Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2008

quiche de queijo



Ontem pela manha, navegando pelo blog da Vania, vi essa receita facìlima e nao resisti, resolvi faze-la pro nosso almoço.
A massa é muito facil de trabalhar, o recheio mais facil ainda de fazer. Como eu nao tinha o queijo em formato de ralar, piquei o fatiado mesmo, claro que nao da o mesmo efeito, mas como eu estava atacada, resolvi fazer assim mesmo, porque se tivesse que ir ao mercado antes, tenho certez que nao sairia a quiche.
Quiche de Queijo - Receita da Cris/Felipe

Massa:- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e ½ colher de óleo (uso de canola ou girassol)
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1 ovo inteiro mais 1 gema (reserve a clara)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- sal (usei uma colher de sobremesa rasa)
Amassar tudo e colocar leite até dar ponto de massa maleável, fácil de trabalhar e abrir na forma.
Recheio:
- 200gr de mussarela (ralar no ralo grosso)
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 4 ovos inteiros mais a clara reservada
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de creme de leite (opcional)
- 1 copo de requeijão cremoso
- orégano

Misturar tudo bem e jogar por cima da massa já estendida em forma desmontável. Assar por aproximadamente 40min em forno médio (quando começa a dourar o queijo por cima, desligo). Gosto muito desta massa... O recheio pode ser variável.A forma que usamos foi de 30cm, desmontável... Mas normalmente sobra um pouco de massa. Bom apetite!

O que eu achei da receita:

Bom, facil de fazer a massa e o recheio. A forma nao precisa ser untada porque a massa é bem gordurosa. Demorou muito pra assar, quase que nao fica pronta para o almoço. Nao da pra tirar do forno e servir, porque ficou muito liquida, mas depois de fria o recheio assentou e ficou bem melhor. Nao sei se fiz algo errado, quero perguntar pra Vania, porque ela me disse que na casa dela faz o maior sucesso. Aqui em casa todos adoraram tbem, mas so fiquei com essa pulguinha atras da orelha quanto à consistencia na hora de tirar do forno.
Ah, o resto da massa que sobrou, eu assei sozinha e td mundo adorou comer, fiquei imaginando ela de aperitivo com um pate. Na proxima janta que tiver aqui em casa vou fazer pra servir.

4 comentários:

Vania disse...

Oi Vivian!
Ficou linda a quiche. A minha nunca ficou líquida .. não sei o que pode ter acontecido. A última vez que fiz eu não usei o creme de leite e achei que ficou um pouco dura. Será que a tua xícara-medida não é um pouco grande?
Mas de qualquer forma ela ficou muito bonita.
Beijos!

Vivian disse...

oi Vania, pode ser msm, vou procurar pegar uma xicara menor, tenho mania de usar aquelas canecas, dai muda muito a receita meeeeeeeeeesmo!!!
bjos

Milk&Toast disse...

Hmmm eu adoro quiche!
Vou experimentar a receita, mas quero procurar um recheio com alho poró (que é o meu sabor predileto!)
Beijos!

Iliane disse...

adoro quiches..a sua tá linda!!!receita anotada..um abraço..