Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MEME

Essa flor abriu no meu jardim na semana passada

Recebi de alguns blogs queridos essa brincadeira que serve pra conhecer melhor a pessoa que vos escreve. Existem algumas regrinhas básicas pra brincadeira, mas que eu vou quebrar aqui pois pelo que vi, quase todo mundo já recebeu e eu não sei pra quem mandar rs. Por isso, não vou escolher ninguém, mas se alguém gostar da brincadeira, pode participar à vontade !!!!

- escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de morrermos
- convidar 8 parceiras de blogs amigos para responder ;
- comentar no blog de quem nos convidou;
- comentar no blog dos nossos convidados para que saibam da "convocação";
- mencionar as regras.
Ai ai ai, são tantas coisas que quero fazer antes de morrer, mas vamos lá: (ah, a ordem dos valores não altera a soma rs, ou seja, não necessariamente nessa ordem, beleza?!!)
  1. Fazer uma viagem "around the world". Adoraria conhecer os lugares mais pitorescos da Terra;
  2. Pegar um carro e fazer o contorno do mapa do Brasil e depois cortá-lo ao meio na largura e no comprimento;
  3. Fazer um bom, excelente, ótimo e maravilhoso curso de culinária;
  4. Fazer um mega curso de fotografia;
  5. Ver minha linda filha uma adulta séria, responsável, inteligênte, guerreira, justa, trabalhadora, querida e amada por todos;
  6. Ver todos os meus sobrinhos bem encaminhados na vida e sendo pessoas sérias, honestas e justas;
  7. Desejo do fundo do meu coração que a minha mãe melhore, se levante da cama , volte a ser aquela pessoa alegre e extrovertida de sempre e que volte pra casinha dela e viva até os 100 anos com energia e disposição de uma pessoas de 50 anos, pra compensar toda a dor e sofrimento pelo qual está passando no momento atual;
  8. Desejo passar meus últimos anos de vida morando de frente pro mar e apreciando um lindo nascer do sol e um exuberante por do sol diariamente até que a minha visão me permita tal espetáculo.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Sequilhos de leite condensado - colaboradora Nívea

Promessa é dívida. E hoje vim postar a deliciosa receitinha da minha queridíssima cu...nhada Nívea, que já virou minha colaboradora diretamente de Bauru - SP. Eu vou confessar, até esse momento não fiz a receita, mas vocês não imaginam como estou com água na boca só de ver essas fotos dos sequilhos e fico imaginando uma xícara de café com leite bem docinho pra acompanhar rs.
Ai, vou ali na cozinha e já volto !!!!











Sequilho de leite Condensado

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
3 gemas de ovo
3 colheres (sopa) de margarina sem sal
+ ou - 500g de amido de milho (a minha receita foi exatamente 500g)

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes, amassar, fazer rolos, cortar como nhoque.


Não colocar as bolinhas muito perto.


Assar em fogo alto por 20 mim.


Deixar branquinho, senão fica duro.


Minha primeira fornada ficou melhor q a segunda. Começamos a comer e esqueci os sequilhos no forno. Não ficou ruim, mas branquinho é melhor.


Faça e não se arrependerá

obs.: colaboração de fotografia: Beatriz Ferraz (minha sobrinha, filha de Nívea)



terça-feira, 28 de outubro de 2008

FILHOS - PARTE II

Existe uma frase de Machado de Assis que diz: “filhos, por quê tê-los? “ e existe uma complementação dela, que não lembro quem fez, talvez Cristovão Tezza “...Mas se não tê-los, como sabê-los?”

É tão bom ver tantas opiniões diferentes sobre um tema tão polêmico quanto a maternidade. Não discordo de nenhuma das opiniões dadas aqui, acho que cada um tem suas razões para o que disse, e com certeza, daria muito pano pra manga, muito debate esse assunto. Fico feliz em poder conversar sobre outros assuntos que não apenas os culinários, como se estivéssemos em volta de uma mesa, depois do jantar, tomando uma bebida e discutindo algum tema filosófico.
Ainda não me decidi por nada. Ao mesmo tempo que quero, não quero mais. Me lembro quando fiquei sabendo que estava grávida da Kiara. Oito anos de casada, 28 anos de idade, casa própria, carro, vida confortável, tudo que as pessoas esperam pra poder ter um filho, mas foi um susto. Chorei, ri, senti frio, calor, fui dormir, levantei, andei como barata tonta pela casa. Foi um misto de sentimentos que até hoje não consigo explicar direito.

Me senti incompetente, incapaz de poder criar uma criança. Achei naquele momento que nunca seria capaz de ser mãe. Mas a natureza é sábia, faz a gente esperar 40 semanas pra ter o filho nos braços e esse tempo é fundamental pra se acostumar com a nova responsabilidade. Eu dizia que nunca tive um cachorro pra não ter que me estressar ou então, quando me cansasse dele, não ter que achar um novo dono. Mas filho, esse não tem como você se cansar e doar, viajar e deixar, ir dormir e não cobrir. Filho é muita coisa. Filho é a melhor coisa. Mas eu ainda não sabia. Demorei quase 3 meses pra me acostumar com a idéia de que seria mãe, de que estava gerando uma sementinha dentro de mim.

Hoje percebo o quanto a Kiara faz parte da minha vida. O quanto ela me preenche, me completa e me ensina a ser uma pessoa melhor. Percebi que a vida tem mais sentido quando temos um filho – seja ele adotivo ou não - . Ela é a melhor coisa que já aconteceu em minha vida, por ela eu vivo. Amo esse sentimento. Me sinto orgulhosa de cada conquista sua. Quando ela dorme, fico olhando ela deitadinha na sua cama, com a respiração suave, bochechas coradas, coisa mais fofa do mundo, dá vontade de beijar beijar beijar !!!

A gente faz tudo pelos filhos. Achava essa frase drástica, mas hoje sou partidária dela. Como sempre dizia meu marido (antes de eu ser mãe): só quem tem filho sabe o que é isso !!! É verdade.

Qual a idade certa pra ter? Não sei, com o avanço da medicina vemos as mulheres cada vez mais adiando esse desejo e conseguindo engravidar depois dos 40 !!! Sim, mas muita gente vai dizer que isso não é idade de ter filhos, mas netos!! Não sei. Cada um tem planos pra sua vida e existe a hora certa pra cada um deles entrar em ação.

Obrigada meninas por deixarem aqui a importante opinião de vocês e quero dizer mais uma vez que foi uma delícia bater um papinho.

Enjoy !!!!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

FILHOS




Outro dia estava lendo um livro de Isabel Allende. Escritora que me seduziu com sua linguagem divertida e história de sua vida. Ela tem uma casa grande, apesar de ter um filho vivo e uma filha falecida que não deu netos a ela, sua casa vive cheia, Isabel driblou o destino pra ter uma grande família adotiva ao seu lado.




Pois bem, vendo essa e outras histórias - a da minha própria família serve de exemplo - penso que quero ter mais filhos !!!! Que tal um por ano? Partindo do princípio de que já tenho trintcha e cof cof um, não posso mais esperar taaaanto assim pra dar continuidade a minha prole. Mas ter filhos é cansativo. Sem contar dos enjôos, má disposição, barriga pesada, cada abaixada é um xixi na roupa (né Elisa?), as noites mal dormidas e etc e tal ... Mas como todos dizem, a gente esquece tudo isso (apesar de que já faz quase 4 anos que Kiara nasceu e eu não me esqueci !!!!). As vezes fico viajando nos meus pensamentos e desejando uma casa cheia de crianças, um caos, nada no lugar, pia sempre cheia de louça suja, a máquina sempre batendo uma roupa e pilhas e mais pilhas de roupas pra passar. Ainda bem que já existe a fralda descartável.

Por outro lado, é tão bom saber que a Kiara está na escola e eu posso tirar uma soneca no meio da tarde ou assistir a um programa fútil qualquer na tv. Poder viajar e saber que alguém vai cuidar de minha filha porque é só uma, se fossem mais, aí nem iria por o pé na estrada. Poder me programar com tranquilidade desde o plano de saúde até a universidade porque tenho reservas pra uma filha única.

Agora vem a outra situação: engravido, ok. Mas e a viagem que estava programando a dois pela Ásia? e o carnaval no sambódromo do Rio proibido pra menores? E a moto pra sair off road?

Compro uma bicicleta ou tenho um punhado de filhos ???????




domingo, 26 de outubro de 2008

MANJAR DE CÔCO COM CALDA DE AMEIXA PRETA

MANJAR
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
200 ml de leite de côco
50 g de côco ralado
100 g de ameixa seca sem caroço
1 xícara de açúcar
250 ml de água



MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o leite de côco. Misture o pacote de côco ralado sem bater caso goste de sentir os pedacinhos deles, senão, bata junto com os outros ingredientes. Unte uma fôrma com óleo e encha de gelo, deixe por alguns minutinhos. Depois disso, jogue fora o gelo e coloque a mistura do liquidificador na fôrma. Eu deixo na geladeira de um dia para o outro, costumo fazer a noite. No dia seguinte, ferva as ameixas com água e açúcar até ficar uma calda grossinha. Desenforme o manjar e adicione essa calda. Aqui não gostamos das ameixas, por isso, não coloco, deixo só o gostinho mesmo dela sobre o manjar.
Gente, me perdoem por demorar tanto essa semana pra atualizar. Tive um probleminha de saúde, já resolvido e ainda fui pra Curitiba, lá caiu o maior temporal, o que fez a conexão do hotel pifar. Acho que queimou o modem deles, por isso, não passei por blogs e nem postei receitas.
A minha querida colaboradora e cunhada, Nívea, já me mandou uma receitinha deliciosa e muito simples. Vou postar essa semana. Já adianto que é daquelas receitas que dá água na boca e vontade de ir correndo pra cozinha, pois temos todos os ingredientes em casa e fica pronto num instante.
Boa semana pra todas !!!
kisses !!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DOMINGO NA CHÁCARA

Gentem, me perdoem, mas eu não consegui postar só uma ou duas fotos !!! Sou exageradérrima mesmo !! E nem conto pra vocês o quanto foi difícil escolher essas 20 fotos !! Na realidade, gostaria de postar tooooodas, mas pensei melhor e achei que fosse ficar cansativo rs.
Essas fotos são da nossa Estação Ecológica - nome dado pelo marido - e que faz parte da nossa escola. É nela que levamos os alunos pra plantar, colher, entrar em contato com a natureza, andar a cavalo, fazer pesquisas de campo ou simplesmente se divertir. Faziam alguns meses que eu não ia até lá por causa do frio que anda fazendo. Domingo estava um lindo sol (com um pouco de vento chaaaaaato) e foi a oportunidade de que precisava pra dar um pulinho nesse pedacinho do céu.
Tenham uma boa semana!!!














tirolesa e arvorismo


ponte bamba

Kiara colhendo ameixa
alcachofra

amorinhas





sábado, 18 de outubro de 2008

ALMOÇO DE SÁBADO PREGUIÇOSO



Aqui em casa marido também manda na cozinha. E sempre que tem tempo, ele gosta de cozinhar. Sábado, chuva, frio (sim, quase fim de outubro e frio) e muita preguiça de sair pra almoçar, mais preguiça ainda de fazer almoço, marido resolve dar o seu toque pessoal de algo nada difícil de fazer e que não suja louça. Abre a geladeira e em menos de 30 minutos está com a mesa posta.

Nada complicado, aliás, tão simples que dá pra fazer de olhos fechados. Uma tábua com queijo derretido no microondas, fatias de pão caseiro, alface e mignon. Delicioso o nosso almoço.

Quero agradecer a todos os elogios recebidos pela receitinha de trufas de morango e dizer que se faltar morangos você pode substituir por cerejas ou amoras. Gente estou muito feliz por saber que uma receita minha agrada as pessoas. É isso que me dá energia pra continuar fazendo receitinhas gostosas e publicar aqui. Sei que a balança virou minha inimiga, mas em compensação ganhei muitas amigas através desse blog.

Bom final de semana !!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TRUFAS DE MORANGO AO MOLHO DE CASSIS




essas estão no meio da preparação - sem o licor e sem o chantilly
Aqui já estão com o licor




Cansaram de ver fotos ? Eu fiz um verdadeiro book dessas tacinhas. Foi muito difícil escolher uma ou duas fotos apenas pro post.

A Fernanda, do blog Sabor lançou um desafio pro mês de outubro - DOCES FINOS - e eu, como boa formiga que sou, não poderia ficar de fora. Até tentei não participar, mas depois que li sobre o desafio fiquei com isso na cabeça, matutando e tentando achar algo que fosse realmente "fino". Pois bem, ia fazer um docinho com cereja e chocolate branco, mas encima da hora a idéia foi outra, saí correndo pro mercado comprar morangos e tchan tchan tchan tchan ... consegui criar algo !!!! ploc ploc ploc (som de palmas rs).
Estou dando essa ênfase, porque a Margareth, no blog dela, essa semana perguntou se existem pessoas que são criativas e pessoas que não são criativas, e eu respondi a ela que eu me enquadro na segunda categoria de pessoas, pois nunca altero receitas, por exemplo. Não tenho idéias próprias de decoração (compro toneladas de revistas pra ver idéias de como pintar uma porta rs). Mas eis que meu tico e teco me ouviram dizer que não sou criativa e me deram uma pequena chance, mesmo que mínima, de fazer algo rs.
Provavelmente, os críticos em gastronomia não vão simpatizar com a receita, porque eu acho que tem mistura demais pro paladar "apuradíssimo" deles. But, não me importo. Posso assegurar que isso ficou dos deuses !!!! Amei a minha contribuição pro Sabor e espero que todos apreciem.
TRUFAS DE MORANGO AO MOLHO DE CASSIS

2 latas de leite condensado

200g de chocolate branco galak

1 lata de creme de leite

2 colheres (sopa) de margarina

1 caixa de chantilly Amélia

morangos

licor de cassis

miçangas vermelhas pra decorar

MODO DE PREPARO:

Faça o brigadeiro branco com o leite condensado e a margarina. O procedimento é de brigadeiro mesmo, leve ao fogo e mexa até desgrudar do fundo da panela. Mas como é brigadeiro branco tome cuidado pra massa não grudar no fundo e sair pontinhos queimadinhos, pois isso vai acabar com a receita. Reserve.
Derreta a barra de chocolate branco e adicione o creme de leite. Misture bem. Adicione essa mistura ao brigadeiro branco e mexa muito bem. Leve à geladeira por 1h.
Prepare as tacinhas: primeiro vai um pouco de trufa, depois adicionei um morango pequenininho e sobre ele cerca de 2 colheres de sopa de licor de cassis. Sobre o licor coloquei o chantilly e arrematei commiçangas comestíveis vermelhas.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PEIXE NA TELHA



Finalmente inaugurei a minha telha. Não foi com o peixe que eu queria, mas ... Lá no Pará, fazemos esse prato com Pintado ou Tucunaré, peixes deliciosos, mas só dão lá pro norte. Aqui comprei cação. Percebam que fiz na boca do fogão, simplesmente a telha não coube no meu forno elétrico e eu não tenho forno a gás (me desfiz dele na reforma). A solução foi tentar fazer ali mesmo e rezar pra que desse certo. E não é que deu? foi hiper tranquilo, cozinhou muito rápido, coisa de 30 minutos, liguei 2 chamas do fogão em fogo baixo.
Ingredientes:
600g de posta de cação
1 caixa de creme de leite
1 caixa de leite de côco
2 batatas cortadas em rodelas
cebola
salsinha
cebolinha
alho
azeite
tomate
sal
pimenta
ervas a gosto
limão siciliano
Extrato de tomate

MODO DE PREPARO:

Temperei o peixe com limão, sal e ervas finas e deixei descansar por 1 hora. Untei o fundo da telha com azeite honesto "rs" e dispus as batatas cruas em rodelas. Sobre elas coloquei o peixe. Na frigideira, fritei na manteiga a cebola e o alho até ficar dourado. Ralei 4 tomates e coloquei na frigideira, temperei bem com sal e pimenta do reino adicionei um pouco de água e umas 3 colheres de sopa de extrato de tomate. Deixei ferver um pouco e desliguei. Adicionei esse molho à telha. Cobri com papel alumínio e deixei cozinhar por 25 minutos. Retirei o papel alumínio e adicionei o creme de leite e o leite de côco. Voltei a cubrir e deixei mais uns minutinhos cozinhando. Desliguei e deixei descansar por uns 10 minutos antes de servir.

Você pode usar pimentões amarelos, vermelhos e verdes. Eu não tinha, por isso ficou sem.
Sirva com uma boa saladinha verde e arroz branco.
Boa semana !!! Muito obrigada pelos comentários, eu adoro quando deixam recadinhos !!!

TORTA DE DOCE DE LEITE





Essa é daquelas de fazer de olhos fechados. Bem coisa de criança mesmo, ou então pra quem não tem nenhum dom culinário. Fica pronta em 5 minutos, sem brincadeira.
INGREDIENTES:
500g de natas (creme de leite de potinho que vem nessa medida)
500g de mumu ou doce de leite (uso um da Argentina, que tem uma vaquinha na embalagem)
2 pacotes de bolacha maisena, maria ou champangne
1 caixinha de chantilly (se souber fazer em casa, melhor)
MODO DE PREPARO:
Misture o creme de leite ao doce de leite numa bacia com a ajuda do fuá. Molhe a bolacha da sua escolha numa mistura de leite e conhaque, ou se tiver crianças pra consumir, molhe no refrigerante de guaraná. Faça camadas iniciando pelas bolachas e finalizando com o creme (acho que fiz 3 camadas). Em seguida, bata uma caixinha de chantilly e cubra a torta. Leve pra gelar por algumas horas. Se os seus ingredientes já tiverem sido previamente refrigerados a torta pode ser consumida imediatamente.
Gentem, sem brincadeira, a torta acabou num instante. É hiper prática. Fiz semana passada porque a Kiara queria cozinhar rs. Ela me ajuda a preparar os ingredientes e foi ela quem cobriu a torta. Acho uma graça porque a gente termina de fazer e ela diz: "mamãe, tô com fome" só pra eu dar logo um pedaço pra ela. Ontem ela me fez fazer um bolo porque queria cozinhar, coloquei no forno e ela pediu pra comer, expliquei que não estava pronto e ela disse: "vou ficar na frente do forno cuidando pra quando ficar pronto eu te avisar". As vezes me esqueço que essa garotinha ainda não tem 4 anos !!!! O vocabulário dela é melhor que o meu !!!
Bom início de semana pra todas !!!

sábado, 11 de outubro de 2008

Curto circuito e quase incêndio

Vou contar uma historinha: um dia antes de eu chegar da viagem da casa de minha mãe a minha máquina de lavar roupas circuitou e quase incendiou minha casa. Minha sorte é que pelo fato de eu estar retornando, a Preta resolveu, em pleno sábado a tarde trabalhar pra deixar tudo em ordem pra minha chegada. E essa foi a sorte. Ela estar em casa. Segundo relatos da Preta, ela ouviu um estalos e pensou que fosse ladrão. Subiu correndo, e viu só a fumaça tomando conta da lavanderia e da cozinha. Detalhe: a máquina estava vazia, desligada, mas conectada à tomada. Ela desligou a chave geral da casa, e com uma força sobre-humana jogou a máquina porta a fora e apagou o fogo com baldes de água (não tenho extintor de incêndio em casa).
Pois bem, saí na segunda-feira pra comprar uma máquina nova. E num insigth liguei na assistência da Brastemp e relatei o fato. Depois de várias ligações deles pra nós veio a notícia: " Senhora Vivian, iremos substituir a sua lavadora por uma similar". A minha lavadora tinha uns 8 anos, nem tinha mais nota fiscal e não me lembro aonde comprei. Até poderia dar pulos de alegria por ter ganho uma máquina, mas o problema é que havia comprado outra !!! Agora estou com duas em casa !! E minha lavanderia não é grande, tá hiper apertado. E a que comprei é de 15 kg, carésima e não é Brastemp, já que fiquei grilada !! Pedi se poderia substituir por secadora, mas não aceitaram. Agora tenho que pensar o que fazer com essa reserva, já que lavadora de roupas não estragam com tanta facilidade, né?

Essa foi a lavadora que a fábrica me enviou, de 9 kg

Essa é a lavadora que eu comprei, de 15 kg

essa é a que incendiou

o estrago foi grande

vejam a fiação toda aparente






Com certeza, a Brastemp recolheu essa minha lavadora pra fazer uma análise do que levou ao curto circuito. Pra eles deve ser muito mais vantajoso me dar uma lavadora nova do que correr o risco de eu entrar na justiça contra eles.
Fica a dica pra quem tiver algum elétro que foi danificado por erro de fabricação, não deixem de entrar em contato com a fábrica e registrem a reclamação, vai que você também ganhe uma peça nova? E serve de alerta sobre o incêndio, pois precisamos ter extintores em casa.