Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

CUPCAKES DE CHOCOLATE







Esse bolinhos viraram moda por aqui. E na internet tem um monte de blogs de pessoas bem competentes que fazem arte sobre os bolinhos, como é o caso da Paula nossa amiga lá de Floripa, que acabou deixando as bijoux de lado pra se dedicar a doce arte dos cupcakes. Eu, por praticidade, sempre asso os bolos em formas individuais porque as crianças adoram essa independência de não precisar de ajuda pra pegar uma fatia de bolo, e agora que o bolinho ganhou nome artístico, roupa de ator e toda pompa que envolve o mundo das celebridades tenho mais um bom motivo pra continuar assando desse jeito e vou pegando carona na fama dele rs.
Outro dia a Paula me passou uma receita maravilhosa de cups de chocolate com 3 tipos de cobertura. Fiz a massa, deliciosa, parece uma mousse e dá vontade de comê-la crua (lambi a bacia, os garfos da batedeira e por último a espátula de silicone de tanto que gostei da massa crua). Mas na pressa de comer os cupcakes acabei não fotografando e pra piorar, quando fui procurar o email que ela me passou as receitas, pra poder fazer de novo, percebi que havia deletado. Por vergonha da amiga, não contei nada e nem pedi pra reencaminhar a receita rs. Então, procurei na inernet e achei no orkut essa aqui que vou passar pra vocês. Aqui em casa ela foi aprovada com louvor e os parentes que experimentaram também adoraram.
CUPCAKES DE CHOCOLATE
1 xícara de açúcar cristal
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
3/4 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) sal
2 ovos
1/3 xícara de óleo
3/4 xícara de buttermilk (leite até a medida e 1 colher de sopa de vinagre, deixe descansar por 10 minutos)
essência de baunilha
MODO DE PREPARO
Peneire a farinha, o sal, o bicarbonato, o cacau e reserve.
Na batedeira bata os ovos, o óleo, a essência de baunilha e o açúcar até ficar homogêneo. Alternadamente adicione a mistura dos pós e o buttermilk sem parar de bater. Encha forminhas individuais número zero com massa até 3/4 da capacidade. Asse em forno pré-aquecido em 180 graus.
GANACHE
1 caixa de creme de leite
450 gramas de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) glucose (eu usei karo, não sei se está certo e pra que serve essa glucose)
Pique o chocolate meio amargo e derreta. Ferva o creme de leite com a glucose e adicione ao chocolate derretido. Essa é a parte complicada da receita. Conforme a ganache vai esfriando, ela vai endurecendo. Então não se desespere achando que tá mole demais, vai com calma que o negócio endurece hihihi se preferir, deixe uns 5 minutos na geladeira e depois vai mexendo pra sentir o ponto de por no saco de confeitar. Se por acaso a ganache endurerecer, basta por no microondas uns segundinhos que ela amolece de novo.
bjks

20 comentários:

Carol disse...

Que delícia!! Eu adoro cupcakes! Só não sei decorá-los, não sei o que faço de errado, queria deixá-los bem lindinhos como esses das fotos.
Devo receber visitas semana que vem e quero fazer cupcakes massa branca com recheio de brigadeiro (vou tentar) e cobertura.
Sabe, eu coloco 1 copo de iogurte natural ao invés de outro líquido, fica bem fofinha a massa.
Beijos

Claudia disse...

Que delicia!|Aqui em casa, quem vive fazendo estes bolinhos é minha fiha, Luíza. Vou passar a receita pra ela, depois te conto como ficaram.

beijos

Ah, querida, acabei de abrir uma lojinha virtual com coisinhas pra casa, louças de bolinha e etc. Quando der, passe lá.

www.casadaclaudia.weebly.com

Adriana disse...

ôba, Vivian!
Mais uma receitinha pra testar!
Depois te conto como ficou

beijo

Dri
http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com

Rosaluz disse...

Olá Vivian, adorei esses bolinhos!
E vc explica muito bem, acho que vou me aventurar a fazer para o aniversário do meu filho.
Me diga uma coisa: As forminhas são especial para cupcakes?
Não tenho uma forma própria, posso colocar dentro de formas de empadas?
Descupe te amolar mais o povo aqui de casa ficou de boca aberta com seus cupcakes,bjs.

Priscila Oliveira disse...

Huuummmm, ô delicia!
Tô com água na boca!!!!
Qualquer dia vou experimentar fazer essas maravilhas, ainda mais agora que ganhei um livro luxo da Magnolia Bakery, rainha dos cupcakes!
bjs...

Simone disse...

Eu quero, eu quero, eu quero!!!
Meu Deus... se ficaram bons eu AINDA (kkk) não sei... mas que ficaram LINDOS, ah, isso ficaram meeeesmo! Guria... Matheus ainda ficou chorando horrores depois que vcs saíram... como vc disse, vou perder o filho logo... se eu não arrumar ninguém na vida vou ficar sozinha e não demora nada! HAHAHA. Que dramática!!! Deixei recadinho pra vc no twitter... mas vai ter que procurar no meio da muvuca! rs
Beijooos. Amoooo demais!

Cris Maciel disse...

Ei Vi, eu encomendei cupcakes pro chá de bb da Alice...ficaram lindos na decoração e deliciosos no sabor...adorei ! Mas ainda não arrisco eu mesma fazer...rs só aprecio o trabalho divino dos outros :-)) Bjos

Vero Kraemer disse...

Vi, vamos mosaicar o mundo!!!rsrsrsrsrs
Amiga, eu não gosto muito de cozinhar, mas vc. descreveu os cupcakes e deu a receita, vou tentar fazer porque fiquei com desejo, depois te falo!!!
Adorooooooooooooooooooo seu bloguito!!!
Beijos
Vero

ameixa seca disse...

Que bonitinhos, devem ser uma delícia :)

saltapocinhas disse...

quero um!!
tão lindinhos que até é pena comê-los!
também quero fazer, só não sei o que é glucose.

:(

elisa disse...

Unh que delicia! deu agua na boca.
Parabens por tantas belas guloseimas.
bj

Fabiana disse...

Eu adoro cupcakes!!!!!
Estou sempre a procura de receitas novas, com recheios, coberturas....nham nham.
E parece que é só dar uma caprichada nos cupcakes, para eles ficarem mais saborosos....porque primeiro, comemos com os olhos..kkkk
beijos

Barraco Chic disse...

Vivian passei pra avisar da loja virtual.
BARRACO CHIC PRESENTES.
Passa lá
Beijos

Pri disse...

Que delícia deve ser esse cupcake! Até queria ter coragem de aprender a fazer, mas vc sabe, eu e a cozinha somos amigas distantes!!!!!!! Vou passar essa receita p/ a minha irmã que ama cozinhar e está se aventurando no mundo dos cups!

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Amiga, estou vindo convidar vc a participar do sorteio de um lindo brinco da Maria Santa.Passa lá no meu blog ok!!
Bjs Leila

Bianca disse...

Hum... eu estava doida atrás de uma receita gostosa de cupcake, vou testar essa sua!Agora só falta achar as forminhas decorativas pra comprar aqui no Rio de Janeiro!
Obrigada pela receita!
BEIJOS

sabor e saberes disse...

Mas que delicia.
Bjs

sabor e saberes disse...

Mas que delicia.
Bjs

Eliane disse...

Ah, que delícia!!! Amo cupcakes!!! Me deu até vontade de lamber a tela do micro... rsrsrs
bjs
http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

Selma Santana disse...

oi miga,achei essa sua receita de cupcakes 10,fiz ontem e as criancas adoraram,postei no meu blog,mas com creditos a vc ..bjkas passa la e deixa um comentario tb..seu blog e 10..