Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

BACALHAU À MUITAS MÃOS



Sexta-feira Santa por aqui tem que ter bacalhau. E geralmente, é um dia em que a família está toda reunida, sinônimo de muita gente, haja bacalhau pra todo esse povo. Minha cunhada que mora em Bauru sempre aparece e o bacalhau dela já é famoso por essas bandas.

O meu cunhado desfiou o dito cujo, eu cortei todos os temperos e a Nívea preparou. Muitas mãos unidas em prol de um bem comum: comer uma boa bacalhoada.

Como preparamos?!!



primeiro dessalgue o bacalhau (eu faço isso no leite)

cozinhe batatas al dente e corte-as em rodelas.

rale cebola e tomate

pique alguns dentes de alho

pique pimentões de todas as cores, mas bem picadinho

azeitonas pretas inteiras

muito azeite de oliva


Numa forma ou refratário, unte com uma boa quantidade de azeite de oliva o fundo e adicione as batatas cortadas em rodelas. Salpique um pouco de sal sobre elas. Por cima das batatas coloque o bacalhau desfiado, a cebola ralada, o tomate ralado, os pimentões, o alho as e azeitonas pretas picadas. Regue com muito azeite. Repita as camadas até terminar todos os ingredientes. Finalize com azeitonas pretas inteiras pra dar um charminho ao prato, não esqueça de regar novamente com o azeite de oliva. Leve ao forno pra gratinar. Sirva com arroz branco e uma linda salada verdinha.

Veja bem, essa é apenas uma das milhares de versões de bacalhau que existem. Minha cunhada preferiu pôr tudo raladinho ou picado porcausa das crianças. Eu, quando faço. coloco todos os ingredientes cortados em rodelas e salpico com queijo parmesão ralado no final, mas há quem diga que o queijo tira o sabor do bacalhau.

Eu considero o bacalhau um ingrediente muito simples de ser trabalhado, vai bem de várias formas e fica pronto rapidinho. A única coisa que me impede de ter com mais frequência aqui nas minhas receitas é o fato de dessalgar e desfiar, fora isso é tudo tranquilo. Muitas vezes eu compro uma quantidade maior, dessalgo, desfio e congelo. Assim, tenho ele à mão numa necessidade.

Bjssssssss

7 comentários:

Mayara disse...

Ola Vivian. Sabe, aqui em Portugal são várias as muitas receitas de Bacalhau. Não sou muito fã de peixe, mas meu marido adora. Umas de algumas receitas, tipo, bacalhau com broa, bacalhau com natas(creme de leite). São todas de dar água na boca. Um dia que tiver oportunidade, vamos trocar algumas receitas. Um beijo.

Mayara disse...

Vivian, sim os ovos ficam crus. Eu pelo menos nunca tive problema com isso, mas consumo a sobremesa no maximo de dois dias, também não rende mais que isso, umas seis doses. Acho que se adicionar a gema com o doce quente, elas vão cozinhar, penso eu. Mas como compro já cozido o leite condensado, utilizo frio. Bjs

ameixa seca disse...

Adoro bacalhau de todas as maneiras, qualquer dia da semana :)

Fabiana disse...

Vivian,
Adorei o seu bacalhau...
E no seu caso a união fez a força e esse lindo bacalhau.
Gostei da idéia da sua cunhada de colocar tudo ralado.
Porque meu filho foi separando no prato os pedaços de cebola e tomate.
kkkkk
beijos

Nívea disse...

Hummmmmm, ficou tão gostoso!!!!
Beijos,
Nívea

Daniela Roos disse...

Eu não sei fazer bacalhau... quer dizer nunca tentei! Tenho medo de errar... mas na verdade é errando que se aprende neh?
Dia destes vou tentar, todas as receitas são simples, fácil de preparar...
Pelo jeito esta receita ai, jé é tesouro da família, neh?
Bjocassss
Dani

Anônimo disse...

Nossa receita é parecida com a sua a diferença é que não desfiamos o bacalhau, curiosidade vc acha que desalgar o bacalhau com leite fica melhor? E o procedimento é o mesmo?