Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eis a questão

Estamos num período pré-copa do mundo, e como tal a venda de imoveis começou a inflacionar o mercado imobiliário. Especuladores dizem que pode-se faturar muito com os aluguéis nessa época do ano, ainda mais que devemos lembrar que as Olimpíadas também serão por aqui.




Por esse motivo, Curitiba anda inflacionada. Ou seria por outro? Bom, só sei que está difícil achar um imóvel que seja compatível com o que procuramos: boa localização, ensolarado, espaçoso e novo. Anda quase impossível unir todos esses itens num mesmo lugar. Se é bem localizado, com certeza não é ensolarado, se é novo, dificilmente é bem localizado e se é espaçoso, com certeza tem mais de 20 anos !!! E aí, o que escolher numa realidade dessas?!!!




Uma amiga, que mora em Curitiba, e há um ano está procurando o imóvel pra chamar de “lar, doce lar”, me disse que é melhor esperar. Outra amiga, que não mora em Curitiba, mas que está procurando um imóvel por lá disse “compre o quanto antes, pois os valores irão inflacionar ainda mais com a proximidade da Copa”. E eu, no meio desse fogo cruzado me pergunto: “ E agora, José?”




É, não sei. Vou contratar um personal imobiliário (existe isso?) pra me dizer o que fazer e de que forma não perder meu ouro num negócio que pode ser o melhor ou o pior da minha vida. Na verdade, ando acessando vários sites de busca de imóveis a venda, e achei algumas coisas muito tentadoras, agora basta saber se são tão boas quanto nas fotos. Pra quem não mora na cidade fica ainda mais difícil essa busca, já que adquirir um imóvel não é tão simples quanto comprar uma tevê de LCD pelo site da Americanas.




A casa em que eu moro, foi comprada pronta. Fizemos várias visitas até nos decidirmos por ela. Os antigos donos moravam na casa, e eu imagino que eu tenha perturbado muito a vida deles. Depois que nos mudamos é que fui perceber muitos detalhes que não tinha visto em todas as visitas que fizemos. Pode-se chamar isso de “PEDAGOGIA OCULTA” do imóvel. São detalhes que só se percebe depois que se está morando, vivendo e permanecendo no lar. E olha que essa casa foi a que eu mais gostei, depois de ter visitado mais de uma dúzia de casa prontas por aí. É por esse e por outros motivos que agora só saio daqui pra um imóvel novo, idealizado por nós, dentro das nossas reais necessidades. Devo assumir que essa não é uma tarefa fácil. Construir gera um transtorno gigantesco, comprar pronto sempre vai ficar um “detalhe” que não gostaríamos que existisse. As vezes me pego pensando que irei envelhecer nesta casa, tamanha é a comodidade de permanecer nela. Já nos adaptamos às suas deficiências, já nos acostumamos às distâncias, os vizinhos já sabem nossos nomes e temos uma proximidade suficiente pra ninguém invadir a privacidade de ninguém, mas do tamanho que dê pra pedir uma xícara de açúcar emprestada.Toda ação gera uma reação e só de pensar em mudança a reação não é das melhores.




Agora eu pergunto a você, que lê meu blog - outro dia disse que eram 6 leitores, mas muita gente disse “presente” após essa chamadinha, então vou dizer, a vocês, meus 12 leitores - me contem como vivem? Mesma casa desde quando? Apartamento? Muda-se com freqüência? Adoro saber essas histórias.







Bijú

12 comentários:

Regime - a Luta disse...

Menina do céu , minha vida é uma novela mexicana . risos ...

Bem mexicana

Quando casada mudei exatamente 24 vezes
Na Vigésima quinta , separei
Do marido ...

Hoje moro numa chácara , muito bonitinha ( a chácara ), mas a casa ,


Ô Dó , tô arrumando aos pouquinhos e achoi que daqui um tempo fica do meu gosto ...

Um abraço ...

Mari Hart disse...

Aqui no RJ a especulação imobiliária está bombando. Moro em um bairro de classe média alta, o apto é alugado em um condomínio fechado com tudo, piscina quadras, sauna, acadmeia e etc...

Optei por morar aqui na gravidez dos gêmeos pela segurança e qualidade de vida p/criar os filhos. Nosso plano era comprar em 2014, qdo nos mudamos apto valia 380mil. Hj vale mais de 600mil o mesmo apto!!! Um apto básico, diga0se de passagem, pq um alto padrão não custa menos de 1 milhão. Tudo por causa das Olimpíadas e Copa. Tudo em torno das olimpíadas será por aqui, e está tudo caríssimo!

Pois bem mês passado o proprietário pediu 200% de aumento! Claaaro que não aceitamos e mesmo chegando a um acordo não vale a pena p/gente, então vamos nos mudar por causa dessa especulação toda. Vamos p/um bairro vizinho onde, ainda não foi "descoberto" como aqui na Barra, posso dizer que é um bairro em construção, parece cidade do interior, uma delícia! O preço que pago aqui nesse apto, pagaria em uma casa de 3 andares e 4/5qtos lá. Mas é assumir um outro estilo de vida, requer adaptação e se tudo der certo compramos em breve por lá mesmo antes que a especulação chegue lá tb!

Pelo visto não é só no RJ né?! Tb soube que SP tá assim, e agora vc falando sobre Curitiba... afff

Anônimo disse...

Olhe eu sou de Fortaleza, mas estou morando nos Estados Unidos. Tb ando sofrendo com a inflação absurda dos imóveis. Queremos comprar um apt em Fortaleza pra quando voltarmos e qualquer um com apenas 70 metros quadrados está custando mais de cem mil reais. Um absurdo. Resolvemos esperar pq acreditamos que os preços vão cair.Bj

MaBe! disse...

Eu sou casada a 10 anos. Destes, 6 moramos em uma casa que compramos, reformamos toda a nosso gosto, mas acabamos vendendo e comprando um ap. visando mais segurança.
Qdo pusemos a casa a venda, vendemos na mesma semana e tivemos que encontrar um ap. em tempo recorde (tínhamos 1 mês). Não encontramos e tive que ficar 20 dias de 'mala e cuia' na casa dos meus pais... e pra não ficar abusando da boa vontade deles por muito mais tempo, acabamos escolhendo o que veio pela frente.
Gostamos daqui, é bem localizado, ensolarado, espaçoso, mas tem mais de 20 anos. rs
Pretendemos mudar, mas não temos datas... enquanto isso, vamos deixando do nosso jeito.

Bjoka e espero que d~e tudo certo aí pra ti...

Até.

Carminha Lyra Andrade disse...

Olaaa :)
Vim avisar que tem sorteio lá no Blog.
Passa por lá...
Desde já boa sorte rsrsrsrs
www.fazergourmet.com

Ana Carla Benet disse...

Desde os 3 anos morei na mesma casa com meus pais (financiada em 20 anos pela CEF).

Quando casei, morei numa casa por 10 anos, até que realizei meu sonho de trocar de casa e bairro. Nos mudamos há 1 ano e 4 meses. Não pretendo me dudar tão cedo. rsrsrs

Bjo

Daniela Roos disse...

Este negócio de imóvel dá muita conversa... não pude deixar de ler e comentar...
Realmente o mercado está inflacionado... eu comprei a minha casa a pouco tempo... olhamos várias e algumas das que olhamos quando iamos fazer proposta já tinha mudado o valor de venda... pode (SP pode!)? Eu acho que não é simplesmente a copa que está fazendo isso, mas principalmente toda ajuda do governo em financiamentos e facilidades de compra para tudo.
Bjocas
Dani

Anônimo disse...

Olá Querida tudo bem? Acreditaque eu moro na mesma casa desde que eu nasci, ou sejá há 32 anos? verdade, quando casei há um ano e meio não quis deixar a minha mãe sozinha vista que ela não quer sair daqui de jeito nenhum daí optamos por ficar aqui com ela, já que ela não pode ficar só devido a problemas de saúde, mas meu marido e eu pensamos em sair daqui, pois por mais que a gente faz para os irmãos nunca tá bom, mas isto é uma outa estória, estamos no dilema de comprar ou alugar no livro "casais inteligentes enriquecem juntos", o autor levanta os pros de se alugar antes de comprar um imóvel, então estamos quebrando a cabeça para decidir se iremos comprar ou alugar primeiro. Boa sorte para ti, beijo e té+:-)

Clau disse...

Oi Vivian, sempre passo por aqui mas acabo nem comentando...

Bem nós compramos uma casa logo que engravidei (antes moramos por 5 anos em ap) mas com criança tudo que queriamos era "ILUMINAÇÂO SOLAR"... haha, uma amiga falou que tinha uma outra amiga que estava precisando vender a casa, mesmo assim demorei quase um mês p/ vim olhar (era agosto 2009, eu estava gravida de tres meses) quando cheguei aqui foi amor a primeira vista e decidimos na hora fechar... dai a mulher deu o pé atras e falou que não iria mais vender... mas foi e foi que acabamos ficando com a casa, Detelhe: mudamos um mês antes do Pedro nascer....
Depois que mudamos começamos a veralguns pepinos que antes não viamos como infiltração.... enfim começamos esse ano as reformas a gente gasta uma pequena fortuna com isso por esse motivo decidimos reformar só o básico e construir mais tarde... mas como vc mesma disse a gente acaba acostumando com as "deficiencias" da casa e as vezes tenho a impressão que tb QUERO envelhecer aqui....

Adriel e Kiara estão muito lindos!
Beijos Clau

Mayara disse...

Oi Vivian. Sabe moro no 1º andar. A casa é mais antiga. E tem uma humidade horrivel. O chão é de taco sem cera. Moro aqui a 5 anos. Agora casei, e daqui uns meses vamos nus mudar para um apartamento mais novo, e moderno. A sua casa deve ser mil vezes melhor que a que moro. Rs. Alias, pelas fotos que você tem postado. A sua casa é lindaaaaa.. Beijos.

Monica P. disse...

Vivian, sou casada a 7 anos e moro nesta casa tem 2 anos. Antes dela fiz "apenas" 27 mudanças, isto em 27 anos de vida... cabalístico não?! O engraçado é que meu marido nunca foi muito de mudar de casa, e foi casar comigo pra começar... como morava de aluguel antes não tinha muita opção, e por incrível que pareça, mesmo contra minha vontade o proprietário sempre nos pediu o apto! E dá-lhe mudança... Quando enfim conseguimos o $ para a compra de um apto acabei optando por uma casa, pois os valores em 2 anos subiram absurdamente aqui em SP e um apto mais o condomínio não caberia no meu orçamento. Visitei mais de 40 casas até decidir pela minha e mesmo sendo uma casa excelente e muito melhor do que qq outra em que morei, ainda hoje sinto que não é a casa perfeita, foi bom ver seu post e saber que vc tb mora numa casa ótima e mesmo assim ainda não está satisfeita.
Deve ser natural do ser humano, que está em constante mudança... nós mudamos, nossa rotina muda, acho natural não conseguir envelhecer no mesmo lugar, e mais natural ainda procurar algo melhor pra si.
Mas em termos imobiliários? Tenho 3 amigos grandes corretores e todos me afirmam, o bum imobililário já acabou, a caixa já esgotou a cota de financiamentos e neste ano a compra de imóveis já caiu 70% aqui em sp, aguarde mais 2 anos e vc vai ver as coisas voltarem à normalidade. Aqui em SP qualquer apto de 60m2 está na faixa de 300mil e uma casa na periferia não se compra tb por menos disto. Abusrdo e inviável.
Beijinhos
Monica

BOB disse...

Oi estou passando pelo mesmo sufoco. Em 2009 me casei e fomos morar de aluguel em um apartamento por R$500,00 e que na época também estava a venda e que valia R$100.000,00. Dois anos depois a proprietária decidiu que iria vender e então nos pediu R$180.000,00 pelo apartamento não aceitei e ela também não conseguiu vender mas agora precisamos renovar o contrato de aluguel e ela esta pedindo o valor de R$1000,00 e para piorar os imóveis na mesma Rua estão na faixa de R$200.000,00. Isso pode ser real? Eu estou ouvindo falar em Bolha imobiliária. E para completar o Banco esta pedindo para liberar o financiamento de praticamente metade do valor do imóvel fora as taxas absurda de Juros que permitiriam que eu comprasse dois apartamentos. Acho que eu e minha família vamos ter que morar debaixo da ponte. Isso é se eu tiver condições financeiras de pagar o aluguel da ponte pros Mendigos. Um abraço e Boa sorte para você e sua família