Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bolinho de Arroz


Aqui em casa, fazemos apenas 1 xícara de arroz por dia, e mesmo assim, ele teima em sobrar. Como dá dó de jogar no lixo, eu vou guardando e aproveito pra fazer bolinho ou arroz de forno.
Já tentei fazer esse bolinho assado, mas não ficou bom, acho que o que realça o sabor dele é a fritura mesmo, condenadíssima, mas saborosíssima rsrs. Mas pra quem prefere ao forno, faça bolinhas com as mãos e passe na farinha de rosca, coloque em forma untada e leve pra assar a 180 graus até dourar.
E pra quem prefere a frita, como eu, pingue com uma colher (igual fazer bolinhos de chuva)porções na frigideira com bastante óleo.
INGREDIENTES:
2 xícaras de chá de arroz cozido
1/2 xícara de chá de queijo ralado
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de cheiro verde picado
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 ou 2 (vai depender da umidade) xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos
Misture todos os ingredientes. Não esqueça de provar o sal, porque na maioria das vezes é necessário adicionar mais. O ponto certo é quando a mistura ficar firme na colher. Frite em óleo bem quente.

17 comentários:

Anônimo disse...

Aff!!!!
Adoooorrroooooooooooooooo!!!!!!!
Vou fazer também.
Beijos,
Nívea

♥ mesa para 4 disse...

Que lindos...beijinho

Hazel Evangelista disse...

Vivian, tenho um prémio para ti no meu blog!
Beijos!

Lina Jehle disse...

Olha eu acho q reaproveito de comida é sinal de consciência, não só de econômia. O disperdício é um crime frente a vida !! Sou adepta de recilcar comida q é uma beleza !!rsrsrrs Adoro bolinho de arroz que já "otimizei" de tudo q é jeito. Qq dia eu posto uma receita tem desde rocambole ( q vc faz a massa batendo no liquidificador o arroz), tem c/ semente de papoula, grãos de mostarda. O grande lance é: disperdício zero !!
Parabéns pelos bolinhos q estão lindinhos e, principalmente, pelo não disperdício !!

bjs

Anônimo disse...

Adoro bolinho de arroz e não curto muito arroz branco, dá pra entender?!?!?...rs

Só que tenho mania de fazer todo batido no liquidificador. Testarei a sua inteira. Alias eu estou com uma receita deles assados aguardando teste, se ficarem bons te aviso, já que queres uma alternativa mais saudável né.

Bjs

claudia disse...

Uma óptima idéia aproveitar as sobrasde comida para nao deitar nada fora. Eu detesto deitar comida fora, DETESTO!

risonha disse...

nunca fiz bolinhos de arroz, mas tenho que colmatar esta falta o mais rapidamente possível, pois de vez em quando sobra arroz lá em casa.
os teus ficaram com um ar muito crocante.

Odete disse...

Tambem gosto muito. E desperdicio de comida, never! Esta certa voce.
Para evitar as deliciosas frituras tao condenadas, as vezes faco assado em forminhas de mini muffins e o resultado agrada. Acho que pelo contado com a forma, forma-se uma crosta crocante.

Beijinhos

Note: Espero que esteja tudo indo bem com sua mamae. Beijo p/ ela.

Eli disse...

Aqui o bolinho de arroz também é adorado e eu faço também uma xícara de arroz e ele sobra então vou juntando no freezer e depois quando tenho uma boa quantidade faço bolinho de arroz pra comer com pimenta macerada no azeite e ver o jogo de futebol nas tardes de domingo. hehehe

Estão lindos seus bolinhos!

Iliane disse...

hummm..que bolinhos mais lindos êsses seus..deu até vontade de fazer..bjus

Pitadasdilu disse...

Aqui em casa todos gostam, faço de vez em quando, e às vezes coloco queijo ralado na massa ou um pedacinho de queijo dentro de cada bolinha, fica muito bom.
Bjos, Lú.

ameixa seca disse...

Ficam muito lindos... dourados! Dá um ar de festa ;)

Girls de la Cruz disse...

Minha linda
Seu blog convenhamos virou uma tentaçaõ infinita para euzinha que estou de regime "profundo" kkk
Delicias que ultrapassam a tela e parece que invadem meu paladar e meu olfato... ai ai
Quero provar dos seus dotes culinários ao vivo e a cores... Morri de rir assistindo o programa de terça a noite, que tem o Falabela, a Marisa Orth e a Adriana Esteves esqueci o nome, a empregada é de PATO BRANCO kkkkKKK e ainda por cima fala com "sotaque" do sul...Me lembrei obviamente das amigas do sul... mas vou parar porque este coment ja esta imensoooooo
Ma e cia

ameixa seca disse...

Voltei para dizer que contamos contigo para prosseguir com o intercambio. Quando achares que podes continuar com o desafio diz qualquer coisa para combinarmos a data ok?
Espero que a tua mãe esteja a recuperar bem. Lembro-me dela todos os dias :)

Permitidah disse...

Gente adoro BOLINHOS DE ARROZ são uma delicia, gente que tentação,principalmente pra quem tá de diéta,e fica uma delícia principalmente sendo preparado uma pessoa que eu amo de paixão(MINHA MÃE)e que é uma cozinheira de mão cheia !!!BJS PRA TODOS ;)

Permitidah disse...

Gente adoro BOLINHOS DE ARROZ são uma delicia, gente que tentação,principalmente pra quem tá de diéta,e fica uma delícia principalmente sendo preparado uma pessoa que eu amo de paixão(MINHA MÃE)e que é uma cozinheira de mão cheia !!!BJS PRA TODOS ;)

CONCEIÇÃO disse...

GRATA POR ESTA RECEITA FÁCIL E...SABOROSA!
SUCESSO!!!!!!!!!!
CONCEIÇÃO (CAMPINAS-SP)