Existe uma frase de Machado de Assis que diz: “filhos, por quê tê-los? “ e existe uma complementação dela, que não lembro quem fez, talvez Cristovão Tezza “...Mas se não tê-los, como sabê-los?”
É tão bom ver tantas opiniões diferentes sobre um tema tão polêmico quanto a maternidade. Não discordo de nenhuma das opiniões dadas aqui, acho que cada um tem suas razões para o que disse, e com certeza, daria muito pano pra manga, muito debate esse assunto. Fico feliz em poder conversar sobre outros assuntos que não apenas os culinários, como se estivéssemos em volta de uma mesa, depois do jantar, tomando uma bebida e discutindo algum tema filosófico.
Ainda não me decidi por nada. Ao mesmo tempo que quero, não quero mais. Me lembro quando fiquei sabendo que estava grávida da Kiara. Oito anos de casada, 28 anos de idade, casa própria, carro, vida confortável, tudo que as pessoas esperam pra poder ter um filho, mas foi um susto. Chorei, ri, senti frio, calor, fui dormir, levantei, andei como barata tonta pela casa. Foi um misto de sentimentos que até hoje não consigo explicar direito.
Me senti incompetente, incapaz de poder criar uma criança. Achei naquele momento que nunca seria capaz de ser mãe. Mas a natureza é sábia, faz a gente esperar 40 semanas pra ter o filho nos braços e esse tempo é fundamental pra se acostumar com a nova responsabilidade. Eu dizia que nunca tive um cachorro pra não ter que me estressar ou então, quando me cansasse dele, não ter que achar um novo dono. Mas filho, esse não tem como você se cansar e doar, viajar e deixar, ir dormir e não cobrir. Filho é muita coisa. Filho é a melhor coisa. Mas eu ainda não sabia. Demorei quase 3 meses pra me acostumar com a idéia de que seria mãe, de que estava gerando uma sementinha dentro de mim.
Hoje percebo o quanto a Kiara faz parte da minha vida. O quanto ela me preenche, me completa e me ensina a ser uma pessoa melhor. Percebi que a vida tem mais sentido quando temos um filho – seja ele adotivo ou não - . Ela é a melhor coisa que já aconteceu em minha vida, por ela eu vivo. Amo esse sentimento. Me sinto orgulhosa de cada conquista sua. Quando ela dorme, fico olhando ela deitadinha na sua cama, com a respiração suave, bochechas coradas, coisa mais fofa do mundo, dá vontade de beijar beijar beijar !!!
A gente faz tudo pelos filhos. Achava essa frase drástica, mas hoje sou partidária dela. Como sempre dizia meu marido (antes de eu ser mãe): só quem tem filho sabe o que é isso !!! É verdade.
Qual a idade certa pra ter? Não sei, com o avanço da medicina vemos as mulheres cada vez mais adiando esse desejo e conseguindo engravidar depois dos 40 !!! Sim, mas muita gente vai dizer que isso não é idade de ter filhos, mas netos!! Não sei. Cada um tem planos pra sua vida e existe a hora certa pra cada um deles entrar em ação.
Obrigada meninas por deixarem aqui a importante opinião de vocês e quero dizer mais uma vez que foi uma delícia bater um papinho.
Enjoy !!!!