Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

FILHOS




Outro dia estava lendo um livro de Isabel Allende. Escritora que me seduziu com sua linguagem divertida e história de sua vida. Ela tem uma casa grande, apesar de ter um filho vivo e uma filha falecida que não deu netos a ela, sua casa vive cheia, Isabel driblou o destino pra ter uma grande família adotiva ao seu lado.




Pois bem, vendo essa e outras histórias - a da minha própria família serve de exemplo - penso que quero ter mais filhos !!!! Que tal um por ano? Partindo do princípio de que já tenho trintcha e cof cof um, não posso mais esperar taaaanto assim pra dar continuidade a minha prole. Mas ter filhos é cansativo. Sem contar dos enjôos, má disposição, barriga pesada, cada abaixada é um xixi na roupa (né Elisa?), as noites mal dormidas e etc e tal ... Mas como todos dizem, a gente esquece tudo isso (apesar de que já faz quase 4 anos que Kiara nasceu e eu não me esqueci !!!!). As vezes fico viajando nos meus pensamentos e desejando uma casa cheia de crianças, um caos, nada no lugar, pia sempre cheia de louça suja, a máquina sempre batendo uma roupa e pilhas e mais pilhas de roupas pra passar. Ainda bem que já existe a fralda descartável.

Por outro lado, é tão bom saber que a Kiara está na escola e eu posso tirar uma soneca no meio da tarde ou assistir a um programa fútil qualquer na tv. Poder viajar e saber que alguém vai cuidar de minha filha porque é só uma, se fossem mais, aí nem iria por o pé na estrada. Poder me programar com tranquilidade desde o plano de saúde até a universidade porque tenho reservas pra uma filha única.

Agora vem a outra situação: engravido, ok. Mas e a viagem que estava programando a dois pela Ásia? e o carnaval no sambódromo do Rio proibido pra menores? E a moto pra sair off road?

Compro uma bicicleta ou tenho um punhado de filhos ???????




37 comentários:

Mari disse...

Vivi, eu vivo o mesmo dilema que vc! Tive a Isabella com 19, me separei do pai dela e agora estou casada com o Marcelo, que é divorciado e sem filhos. Morremos de vontade de ter dois filhos (e no caso, meu relógio biológico tbm está apitando, faço 31 em maio próximo), mas ai pensamos: como eu vou trabalhar e cuidar de bebê ao mesmo tempo? Fora tudo isso que vc falou... e mais, precisa muita e$$$trutura para criar mais um filho - quiçá dois - que no momento não temos... ter ou não ter, eis a questão? Estou assombrada tbm por esse fantasma.. rs
Beijos, flor!!!

Edna Fadinha disse...

Pois é Vivian vc pelo menos já tem uma.Hoje em dia as pessoas estão optando por ter menos filhos,geralmente 1.Mas se é uma vontade sua tem que fazer.Pois passeio e outras coisas pode-se fazer a qualquer tempo.Eu não tenho nenhum por enquanto,mas quero 1 ou quem sabe mais.E como digo para uma colega nós mulheres temos prazo de validade,nesse caso específico.
Bjs

Margaretss disse...

compra uma bicicleta amiga....filho é maravilhoso mas realmente da um trabalho... quando eu tive a Isa a Eva tinha 8 anos...affff....nao lembrava de mais nada....se vai ter, tenha logo....ai ja cresce tudo junto....
beijos

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Os filhos são o melhor do mundo!!! Mesmo quando nos consomem a paciência e nos levam à exaustão física... Mas não prescindia dos meus 2 filhotes por nada deste mundo.
Beijocas

Vívian Freitas disse...

Vívian, minha chará!!! Obrigada pelo seu comentário no Nossa Caixinha. Adorei! O seu blog tbém é formidável e este texto se encaixa perfeitamente no meu dilema pessoal. Tenho 27, uma filha de 4 e muita vontade de ter mais filhos, mas ... Os “mas” tem nos acompanhado todos os dias. São tantas dúvidas, questionamentos, medos, que temos deixado essa vontade guardadinha, porém nossa filha nos lembra a cada instante... “Mamãe quero um irmãozinho. Papai quero uma irmãzinha!” E aí as dúvidas voltam a tona... rs!!!
É isso, vou linkar vc em meus favoritos,ok?

Um abraço grande...

ameixa seca disse...

A vida passa e as prioridades mudam... a isso chama-se crescer e ser responsável :)
Hoje em dia, temos que pensar muito antes de colocar uma criança neste mundo! Mas eu acho que a Kiara precisa de um irmão... eu tenho 2 e se fosse sozinha eu morreria de tédio :)

Agdah disse...

Minha mãe diz a mesma coisa: "A gente esquece...", mas que nada, eu nunca vou esquecer que o p ovo do hospital já me conhecia, que vomitei o tempo todo, todos os dias e até na sala de parto. Mas uma coisa eu me lembro, que declarei a fábrica oficialmente fechada quando acordei da anestesia da cesária não-eletiva. Aqui foi só uma vez pra saber como era e pronto.

Tânia N. disse...

Todo mundo tem esse tipo de dúvida, mas no final tudo se ajeita e dá super certo!
Beijocas,

Karla disse...

Olá Vivian =)
pois eu não sei, não tenho filhos mas tenho uma irmã e acho que o seu filho também ia gostar...
Mas isso é uma decisão só tua...
beijinho

Anônimo disse...

Oiii!!! Ai, que bom que não estou sozinha... Tenho filhos pequenos e às vezes me sinto tão sem forças para fazer as infinitas tarefas diárias que crianças pequenas necessitam... Mas tenho certeza que é fase, que logo vão crescer e daremos muitos passeios todos juntos e ainda vou muito ao cinema sozinha com meu marido.
Bjs e até mais...

Unknown disse...

Vivian, tempo sempre teremos!
Mesmo para fazer aquela viagem que pensamos ser impossivel.
Mas nosso corpo não espera por filho.
Acho que mais um não mata ninguém não hehehe
Bjs

Martuxa disse...

Olá Vivian,

como estou agora grávida da minha primeira filha o meu "radar" apita quando vejo palavras como filhos e crianças, por isso vim espreitar o post :D
Sempre disse que adorava ter uma família grande, pelo menos 4 heheh Mas esperei até aos 34 para ter o primeiro. Fui adiando, porque queria estabilidade económica e emocional, esses clichés todos. Cada vez acho mais dificil ter mais filhos, é uma responsabilidade muito grande nesse mundo onde vivemos. Por mim, acho que prefiro poder dar tudo de bom à Beatriz que vem a caminho e quem sabe adiar o sonho de ter mais 3 :D
Mas pelo menos dois eu gostava de ter, para que ela pudesse ter um irmão ou irmã. Ser filho único deve ser um tédio!

Beijos

designer de interior e exterior disse...

Vivian,
é uma decisão muito díficil Mas, siga o seu coração. Tenhos dois filhos maravilhosos. Engravidei aos 22 anos, sofri horrores para criá-los sozinha, pois me separei quando o segundinho tinha 1ano.Queria ter um punhado de filhos, mas apesar de a idade não permitir (41aninhos), este ano ainda tive que retirar um dos ovários. Ou seja, tudo veio na hora certa e aposto que você saberá decidir o melhor, afinal nós temos o tal do 6º/7º/8º....sentido. beijos
Ana Claudia

Chez POPI disse...

Ow amadinha,
negócio é o seguinte vou te falar com phd em ser filha única, sim única filha sem irmão nenhum
quis deus q minha mãe só tivesse a mim...mas qdo a gente cresce e amadurece é tão ruim não ter com quem dividir. A momi vai ficando velha e cade a irma ou o irmão para trocar idéias e responsabilidades?
Sua filha vai dizer a mesma coisa qdo crescer...
Olha pois eu tratei de ter dois, tah certo q eles tem pais diferentes e q esperei 10 anos pelo segundo porque antes as coisas não eram muito boas.Mas se vc tem um marido bom pra ter um segundo vinculo vai e faz!!!
ai q coisa boa cheirinho de nenem...
esses dias me deu uma vontade ....
mas já to na casa dos 40 e seria uma loucura!
Aproveita agora! eu tive o segundo com 29 e 31 não tah muito longe disso!
as viajens?
vcs vão ter muito tempo!
dei um nó?
era essa a intenção!
haUHauhauhAUHuahuAHUAh

bjus
Paula

Natália Eleutério disse...

Eu só digo haja saúde que o resto vem por acréscimo eu venho e tenho uma família grande, é uma grande alegria e muita confusão no meio, mas muita mais alegria, bjs e que venham os filhos.....

Téia disse...

Aff, este meu dilema é antigo, tenho dez anos de casada e ainda não tive nenhum, com certeza vou ficar nele só, e mesmo assim me pergunto se devo ou não devo, olha que já estou muito mais para os enta que para os inta. Viu? Não sou muito indicada para esta dúvida. Ah, sei lá,tem que ser de impulso, um dia você vai acordar e ver que quer ou então que já passou. Não estressa que tudo dá certo. Bj grande Vivi.

Chez POPI disse...

Oi amadinha,
não sei se vc recebeu meu computer deu uma travada
o site é
www.thecutestblogontheblock.com/
tem o link lá no post
e se vc tiver dúvidas, berra q eu te ensino tudinho
bjus
Paula

Chez POPI disse...

Oi amadinha,
não sei se vc recebeu meu computer deu uma travada
o site é
www.thecutestblogontheblock.com/
tem o link lá no post
e se vc tiver dúvidas, berra q eu te ensino tudinho
bjus
Paula

Glau disse...

Vivi querida, enquanto vc ainda não se decide leia todos os livros da Isabel Allende.. eu sou completamente alucinada pelos livros delas.. leia a Filha da Fortuna! Vc vai enlouquecer pela história! Li 2 vezes e amei!

Bjos e boa sorte na escolha! Escolhe já subentende ter que sempre deixar algo.. mas outras coisas vem...(uia, bem papo de de final de noite no butiquim hahaha)

Helena disse...

Vivian
Só voce pode tomar essa decisao.
Ninguem deve aconselhar sobre o que não tem experiencia.Não sei como é a vida sem filhos,provavelmente muito mais calma,sem tantas emoçoes..
Quando o meu filho mais velho nasceu,fiquei quase 6 anos sem ter nenhum,ele bastava-me e preenchia-me como mãe,mas foi o Tiago que pediu um irmão,fazia-o constantemente e foi a sua prenda de aniversario do 6º ano,chegou um dia antes o André.Hoje com 22 e 16 ,são os melhores amigos,neste momento estão no quarto do Tiago,ele na bateria,o André na sua guitarra electrica,apesar da diferença de idades existe um elo muito forte entre os 2.Não sei como seria a minha vida sem eles,ou só com um,só sei que sou feliz assim.
Bj

Chez POPI disse...

Amei o template!!!!
ficou lindoooooooooooooo!
bjus querida
e ve se descansa!
bjus enormes
Paula

Anônimo disse...

Oi Cu,
então né????
Não tenho condições de responder sua pergunta...
Beijos

Márcia disse...

Taí uma pergunta que só vc tem a resposta ??!! Vão te dizer de tudo: que é bom, que é ruim, que acaba com a vida da gente, que enche a vida da gente....vixeee...é só ler os comentários aqui né ?! rsrs
Tá aí dentro deste peito a resposta !!!!!
Boa sorte na escolha
Beijim

Eli disse...

Eu só tenho um também o meu amado Rapha, mesmo tendo a certeza que filhos são bençãos que Deus nos dá, eu não me imagino sendo mãe novamente. O orçamento aqui só cabe um filho (hehehehe). E ele faz muitos cursos, estuda numa boa escola e tals, não caberia outro no mesmo orçamento. E eu sou muito pé no chão, pra mim onde come um só come um e não dois. hehehe

Vou ficar de olho nos comentários.

www.saboresdalica.blogspot.com

Andrea Dohashi disse...

Amiga, compra uma bicicleta, é muito mais barato, kkkkk....
brincadeiras á parte, eu tenho 1, estou muito feliz com a minha escolha! Mas.... ás vezes até bate uma saudade de um bb, mas quando eu ouço uma choradeira básica, a saudade vai embora rapidinho!
Beijos.

Anônimo disse...

Bom amiga não preciso nem dizer não é?
Sou super, hiper favoravel a familias grandes...
Se bem que eu teria parado na segundinha, mas Deus havia reservado meu brinde que é a Giovana e hoje não me imagino sem as 3... meus tesouros!
Amo Isabel Allende e já sei até o que te dar qdo te encontrar... um livro maravilhoso dela: Cartas a Paula... voce vai adorar, triste, comovente mas inesquecivel!
Adorei q tenha dado esta pausa "não comestivel" no seu blog, estava sentindo saudades dos seus textos!
Beijos 1000 saudades, volta pro grupo
Ma e cia

Unknown disse...

OI Vivian, vc tocou em um ponto que para mim também gera muitas dúvidas. Sou filha única e não gostaria desta experiência para minha filha. E aí que só tenho uma filha até agora. Vou fazer 39 anos, ano que vem faço quarenta! E ainda não sou uma pessoa rica, passo minhas dificuldades. Minha filha, graças a Deus, tem tudo que precisa, uma criança não precisa de muito luxo. só amor, alimento, roupa, carinho e uma escolinha... por enquanto. fico pensando quando ficar maiorzinha, vou ter que colocar em escola particular ( se o ensino público continuar o caos que está)... enfim, diante disto tudo, tenho muita vontade de ter outro filha, mas a vontade esbarra e empaca nestas dificuldades... tem hora que tenho certeza que quero outro filho e resolvo arriscar ,tem hora que volto atrás nesta decisão...realmente, hoje em dia é mais difícil ter muitos filhos. Beijos amiga.../*

Nela disse...

Olá VI, é verdade sou mesmo eu, olhe não tenho conseguido comentá-la, a si e mais amigas, mas hoje atraves do blog da Jô consegui. Sabe eu só tenho uma filha, não porque só queria uma, mas porque fui mãe bem cedo, depois se forão pondo outras coisas, e por vezes a vida leva-nos a adiar mais um ano, fiquei com uma, que vale por três ou quatro, tudo Depende da maneira como os criamos, sou contra o que muitas amigas disseram, minha filha linda, não é invejosa não tem comportamento de mimada, apenas comportamento de filha, que levou muito amor da parte dos pais. nUNCA ME DEU PROBLEMAS DE ORDEM ALGUMA, ANTES PELO CONTRÁRIO, NUNCA ENTROU NUMA LOJA E ME PEDIU FOSSE O QUE FOSSE, EU LHE DAVA PORQUE QUERIA, E SABIA QUE ELA GOSTAVA, E SABE TB, PENSEI SEMPRE EM TER PELO MENOS 3 FILHOS, QUE FOI OS QUE MINHA MÃE TEVE, NO ENTANTO, esta me preenche, sempre teve os primos á volta de ela pq. passaram sempre muito tempo em minha casa, visto morarmos perto,e só tem que decidir que seja por si, não por a Kiara não estar só, há que saber educar, eu fui criada com dois irmãos, e olhe que o feitio da minha filha é ainda melhor do que o meu.E sabe falaram em tédio ser filho único? falam do que não sabem é dispara-te minha filha tem o tempo todo ocupado, e sempre conviveu muito sem problemas, aprendeu a repartir, a não passar por cima de ninguem para atinjir seus objectivos, hoje tem o seu curso universitário, seu trabalho e está a construir a casa dela visto que vai casar, e que tal? nada mau,nós é que sabemos, o que os outros dizem, são apenas palavras, e cada caso é um caso. Beijitos amiga.

Talma disse...

Sabe Vivi, do dia 10 ao dia 15 de novembro vai ter uma "blogagem" e vc vai entender o que vou dizer agora: cada coisa tem seu tempo de acontecer.
Viajar é bom, desde que um complemento, porque viajar sozinha sem sua filha ( ou filhas se vc vier a ter mais um bebê) não tem graça.
Eu sou caseira e gosto de fazer tudo dentro daquilo que também é permitido aos meus filhos fazer também. Não é sacriício, é que não consigo ir a um jantar, sabendo que meu filho vai ficar em casa, porque a esposa do general não gosta de crianças (e isso já aconteceu). Pior ainda: ir num jantar, sabendo que minha filha está no hospital, recém-nascida, me esperando - isso também já aconteceu. O Ministro saiu por uma porta, eu saí pela outra correndo, porque a coisa mais importante da minha vida, decididamente, não era nenhuma daquelas pessoas ali. A coisa mais importante era conhecer a minha filha, que tinha do de nascer!
A pergunta é: o que é, de fato, importante prá você?
Boa escolha.

Margaretss disse...

ja to indo....agora sul do brasil, so no verao gatinha, pq sou um porre com frio....
roupa lavada, cama,....oxi...na hora...eu adoro mordomia...tem cafe na cama tambem?
agora mulher to com um problema serissimo de como vou fazer pra ficar visitando teu blog....entrei numa dieta braba hoje...vai ser dificil viu entrar aqui e nao ficar com mais fome do que ja to....
ontem resolvi sair pra jantar e tudo que vestia ou era apertadissimo ou estufava tudo... aproveitei e comi tudo que tinha direito e sai do restaurante direto da farmacia pra comprar um diet shak....
meus vermes estao aki croc croc croc....
o jeito vai ser vc colocar umas receitinhas bem light...

Siliani disse...

Vivian eu mais do que ninguém queria 3 filhos hoje o Arthur ta com 2 anos e 10 mêses e miga realmente compra uma bicicleta,pois é maravilhoso ter filhos mas a responssa é grande.Cheguei a conclusão vai ser só o Arthur.

Anônimo disse...

Ai tanto tempo que eu não passava aqui, agora ja me atualizei e claro copiei variassss receitas gostosas... Agora uma penca de filhos não, mais um só...rs Já esta de bom tamanho...kk Olha eu não gostaria de ser filha única, eu amo meus irmãos, adoro a casa da minha mãe sempre cheia de gente acho o máximo o Natal, e quero isso pro Gabriel rodeado de familia.
Beijos
Chris e Gabriel

saltapocinhas disse...

a asia pode esperar, os filhos não!|

e os sacaninhas crescem num instante, num instante ficas novamente livre para fazeres os teu passeios!

eu fiquei-me por 2 filhos e às vezes ainda me arrependo de não ter pelo menos mais 1!

quanto ao dinheiro, acho que chega sempre.
e ter filhos (e irmaõs) é uma riqueza incomparável!!

** Luiza, Maitê e Paola ** disse...

Amiga.. que bom ler coisas da Vivi!!!!! Amo suas receitas mas ler coisas tuas.. ainda mais com esses planos!!! Aiiii amei!!!Bem sou totalemente a favor de filhos...já estou pensando no 3!!!Vamos combinar???
Estou com saudades querida, muitas saudades!!!!
Tínhamos que nos encontrar nessas férias né? Ai ia ser tudo!!!!
Muitas saudades, beijos na Ki e no Iri!!!
Adoro vcs!!

Pati e meninas

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Adorei o post!!!! Que mulher nunca esteve neste dilema que atire a primeira pedra. Eu mesma considero ainda estar diante dele, só tenho uma pimpolha, já estou na casa dos enta e as vezes ainda penso se devo ir para o segundo.Estes dias mesmo falando sobre o assunto com o maridão disse que estava pensando no segundo mas no final das contas dava uma preguiça, tanto trabalho, noites mal dormidas, e sabe a resposta do marida? É!!! mas passou tão rápido e tudo foi tão bom, tantas alegrias, tantas recordações e já se passaram seis anos. Acredito não ter o que aconselhar, é uma decisão de dentro do peito e do fundo do coração e quando se trata de um casal deve ser tomada pelos dois.
Boa escolha
Que DEUS te ilumine!!!!
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

inspirações da Jô disse...

Como algumas amigas disseram acima, isso é só vc que pode resolver, mas o mais importante:Siga o seu coração e seja muito feliz!!!!!!
Beijos.

Iliane disse...

miga..amo..adoro lr seus posts!!!é muito reflexivo!!e..êsse?a resposta é spo sua mesmo..opinião ..podemos dar muitas..mas..só em seu intimo virá as respostas..quando tive filhos(tenho 2)foi diferença de quase 2 anos uma da outra..foi uma canseira..que nem gosto de lembrar..mas..foi tudo..tudo muito proximo...dar trabalhos?eles vão dar sempre!sendo uma só..ou dois..não importa!de qualquer sorte você tem a Kiara(tenho uma que se chama Thiara)..então..você já tem um filho(a)..não sei..se tentaria de novo outro..digo..eu!!!numca pensou em adoção?filho..não vem só da barriga da gente..vem do amor..tem pessoas que nos ama tanto..tanto..e não é filho nosso..emfim!!!faça o que sua linda cabecinha e seus sonhos quizerem...o importante é ser feliz..beijo enorme..li