de fabricar a vacina que nos imuniza do H1N1. Quem de vocês ouviu, a algumas semanas atrás, de que o Brasil era o único país do mundo que tinha descoberto a vacina contra essa gripe? Eu ouvi. Mas de repente, ninguém mais falou a respeito, por quê?!!!! Deve ser porque a vacina não dá dinheiro pros grandes laboraórios né?!!!! Daí semana passada o Mininstro da Saúde divulgou a compra de um lote de vacinas lá da Austrália. Primeiro ele disse que em outubro teríamos a vacina, depois ele disse que só fim de dezembro. O que está havendo? Mais uma vez volto a dizer: pressão dos laboratórios de medicamentos !!!!!


28 comentários:

Aline. disse...

Muito bom você ter tocado neste assunto. Estou apavorada porque amigos próximos contraíram o vírus e simplesmente nao foram medicados... Algumas enfermeiras do hospital particular daqui (Chapecó-SC) me disseram que tem gente morrendo lá, e divulgação, NADA!!! Aqui tudo às mil maravilhas, a prefeirura organizando a feira agropecuária que vai reunir sei lá quantas mil pessoas em outubro..... Escolas funcionando (meu marido é professor, minha filha um bebê!!!) e eventos acontecendo...Com gent espirrando na nossa cara... Queria saber até quando vão continuar nos enganando....
M E D O.

ameixa seca disse...

Dá medo, né? Aqui a venda de sabonete antibacteriano também aumentou e, com ela, os preços também! Os pobres são sempre os primeiros a morrer... dá vergonha viver numa sociedade assim!

despachos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
despachos disse...

Oi querida,
minha irmã ficou internada por conta de uma pneumonia dupla resultado de complicação de gripe suína não diagnosticada e muito menos medicada. Pois é, e hoje ela voltou no médico que foi sincero: o estado dela era gravíssimo e ela iria morrer se não fosse internada naquele mesmo dia. Disse que a situação é muito mais grave do que pensamos e que os médicos estão sendo negligentes ao não dar o tamiflu que tem que ser tomado nas primeiras 48 horas depois dos primeiros sintomas e não quando a situação é grave porque daí não adianta.
Agora ela vai ficar em isolamento absoluto por, no mínimo, 30 dias. E ele disse para sair de casa apenas para o essencial e as crianças devem ir para a escola apenas em setembro.
Só rezando. E vc fica em casa!
LU

Anônimo disse...

Querida, alcool gel não é essencial para ninguém... é apenas um substituto prático para a velha regra de lavar as mãos com água e sabão. Pobre ou rico, todos podem fazer isto da mesma forma!!

K disse...

OLHA VI LÁ NO BLO TEM UM LINK QUE LEVA DIRETO PRO SITE DA FACULDADE DE CIENCIA DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO, DÁ PRA BAIXAR UM LIVRO SUPER INFORMATIVO SOBRE A GRIPE, COM DICAS INCLUSIVE DE RECEITAS PRA ESSA ÉPOCA
PASSA LÁ, VC VAI GOSTAR
http://adonadomundo.blogspot.com/2009/07/gripe-h1ni-x-alimentacao.html
BEIJOS

BEL. disse...

Olá Vivian, tb acho q "o buraco é mais embaixo". Aquí em Santos a Secretaria de Educação deu ordens de NÃO dispensarem NINGUÉM, depois de 2 dias voltaram atrás na decisão... Já sei de óbitos q ñ são divulgados, inclusive de um médico. Mas acredito q tomando cuidados c higiene e alimentação temos CHANCES de escapar dessa pandemia(?). E se ñ bastasse essa gripe, nesta época do ano temos MUUUITOS casos de conjuntivite, meningite viral, pneumonia, etc... Só DEUS p nos proteger!!! Beijos
BEL.

Odete disse...

Eh lamentavel o que esta acontecendo com a imprensa no Brasil. Aqui temos a Globo Itnl...e ate as noticias internacionais vvia globo sao destorcidas...que democracia!!!
Bem voltando ao assunto saude, eh vergonhoso isso de aumentarem o preco quando mais se precisa do produto...e ninguem pra olhar isso, neh...devem estar mais preocupados com os rabos presos com o Sarney...
Mas Vivian atenda aos pedidos de nao sair de casa. Nao se arrisque e se cuide.

Espero que todos fiquem bem.

Bjs

dannah5 disse...

Vivian, olha, o negocio nao esta facil mesmo, tem q tomar cuidado, mas o alcool gel so eh indispensavel pra quem bate perna na rua, nao eh meu caso!hehe

Comentei com uma amiga ontem q estaria com medo se estivesse gravida, por isso concordo com os medicos ai, tem q tomar muito cuidado. Meu marido trabalha na Fiocruz e nem la as pessoas tem muita certeza do anda acontecendo, tem muito misterio acerca dessa gripe mesmo, eles com certeza estao escondendo algo. Mas tomara q eles façam o necessario e quebrem patente como ja fizeram antes!

Deixa eu ir que vou cuidar da prole acordada aqui fazendo farra!!

beijocas e muito cuidado!!

Margaret disse...

Vou fazer varios comentarios na mesma tela:
1. O quadro da maternidade. ameiiiiiiiiii....ficou perfeito.
2. As roupinhas penduradas. tudo azul como manda o figurino.
3. Os quartos. cada um mais perfeito que o outro.
4. O book...menina...que fotos lindas. eu nao vi defeito nenhum. adorei todas, o vestido longo perfeito. E a sandalia? divina...
e o look da kiara? foferrimaaaaa
5. Da gripe. Aqui tambem ninguem acha alcool em gel. Um verdadeiro absurdo isso portanto nem vou comentar.
No mais um beijo grandao proce.

Lidiane Vasconcelos disse...

Pois é, Vivian. Estou besta aqui porque ainda não tinha procurado por esse álcool e não sabia que o preço estava “pela hora da morte”. Que absurdo esse produto ter inflacionado tanto, né? Eu sei bem que o mercado funciona com base na relação da ofertaXprocura. Se a procura é maior e a oferta menor, os preços tendem mesmo a aumentar. Mas tanto assim? Isso já é abusivo mesmo...

A gente até sabe que lavar as mãos com água e sabão surte o mesmo efeito. O problema é quando temos a necessidade de higienizar as mãos sem que haja água e sabão por perto, não?

...
Ah! Deus nos acude na hora de tirar a sonda, viu? Só por Deus! ... ehehehe...
Beijos

Talita Dona Perfeitinha disse...

Vivian!

Diferentemente, eu, desde o início, me preocupei demais e continuo assim quanto à gripe A. Tanto que adiamos uma gravidez porque a situação tá difícil principalmente pras gravidíssimas como você, né? Imagino como esteja se precavendo e se cuidando. Tenho amigas grávidas como você e rezo pra que todas fiquem bem longe desse vírus.

Beijo grande,
Talita.

Dani disse...

Tb tenho ouvido q muita coisa não está sendo publicada nem informada. Semana passada minha dentista estava contando oque os filhos (um médico e outra farmaceutica) já ficaram sabendo e que pra nós populção comum não é alardeado.

Oque podemos é pegar firme na higiene tanto com sabão como com o álcool eu levo o meu na bolsa, ja q no trabalho não somos dispensados e pego transporte coletivo.

VC, tente mesmo se resguardar, sei q é dificil, mas é pra sua segurança e da sua familia.

Bjs

Isabela Kastrup disse...

Lindona, realmente a situação está caótica!! Pelo amor de Deus siga a recomendação da sua médica. Um beijo e muita saúde, paz e Amor!!
Isa

Iro. disse...

Desconfiei, sinceramente, que não escaparíamos dessa tão fácil.
Ano esquisito, pelo menos para os vestibulandos.
Mudanças no Enem, na Fuvest, Gripe Suína, dezenas de feriados em dias úteis... Tinha que ser esse ano a gripe?
Abraços!

Nívea disse...

Cu,
Aki em Bauru aulas só dia 17.
Peguei uma receita de bem casado. Vou fazer hoje e depois te digo se ficou legal.
Beijos,
Nívea

Adriana disse...

Não se preocupe a gripe comum mata muito mais e ninguem fala nada!Afinal é uma forma de esquecer a corrupção do governo

Calma que estou com pressa! disse...

oi Vivan! Primeiro queria te agradecer o comentário legal e o teu voto no meu gatinho! demorei prá responder a todas, pois fomos fazer um pequeno passeio para comemorar o dia dos pais, fomos para o Parque Santuário de caraça! foi maravilhoso, res dias cheio de trilhas, mato, cachoeiras, lobo-guara.... ele não queria pesente-pois faou que isto é só consumismo, concordo-não precisa prá dar presente à quem se ama, mas aproveitando o ensejo - falei - então vamos viajar!!
concordo contigo com esta gripe que está parecendo epidemia de séculos atrás, estão apavorando todos, mas o que ogverno tem de fazer não está fazendo!é isto aí pobre que se f..prá variar!
bjs

Cláudia Marques disse...

Vivian

pelo que estou a ver, por aí a situação está mais complicada em relação ao H1N1. Por aqui tb todos os dias aparecem novos casos, mas só agora começaram a surgir alguns com gravidade, até agora as pessoas afectadas têm-se curado. Mas sempre avisam que no próximo outono a situação vai agravar-se bastante, nem quero imaginar o início das aulas, por volta de 15 de Setembro, vai ser um sufoco!!
Eu tb penso que anda mta influência das farmacêuticas em tudo isto, elas têm mto poder, demasiado poder, diria eu!
Cuide-se, ok?

bjs

saltapocinhas disse...

Parece-me que alguém está a dar importância demais a esta gripe, com interesses que nós nem fazemos ideia.
De qualquer maneira, como estás grávida, toma o maior cuidadopossível para não adoeceres, seja com que gripe for.

Tudo de bom!

beijinhos

Dani disse...

Nossa..tb nao tava nem preocupada com essa gripe, mas agora ela está chegando mto perto..tem casos confirmados bem pertinho de mim e divulgaram a primeira morte aqui no DF hoje.. Estou no grupo de risco 2 vezes, grávida e com diabetes gestacional.. e no meu trabalho eu atendo o público.... Decidi q vou pedir licença maternidade um pouco antecipada e me enfiar em casa! É o jeito... :/

Bjo!

Uma mãe em apuros! disse...

Eu assumo tb não estar prestando muita atenção no assunto. Mandaram recados da escola do meu filho e tudo mais. Tô esperta com cada vvez q ele pensa em espirrar, mas nada neurótico demais.
bj

Maura Fischer disse...

Oi!
Estou passando para contar que foi divulgado qual será o prêmio da brincadeira “Mostre seu cantinho”!
Ainda dá tempo de participar! Mande a foto do seu cantinho favorito até 15/08!
Passe lá e confira!
(http://coisasdamaura.blogspot.com/2009/08/o-premio.html)
Maura

Donna Fernanda disse...

Oi, querida!!
Que amor o enfeite para a cuia, né??
Se desejar um me mande um e-mail... É super baratinho!! E com certeza deixarão seu chima mais gostoso!! hehhe
Além de ter vindo espiar, vim dizer que O Donna Fernanda está de casa nova!!
Espia lá e acerscenta nos seus contatos se assim desejar:
http://donnafernanda.blogspot.com
Vou te esperar!
Beijinhos!

Cris Maciel disse...

Oi querida, por aqui AINDA não estamos em pânico, mas seguindo tdas as recomendações....álcool em gel agora virou raridade por aqui tb...e concordo com vc, os grandes laboratórios tem um poderio absurdo nesse assunto...só Deus viu...
PS* As fotos ficaram DIVINAS !!! Mil beijinhos

sonia disse...

Ontem minha médica falou que o governo não esta falando a real para não dar uma loucura na população, MASSSSS ela disse que é muitoooooo alem do que eles estão falando. Pessoal a coisa esta feia, não tenho saido de casa e ESTOU REZANDO PARA QUE AS AULAS COMEÇEM SOMENTE EM SETEMBRO.
Os hospitais estão com seus proprios funcionarios doentes, eles estão ocupando leitos nas CTIS, a coisa esta horrivel.

Tânia N. disse...

Vivian,
Muito interessante o seu ponto de vista-vamos pensar nisso!
Beijocas,

Daniela (dani) disse...

Boa noite Vivian!
Tudo bem?
Deixei um mimo pra vc no meu blog....de uma olhadinha.

Bjos.