Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Enroladinho de queijo com gosto de passado


Gentem, eu estou tão feliz. Esse enroladinho é a perdição dos meus dias desde que era uma nanica e morava lá no Pará. Sempre, todos os dias, de segunda a sexta, na hora do recreio da escola, eu pedia um enroladinho com uma Jaó (refrigerante estilo guaraná que existe por aquelas bandas) e me deliciava.
E agora, depois de crescidinha, quando volto pra cidade de minha mãe pra passear, corro numa lanchonete que se chama Açaí e peço o meu enroladinho com uma tigela de açaí e granola ou então, na maioria das vezes, com um creme de cupuaçu (outra coisa que me perco nas calorias de tão bom que é). Aliás, eu não posso passar na frente dessa lanchonete, senão eu páro, e se eu páro, eu não me controlo kkk
Outro dia, no blog da Lica, ela postou essa gostosura. Nem fiquei feliz, né Lica? Peguei a receita dela e corri pra cozinha pra fazer. Não ficou nenhuma Brastemp, mas o povo aqui se lambuzou todo comendo e já há pedidos de repeteco da receita, que estou aguardando uma semaninha menos calórica pra poder fazer, ou então, uma visita pra poder dividir a bomba calórica com a família.
Chega de papo e vamos a receita. Pois se deixar, eu fico aqui até amanhã só falando das coisas boas que tem lá em Redenção pra comer.
ENROLADINHO DE QUEIJO LÁ DO PARá

1/2 lata de leite condensado
1/2 medida da mesma lata de água
50 grs de manteiga sem sal amolecida
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento para pão
1/2 colher (sopa) de sal
500 grs de farinha de trigo
300 grs de queijo minas padrão cortado em palitos
Coco ralado para polvilhar

O restante do leite condensado para pincelar depois de prontos os enroladinhos
Colocar no copo do liquidificador o leite condensado, a água, os ovos, a manteiga, o fermento e o sal e bater até ficar bem misturado.

Despejar numa bacia e ir juntando a farinha aos poucos. Misture com a ajuda de uma colher e quando a massa ficar mais pesada coloque na bancada enfarinhada e vai sovando até soltar das mãos, juntando mais farinha se for necessário.

Coloque a massa dentro da bacia que vc usou pra misturar, cubra com filme plástico, depois com um pano de prato e deixe fermentar por aproximadamente 1hora.

Depois vá retirando os pedaços de massa e abrindo numa bancada enfarinhada. Corte tiras e v enrole nos palitinhos de queijo, colocando sobre a assadeira (eu forrei a assadeira com papel manteiga).

Depois de enrolados pincele com ovo batido ou leite e leve para assar em forno médio até que estejam douradinhos.

Na hora de servir, eu prefiro ele sempre quente, então esquento no microondas – caso sobre algum – e derramo generosamente, sem pensar muito, uma grande quantidade de leite condensado e arremato com muito coco ralado. Sirva com um bom café, refrigerante, suco natural, chá , creme de cupu, de açaí ou seja lá o que vc tiver no momento, até com água fica bom kkkk

27 comentários:

PimientayChocolate disse...

tampoco podria controlarme frente a un arrolladito de estos, se ven deliciosos y con queso ummmm mi perdicion, besotes, daniela

OuroVerdeSuculentas disse...

Passado nada, esse é da hora!
Vou fazer e mando uns procê. :D

Xêro

Helena disse...

Uau!Que bom aspecto!
Bj

claudia disse...

Parece mesmo uma delícia!

ameixa seca disse...

A foto ficou escandalosa :) Deve ser delicioso!

disse...

Miam miam, pra mim, que estou numa suuuper dieta, tá difícil vir aqui, pq sei que vou ficar como estou agora...com água na bocaaaaaaaa!
Por enquanto (até chegar no meu peso ideal vou só anotando...)
rsrsrs
Bjocas querida!

Unknown disse...

Vivian,

aqui o enroladinho é salgado e sei que daqui é conhecido no RJ como joelho hahaha
esse dai não conhecia, em forma doce.
Bjs

♥ mesa para 4 disse...

Que delícia Vi ...ficaram lindos e devem ser deliciosos...beijinhos

Leo Paixão disse...

Ah, nostalgia. A minha são as panquecas que minha mãe fazia quando era criança, aos sábados de manhã.
http://www.fuckinggourmet.blogspot.com/

Odete disse...

Ta explicado porque voce nao consegue resistir. Eu tambem nao conseguiria.

Beijos e bom fim de semana.

Siliani disse...

Vivian, sabe que eu morei 4 anos no Pará o terrinha boa tenho muitas saudades principalmente da comidinha boa que tem por la, adoro cupuaçu, açaí então nem me fala huummmmm que delícia e esse tal de enroladinho vou ter que me obrigar a fazer estou salivando aqui.Beijos menina até mais

Bico de Jaca disse...

Menina, isso é de fazer qualquer mulher sair da dieta, principalmente "naqueles dias", que a gente vira um formigão e só quer comer doce!
Vou copiar no caderninho de receitas e esperar completar mais alguns dias de caminhada, para comer com prazer.
Você deixa a gente doidinha com a balança!
Beijos e ótimo fim de semana.
Ah, beijinhos pra Kiara.

Luciana Macêdo disse...

Enroladinhos,faço muito aqui em casa, sempre tenho congelado. Minha receita é diferente da sua, essa com leite condensado não conhecia.
Bjs!

Os Olhos de Alice disse...

uau
que receita maravilhosa!!!
quero um
bjs

Viviany disse...

Oi,quase chará ... rsrsrs , tbm sou geminiana , gosto muito de cozinhar , mais não sou tão habilidosa ... mais curiosa , como uma autêntica geminiana , né ?!? rsrsrs . Seu blog é uma DELÍCIA !!! Parabéns !!! Virei te visitar sempre ,e incrementar meu cardápio ...
Bjão*

inspirações da Jô disse...

Vivian,
Então vc já morou no Pará?
Atualmente moro em Rio Branco e só tenho a dizer que a região Norte é tudo de bom!!!!Sem contar nessas delícias que vc mencionou como o cupuaçu e o açaí!!!!
Agora, esse enroladinho eu não conheço, mas só de olhar já deu uma vontade enorme de experimentar!!!!Vou correr por aqui pra ver se acho esse enrolado, e se não achar vou correr pra cozinha, depois te conto o resultado!!!!Beijos e um domingo delicioso!!!!!

Adriana disse...

Passei para pegar uma beradinha nesta delicia!

Lindo domingo para voce!

Viviany disse...

Vivian querida , a luminária é muito fácil ... , A base vc compra no mercado ( bacia de inox) , faz furinhos ( de 2 em 2cm ), aí vai montando os fios com pecinhas de acrílico no fio de pesca e amarra ... Eu fiz 2 camadas , uma interna ( mais longa) , e outra na beirada da bacia (mais curto)... Coragem menina !!! Se precisar é só gritar , ok ?!? Ah ! Dá um visual super legal , e fica bem barato !!!
Bjão*

Marina disse...

Ai, tô aguando aqui...
Adoro TUDO que leva queijo!
Beijocas

Anônimo disse...

Aiaiai sua malvada!!!!
Esse eu vou ter que fazer de qualquer maneira. Parece delicioso.
bjim,
Nívea

Chez POPI disse...

Qué isso??? passo malllllllll
q coisa mais maravilhosa!
bjus
Paula

Ziza disse...

ai, ai, ai. E ainda leite condensado?

edinha disse...

Eses enroladinhos devem ser deliciosos
Beijinho

Eli disse...

E eu que estou mais feliz que pinto no lixo,em saber que fez uma receita minha!! Muito obrigada pelo carinho!! E seus enroladinhos ficaram realmente um pecado, menina só de olhar da vontade de invadir a tela do computador!! hehe

Renato e Joina disse...

nossa como o mundo e pequeno eu to aqui do outro lado do mundo gravida com vontade de comer enrroladinho de queijo resolvi procurar uma receita acho seu blogue e descubro que vc tambem tem raiz la no Parà e ainda mais em redençao kkk eu morei la 10 anos e tenho familia la ainda mas ja tem anos que nao vou la saudades de tanta s coisas ... abraços vou provar sua receita e matar um pouco da saudades ...

Anônimo disse...

Olá me chamo Carol, tenho uma pequena lanchonete, tenho uma receita de enroladinho, só q eles estao ficando ressecados :S não sei mais o q fazer entao comecei a procurar outros tipos de receitas...achei a sua gostei só q gostaria de saber a qnt de enroladinho q dá em sua receita! se puder me responder ficaria mto grata! Boa Tarde! =)

Alanda disse...

Acabei de fazer sera qu vai ficar bom