Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Risoto de lingüíça ao perfume de laranja



Não sei se já contei pra vocês que meu marido tem um pé na cozinha? Pois bem, ele adora cozinhar. Mas eu não sou muito a favor de que ele entre na cozinha, pois quando sai, o caos está instalado. Nunca vi fazer tanta bagunça, usar tantos talheres e panelas e no fim, sair apenas um prato feito rs. Mas por outro lado, ele é muito prático, sempre digo que ele consegue extrair do nada um bom jantar. Eu sou de seguir receitas, se não tiver todos os ingredientes, já fico brava e não faço. Já ele, primeiro vê o que tem, depois inventa rs.
Esse risotinho é bem simples, o importante é a qualidade dos ingredientes. Foram 2 xícaras de arroz carnaroli, azeite, cebola, alho, tomates, salsinha e cebolinha. A lingüíça é suína, ele adicionou um cálice de vinho branco seco á receita, uvas passas pretas e brancas e tiras de casca de laranja (sem a parte branca). O perfume sente-se ao longe.
Como era sábado, pra acompanhar nosso almoço, uma servejinha preta desceu muito bem. Ah, não se esqueçam da saladinha verde de entrada, muito importante pra acompanhar o risoto.


28 comentários:

Viviany disse...

Vivian , que tuuuudooo !!! Divino , amo uvas passas nos pratos , e risoto é sem dúvida meu prato predileto ... A cervejinha preta tbm é uma boa pedida , eu gosto de dar uma misturada com a clara , hum .... Parabéns pro maridão ...
Bjuss e um ótimo início de semana *

Margaretss disse...

Meu marido tambem adora cozinhar...vamos colocar nossos maridos pra cozinhar junto e quem sabe o teu aprende com o meu a deixar tudo arrumadinho?
porque ele cozinha e depois ta tudo um brinco...melhor até que antes...rs...
Em compensação, eu nas poucas vezes que resolvo dar o ar da graça no meu fogão...quando termino parece que passou um vendaval.
Minha filha fala assim: minha mae, voce se vai fritar um ovo precisa fazer tanta bagunça????
Ainda bem que não sou muito chegada nessa area. Cozinho umas 2 vezes por ano, acho que pra não esquecer...rs..rs..
(ahhh...mas dizem que minha comida é deliciosa viu????)
beijosssss

Elba Pessanha disse...

Oi, Vivian...
Esse risoto me deu água na boca!
E você já fez o pirãozinho para seu marido?
Beijo!

Mari disse...

Vivi, deve ter ficado tudo esse risoto!!! O meu marido não cozinha - só me ajuda a separar e picar/cortar os ingredientes - mas em compensação, é minha melhor cobaia... rsrsrsrs
Beijos, querida!!

Mari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nela disse...

Olá Ví,como vai?há muito que näo nos falamos...o risoto conserteza ficou uma maravilha, sabe acho que metade dos homens säo assim mesmo, meu marido é igual, quando decide ir para a cozinha me deixa tudo numa confusäo,o que vale é raro, só mesmo nos petiscos.Mas já tenho um cunhado, que tudo o que suja limpa, deixa tudo arrumadinho.Beijinhos.

inspirações da Jô disse...

Que deícia de risoto, hein?E com uma pretinha geladinha...ah.... não tem nada melhor!!!!Gamei!!
Em quesito de marido, o meu quase pôs fogo na casa...rsrsrsrs....
Brincadeira!!!Ele é um tanto quanto atrapalhado, mas faz coisas deliciosas e uns bolos ótimos!!!!
Bjs.

disse...

Amo risotoooooooooo!!!
Tô falando que vir aqui só me faz pensar no fim da minha dieta!
kkkkkk
que delícia!
Parabéns pro marido!
O meu tbem adora fazer, mais tbém prefiro que seja muuuuito de vez enquando, Meus Deus, pq será que eles tem que usar todos os talheres, e panelas da casa?!
kkkkkkkkkkk
Bjocas Vi!
;)

Odete disse...

Menina porque sera que homens sao jeitosos pra fazer risotos, hein!
Felizmente meu maridao tambem cozinha legal, principalmente as tipicas hungaras. Nessas ocasioes limpo tudo sem reclamar ;-)

beijos

Maria Vitamina disse...

Depois de apreciar um prato destes quem limpava a cozinha era eu! :) Devia estar bem saboroso. Bjs

Unknown disse...

Vivian
sabia que na Itália é ao contrario?
primeiro o risotto e depois a carne, por fim os vegetais.
Meu marido tb é ótimo na cozinha, mas a inspiração para entrar é rara hahaha
bjs

EVA CAROLINE | disse...

você viu como eu to ficando uma mocinha??? cozinhando, deixando tudo explicadinho... rs... eu parendo, eu aprendo.. rs
Agora a sua cozinha deve mesmo ter ficando com um aroma delicioso de laranja... huuum deu pra sentir daqui. taí uma coisa que eu tenho vontade de aprender a fazer: risoto... e posso contar um segredo??? eu nunca nem experimentei... rs
beijocas

Glau disse...

Vivi, meu gatinho prepara poucas coisas em casa, mas tudo que ele faz fica ótimo! até o omelete dele fica melhor que o meu!
Preparei um risotinho neste fds tbém! delícia, ne

Bjao, Glau

Téia disse...

Vivi querida, ficou com uma "cara" ótima este risoto. Seu marido se saiu muito bem e você comeu tudinho, né? Rsss...O meu marido também cozinha bem, mas diz que eu não dou espaço para ele. Que injustiça....hehehe...

Os Olhos de Alice disse...

Vivian
homem é tudo igual, só muda o endereço!!! Caos na cozinha mas o risoto tá lindo demais e este perfume de laranja deve ficar o máximo!
bjs

Ana Regiane Ivanski disse...

Vivi,
Que prato saboroso!
Meu maridão não é muito chegado em cozinhar,mas quando faz é para surpreender!
Ele aprendeu a cortar cebolade modo bem diferente,numa aula de culinária,que não deixa a gente chorar.
Até postei no blog com fotinho da mão dele e tudo...rsrsrsrs
Beijocas
Regiane

Emília disse...

Oi Vivian!! O risoto ficou lindão! Meu marido deixa tudo limpinho, eu é que deixo um monte de louça na pia rsss!! Beijinhos

Tânia N. disse...

Vivian,
Fica bom sem o arbório?
Beijocas

Tânia N. disse...

Ah!!! Agora que vimos que eles lançaram o Tio João Carnarolli, que máximo!

risonha disse...

adorei o toque de originalidade da casca de laranja.
como deve ter ficado aromático, não é?

Chez POPI disse...

LOUCURAAAAAAA
menina que divino!!
peguei a receita,
bjus
Paula

Helena disse...

Muito bom aspecto e deve ser uma maravilha!
Bj

Odete disse...

Vivian, sobre as cranberries da pera, eu acho que se substituir por uvas passas brancas e ao inves de suco de cranberry suco tambem de uvas brancas deve ficar bom. Uma pena nao ter ai, pois tem um doce meio azedinho tao bom.

Beijinho

Margaretss disse...

To aqui dando risada da minha broquice...voce que falou outro dia que achava que eu era dondoca neh? So agora com teu comentario foi que me toquei disso....
Porque eu confundi com a Viviany e quando coloquei no meu post no final: Nao sou dondoca nao viu Viviany?, tava me referindo a isto...kkkkk
Viviany nao entendeu nada, eu muito menos com a resposta dela (pq na minha cabeca era ela...)
kkkkkk....
vou ja desfazer esse mal entendido...

ameixa seca disse...

Ficou com uma cor linda... estou a tentar imaginar o aroma desse prato lindo ;)

Eli disse...

Risoto é mesmo tudo de bom, amei esse seu!

Natália Eleutério disse...

Excelente combinação e parabéns ao cozinheiro, não importa a bagunça mas sim o resultado, bjs

Anônimo disse...

Hum!!!!!
Deve ter ficado muito bom!
Preciso fazer.
Bjus
Nívea